Motor DLE55ra falhando em voo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

FelipeFrie1
membro

Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagempor FelipeFrie1 » 15 Abr 2018 14:36

Ola pessoal, estou com um problema no meu motor DLE 55 RA, o que acontece e que durante o voo em alguns momentos o motor falha, como se fosse um corte de aceleracao, é muito rapido e tem horas que comeca a pipocar e nao responde a aceleração, o motor nao apaga ele apenas da os cortes, ja troquei o cdi e vela, e nao resolveu, abri o carburador e limpei tudo e tambem nao resolveu o problema continua.. alguem ja teve algum problema parecido e resolveu ? Ou sabe o q mais posso fazer para tentar resolver o problema ? O voo acaba ficando tenso, sem confiança pois essas falhas acontecem em alguns intervalos nao e algo constante.

Obrigado!!

LaercioLMB
membro

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagempor LaercioLMB » 15 Abr 2018 18:38

Veja se não está afinado demais. Ao regular o motor, com ele todo acelerado tem que levantar o nariz do aeromodelo diretamente para cima e o motor dá uma leve acelerada e não apaga. Se o motor apagar é por que está afinado demais e acelerar no chão não é a mesma coisa que acelerar lá em cima.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 16 Abr 2018 13:48

O motor à gasolina dá uma embaralhada na transição da rpm baixa para a alta, isso é normal dele, se mantiver em media aceleração dá esta má impressão mesmo... Veja se não é somente isso... Se ele estiver com a regualagem ok é só uma característica dele.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Caiego
membro

Mensagempor Caiego » 16 Abr 2018 14:04

As mangueiras são de mesma bitola? A mangueira do pescador pode estar ressecada? As juntas do carburador ao bloco estão vedando bem?
"Contrate o caráter. Treine as habilidades."
Peter Schutz.

andersona3ita
membro

Mensagempor andersona3ita » 16 Abr 2018 15:53

FelipeFrie1 escreveu:Ola pessoal, estou com um problema no meu motor DLE 55 RA, o que acontece e que durante o voo em alguns momentos o motor falha, como se fosse um corte de aceleracao, é muito rapido e tem horas que comeca a pipocar e nao responde a aceleração, o motor nao apaga ele apenas da os cortes, ja troquei o cdi e vela, e nao resolveu, abri o carburador e limpei tudo e tambem nao resolveu o problema continua.. alguem ja teve algum problema parecido e resolveu ? Ou sabe o q mais posso fazer para tentar resolver o problema ? O voo acaba ficando tenso, sem confiança pois essas falhas acontecem em alguns intervalos nao e algo constante.

Obrigado!!

Uma coisa que apanhei bastante, foi a questão da sujeira no carburador. Bom dar uma limpeza, as vezes o motor sujo não pega regulagem bacana.

rafael_reali
membro

Mensagempor rafael_reali » 17 Abr 2018 21:06

Meu receptor Futaba apresentava funcionamento semelhante quando meu antigo pack de baterias "estava nas últimas". A tensão da bateria caia a um nível crítico que o receptor indicava com o corte do servo do acelerador em voo. Descobri isso a duras penas. Verifique isso também.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan

FelipeFrie1
membro

Mensagempor FelipeFrie1 » 19 Abr 2018 14:52

Boa tarde amigos.. trago novidades rsrs, então ontem peguei pra resolver isso, desmontei tudo novamente e comecei a inspecionar peça por peça, e identifiquei um furo na parte de dentro do "Heat Block", acredito que isso pode ser o motivo do meu motor dar os cortes em voo, agora vou procurar essa peça para substituir e ver se é isso mesmo, abaixo duas fotos que tirei de como está a peça.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 19 Abr 2018 15:34

Caracas! E como que aprece um furo em lugar tão difícil assim? Já caiu com ele?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

FelipeFrie1
membro

Mensagempor FelipeFrie1 » 19 Abr 2018 15:47

Não nenhuma queda com esse motor, olhando a peça de perto parece que derreteu e abriu esse furo, e por ele deve entrar ar e por isso o motivo dos cortes durante o voo.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 19 Abr 2018 15:57

Faz sentido!

Jacimar
membro

Mensagempor Jacimar » 19 Abr 2018 19:35

Poderia ser excesso de aperto ?!

FelipeFrie1
membro

Mensagempor FelipeFrie1 » 19 Abr 2018 21:16

Bem provavel que sim, foi o q pensei a unica maneira de isso acontecer ali é o aperto em excesso, agora comecei outro dilema, nao achei em nenhuma loja do Brasil essa peça, sera q fazer uma com tecnil nylon no torno da certo ? Alguem tem uma ideia ?

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 19 Abr 2018 23:06

FelipeFrie1 escreveu:Bem provavel que sim, foi o q pensei a unica maneira de isso acontecer ali é o aperto em excesso, agora comecei outro dilema, nao achei em nenhuma loja do Brasil essa peça, sera q fazer uma com tecnil nylon no torno da certo ? Alguem tem uma ideia ?

Dá certo sim sem nenhum problema. O tecnil suporta bem o calor do motor, mas seria bom usar uma junta de amianto entre o motor e o nylon.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

FelipeFrie1
membro

Mensagempor FelipeFrie1 » 19 Abr 2018 23:10

Ok Laercio, obrigado!!. A junta dele esta boa ainda, mas ja vou aproveitar e providenciar uma nova junta tbm

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 19 Abr 2018 23:41

Falo da junta em amianto, pois é um isolador térmico para diminuir muito o calor entre o motor e a peça em nylon tecnil, aumentando assim muito a vida útil da peça.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 20 Abr 2018 07:42

FelipeFrie1 escreveu:Bem provavel que sim, foi o q pensei a unica maneira de isso acontecer ali é o aperto em excesso, agora comecei outro dilema, nao achei em nenhuma loja do Brasil essa peça, sera q fazer uma com tecnil nylon no torno da certo ? Alguem tem uma ideia ?

