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CG do Dirtybird em %

Enviado: Ter Mai 22, 2018 1:53 pm
por Rensanches
Pessoal, bom dia. Estou reformando um Dirtybird e trocando o motor para um 0.61 glow, só que não tenho o CG desse modelo. Já pesquisei e não encontrei, alguém tem essa informação para passar. Preciso em % da primeira nervura.

Re: CG do Dirtybird em %

Enviado: Qua Mai 23, 2018 7:00 am
por Sereno
Bom, segundo a planta, fica na linha do trem de pouso.

Re: CG do Dirtybird em %

Enviado: Qua Mai 23, 2018 10:46 am
por LaercioLMB
Se baixar um prumo, o trem de pouso fica um pouco atrás do CG. Sendo assim, não fica na linha do trem de pouso. Tem que seguir pela medida em escala do modelo em relação ao original.
Para ver que medida tem em escala, na foto acima, meça a corda da asa com uma régua mesmo. No meu caso aqui, eu medi 62 mm de corda. vamos supor que a corda do original tenha 280 mm. Então pego os 280 mm da corda original e divido pela corda medida na foto e encontrei 4,5161 que é a escala da foto para o original.
Medi com a régua do bordo de ataque da asa até o ponto do CG e encontrei 30 ou 31 mm o que dá 50% da corda da asa.
Detalhe muito importante.
Nessa foto o modelo tem perfil no estabilizador e por isso o CG dele fica a 50% da corda, mas se o estabilizador do modelo em questão não tem perfil, o CG não poderá seguir o da foto, pois ficará com demasiado peso de cauda, já que não terá o estabilizador gerando sustentação para equilibrar o modelo na cauda.
terá que começar pelo padrão de CG a 1/3 ou 33% da corda, mas o mais correto seria começar a 28% ou até mesmo 30%, pois peso de nariz não atrapalha tanto o voo, mas peso de cauda se torna quase impossível voar.
Exemplo;
Quando se acerta o CG de um aeromodelo glow, se faz com o tanque VAZIO e quando se vai voar, o tanque está CHEIO e isso deixa o modelo com muito peso de nariz e nada o impede de decolar e voar muito bem.

Re: CG do Dirtybird em %

Enviado: Qua Mai 23, 2018 6:09 pm
por Rensanches
Laercio, grato pela informação, o modelo que estou reformando tem perfil no estabilizador, então conforme informação o CG está em 50%.
Em uma planta pdf que vi na internet, medindo com régua, uma vez que não é possivel ler a cota, cheguei em 28%, porém mesmo colocando um motor mais pesado não conseguia CG com 28%, motivo pelo qual fiquei em dúvida. Esse modelo está parado tem mais de 15 anos, voava com um .46
Vou fixar o motor com um angulo horizontal em relação ao eixo da fuselagem em torno de 2,5 a 3 graus que foi o que consegui ver na planta em pdf. Na planta acima que você postou não dá para confirmar esse angulo, está parecendo que está alinhado com a fuselagem, assim se puder confirmar agradeço mais uma vez.
Mais uma que aprendi hoje, modelo com perfil no estabilizador pode voar bem com CG diferente do que tem estabilizador reto.

Re: CG do Dirtybird em %

Enviado: Qua Mai 23, 2018 11:50 pm
por LaercioLMB
Não foi eu quem postou o desenho, foi o nosso amigo Sereno.
Mas se você olhar atentamente ao desenho, verá que o spinner tem inclinação para baixo e para a direita (aeromodelo visto por trás) o que normalmente são 2° tanto para baixo quanto para a direita, salvo algumas exceções como um dos meus aeromodelos que por ter nariz curto e carenagem ampla, a inclinação do motor teve que ficar 4° para baixo para ele não levantar o nariz quando eu acelerava.
Se o aeromodelo tem perfil no estabilizador, o CG do modelo vai mudar sim, não é que possa voar com CG diferente, é obrigatória ser diferente tendo em vista que o estabilizador também estará gerando sustentação e com isso a cauda tenderá a levantar o que de certa forma, ajudará na carga alar do modelo, podendo inclusive calcular quantos dm/g o estabilizador irá gerar na carga alar do modelo.

Re: CG do Dirtybird em %

Enviado: Qui Mai 24, 2018 9:17 am
por Rensanches
Sereno, desculpa por não ter dado o crédito a sua postagem.

Re: CG do Dirtybird em %

Enviado: Qui Mai 24, 2018 9:24 am
por Sereno
Rensanches escreveu:Sereno, desculpa por não ter dado o crédito a sua postagem.



Imagina. Não é necessário se desculpar. Depois posta os resultados prá vermos como ficou.