Amaciamento motor O.S 46 AXII
Enviado: Sáb Mai 25, 2019 8:51 pm
Boa noite galera. Estou a algum tempo cadastrado no fórum mas nunca interagi aqui.
Preciso de ajuda com alguns detalhes sobre o amaciamento do meu motor, que vai ser usado num pastinha asa baixa da Artal.
O manual dele está todo em inglês, e procurando algo traduzido na net, achei um manual da "Aeromodelli".
"AMACIAMENTO
Um motor de combustão interna terá maior vida útil se
forem tomados alguns cuidados nas primeiras horas de
funcionamento. Este processo chama-se “amaciamento” porque as partes móveis de um motor novo levam
algum tempo para se ajustar depois de submetidas a
altas temperaturas e esforços intensos. Portanto, é
essencial completar esta etapa antes de submeter o
motor a um regime de funcionamento contínuo em altas
velocidades. A regulagem final do carburador deverá
ser feita após o amaciamento.
Entretanto, como os motores O.S. são produzidos com
os melhores e mais modernos equipamentos de precisão e materiais selecionados da mais alta qualidade,
basta um curto e simples processo de amaciamento
que pode ser feito com o motor instalado no modelo.
O procedimento é o seguinte:
1. Instale o motor com a hélice adequada ao seu
aeromodelo. Regule a agulha de alta e ligue o motor.
Se ele morrer quando o aquecedor de vela for desconectado abra mais a agulha de alta. Deixe funcionar
por 1 minuto com o acelerador a pleno e mistura rica
resultando num funcionamento caracterizado por um
som que lembra um motor quatro tempos.
2. Feche a agulha até que o motor acelere passando a
um funcionamento típico de dois tempos por cerca de
dez segundos. Reabra a agulha voltando à operação
“quatro tempos” deixando assim por mais dez segundos. Vá repetindo este procedimento até esvaziar o
tanque.
3. Dê a partida novamente e empobreça a mistura
fechando a agulha lentamente de modo que o motor
inicie a transição do funcionamento “quatro tempos”
para o dois tempos e pare aí. Não deixe o moto “apitar”
mantendo uma mistura bem rica. Faça de 3 a 4 vôos
com esta regulagem. Evite atitudes de vôo em que o
nariz fica para cima pois isto empobrece a mistura.
4. Vá fechando a agulha aos poucos de um vôo para o
outro para obter maior potência. No entanto, se forem
observados sintomas de mistura pobre, enriqueça-a
antes do próximo vôo. Após dez ou quinze vôos o motor
deverá funcionar continuamente na sua regulagem
ideal sem perder potência.
5. Ajuste a agulha na regulagem ideal, conforme
descrito adiante, após a conclusão do processo de
amaciamento."
Esse manual é do "46AX", mas creio eu que não tem muita diferença para o "46AXII" certo?
Enfim, o que significa o motor "apitar"? Nunca ouvi falar nesse termo, e pesquisando não achei nada sobre. E se alguém puder me dar mais algumas dicas para o motor ficarei grato.
Vou amaciar no próprio pastinha, usando combustível Omega 10% e com opção de usar as hélices: 10x7 11x6 11x7. Qual seria melhor para o amaciamento e o pastinha? Desde já, obrigado a todos.
Preciso de ajuda com alguns detalhes sobre o amaciamento do meu motor, que vai ser usado num pastinha asa baixa da Artal.
O manual dele está todo em inglês, e procurando algo traduzido na net, achei um manual da "Aeromodelli".
"AMACIAMENTO
Um motor de combustão interna terá maior vida útil se
forem tomados alguns cuidados nas primeiras horas de
funcionamento. Este processo chama-se “amaciamento” porque as partes móveis de um motor novo levam
algum tempo para se ajustar depois de submetidas a
altas temperaturas e esforços intensos. Portanto, é
essencial completar esta etapa antes de submeter o
motor a um regime de funcionamento contínuo em altas
velocidades. A regulagem final do carburador deverá
ser feita após o amaciamento.
Entretanto, como os motores O.S. são produzidos com
os melhores e mais modernos equipamentos de precisão e materiais selecionados da mais alta qualidade,
basta um curto e simples processo de amaciamento
que pode ser feito com o motor instalado no modelo.
O procedimento é o seguinte:
1. Instale o motor com a hélice adequada ao seu
aeromodelo. Regule a agulha de alta e ligue o motor.
Se ele morrer quando o aquecedor de vela for desconectado abra mais a agulha de alta. Deixe funcionar
por 1 minuto com o acelerador a pleno e mistura rica
resultando num funcionamento caracterizado por um
som que lembra um motor quatro tempos.
2. Feche a agulha até que o motor acelere passando a
um funcionamento típico de dois tempos por cerca de
dez segundos. Reabra a agulha voltando à operação
“quatro tempos” deixando assim por mais dez segundos. Vá repetindo este procedimento até esvaziar o
tanque.
3. Dê a partida novamente e empobreça a mistura
fechando a agulha lentamente de modo que o motor
inicie a transição do funcionamento “quatro tempos”
para o dois tempos e pare aí. Não deixe o moto “apitar”
mantendo uma mistura bem rica. Faça de 3 a 4 vôos
com esta regulagem. Evite atitudes de vôo em que o
nariz fica para cima pois isto empobrece a mistura.
4. Vá fechando a agulha aos poucos de um vôo para o
outro para obter maior potência. No entanto, se forem
observados sintomas de mistura pobre, enriqueça-a
antes do próximo vôo. Após dez ou quinze vôos o motor
deverá funcionar continuamente na sua regulagem
ideal sem perder potência.
5. Ajuste a agulha na regulagem ideal, conforme
descrito adiante, após a conclusão do processo de
amaciamento."
Esse manual é do "46AX", mas creio eu que não tem muita diferença para o "46AXII" certo?
Enfim, o que significa o motor "apitar"? Nunca ouvi falar nesse termo, e pesquisando não achei nada sobre. E se alguém puder me dar mais algumas dicas para o motor ficarei grato.
Vou amaciar no próprio pastinha, usando combustível Omega 10% e com opção de usar as hélices: 10x7 11x6 11x7. Qual seria melhor para o amaciamento e o pastinha? Desde já, obrigado a todos.