Na boa! Faz Gambiarra não Felipe! Tenho uma ideia melhor, achei pra vc comprar pelo ML ou diretamente na loja! Pode falar que é meu amigo, ele é muito bom em motores à gasolina e turbinas! Tinha uma excelente loja em São Paulo, a Flyocean e agora tem esta virtual mas presta serviços de manutenção também, a Hobbyline! Ele se chama Henry!

http://www.hobbyline.com.br/

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... byline-_JM

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 20 Abr 2018 08:26

Se tem a original é melhor ainda.
Concordo com o Paulinho quando se fala em gambiarras, mas fazer uma peça igual a original não é gambiarra. Gambiarra é adaptar peças de outros motores para ver se dá certo. A peça pode ser feita inclusive em alumínio que fica muito melhor do que uma em plástico.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 20 Abr 2018 09:25

Na minha humilde opinião tá! Como diz o Camacho!! kkkkkkk É verdade em partes, mas duvido que consiga fazer uma peça igual ou parecida como a original pelo mesmo valor, fora a disponibilidade de tempo gasto num projeto provavelmente duvidoso... Eu acredito que ela é feita de Nylon por algum motivo, acho eu que é, principalmente, para não transferir muita vibração ao carburador, funcionando como amortecedor.

FelipeFrie1
membro

Mensagempor FelipeFrie1 » 20 Abr 2018 12:11

Paulinho escreveu:

Na boa! Faz Gambiarra não Felipe! Tenho uma ideia melhor, achei pra vc comprar pelo ML ou diretamente na loja! Pode falar que é meu amigo, ele é muito bom em motores à gasolina e turbinas! Tinha uma excelente loja em São Paulo, a Flyocean e agora tem esta virtual mas presta serviços de manutenção também, a Hobbyline! Ele se chama Henry!

Paulinho, deu certo, falei com o Henry e ele já está enviando hoje a peça nova junto com um kit completo de juntas para o motor, vou trocar tudo e falo aqui se resolveu o problema rsrs.. tomara que sim kkkk muito obrigado pela indicação!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 20 Abr 2018 12:43

De fato Paulinho, pelo mesmo valor é impossível já que esse tipo de peça é feita em série e injetada o que diminui muito o custo hora de trabalho, coisa que uma feita manualmente se torna mais cara.
Não sei se o nylon diminuiria a vibração do motor sobre o carburador, mas como não posso afirmar nada que não diminui, também não poderei afirmar que diminui.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 20 Abr 2018 12:54

LaercioLMB escreveu:De fato Paulinho, pelo mesmo valor é impossível já que esse tipo de peça é feita em série e injetada o que diminui muito o custo hora de trabalho, coisa que uma feita manualmente se torna mais cara.
Não sei se o nylon diminuiria a vibração do motor sobre o carburador, mas como não posso afirmar nada que não diminui, também não poderei afirmar que diminui.

Show Laercio! O carburador está do lado inverso da Hélice e "creio eu por puro achismo", que, tem algum motivo desta peça ser de Nylon, sei lá... kkkkkkk
Anexos
dle.jpg
dle.jpg (56.85 KiB) Exibido 1585 vezes

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 20 Abr 2018 12:59

FelipeFrie1 escreveu:
Paulinho escreveu:

Paulinho, deu certo, falei com o Henry e ele já está enviando hoje a peça nova junto com um kit completo de juntas para o motor, vou trocar tudo e falo aqui se resolveu o problema rsrs.. tomara que sim kkkk muito obrigado pela indicação!

Que show Felipe! Fico feliz por ter ajudado e espero que realmente seja este o problema!!!! Mas tem tudo para ser isso mesmo. Estava sem vedação nesta passagem.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 20 Abr 2018 14:47

O único motivo que vejo dessa peça ser de nylon é para evitar a transferência direta de calor do motor ao carburador que poderia fazer o combustível evaporar aumentando o consumo já que esquentando a cuba do carburador, o combustível teria uma certa pressão forçando-o a sair mais rápido sei lá, vai saber.
Esse tipo de carburador tem reservatório de combustível, coisa que os glow não tem.

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 20 Abr 2018 15:16

LaercioLMB escreveu:O único motivo que vejo dessa peça ser de nylon é para evitar a transferência direta de calor do motor ao carburador que poderia fazer o combustível evaporar aumentando o consumo já que esquentando a cuba do carburador, o combustível teria uma certa pressão forçando-o a sair mais rápido sei lá, vai saber.
Esse tipo de carburador tem reservatório de combustível, coisa que os glow não tem.

Verdade, faz mais sentido! :D

Jacimar
membro

Mensagempor Jacimar » 20 Abr 2018 18:07

LaercioLMB escreveu:O único motivo que vejo dessa peça ser de nylon é para evitar a transferência direta de calor do motor ao carburador que poderia fazer o combustível evaporar aumentando o consumo já que esquentando a cuba do carburador, o combustível teria uma certa pressão forçando-o a sair mais rápido sei lá, vai saber.

Boa noite prezados ! em motocicletas, mesmo injetadas, existe uma peça equivalente e a função é isolar a temperatura no TBI ou carburador . . . no aero deve ser como você disse prezado Laércio, forte abraço.

Voltar para “Aviões com motor a combustão”