Carburador R/C para Sassi .15 U/C - Adaptação

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Carburador R/C para Sassi .15 U/C - Adaptação

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tenho um Sassi .15 parado em casa, com compressão, que recuperei a umas semanas. Pretendia usar ele em aeromodelo RC, trocando o carburador.
Não faço ideia de qual carburador colocar. O que tenho aqui acredito ser muito ignorante para o pequenininho se não me engano era de um motor .25.

O venture original do Sassi .15 é de exatos 6mm, enquanto o venture desse carburador que tenho aqui largado é de 7,5mm. Meu receio em adaptar esse carburador no Sassi é que terei que adaptar, e consequentemente não poderei usar em outro modelo. Terei que usinar, tanto o carburador quanto a carcaça, pois não encaixa, a carcaça tem 9mm, enquanto o externo do carburador é de 10,5mm no diâmetro.

O que os srs mais experientes me dizem? Compensa arriscar? Tem grandes chances de não funcionar bem?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Carburador R/C para Sassi .15 U/C - Adaptação

Mensagem por Caiego »

Faz uma bucha interna no diâmetro correto e faz um teste. Isso já é prática da O.S., tenho um 1.08 que tem uma bucha cambiável.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Carburador R/C para Sassi .15 U/C - Adaptação

Mensagem por Gabriel Velloso »

Caiego escreveu:Faz uma bucha interna no diâmetro correto e faz um teste. Isso já é prática da O.S., tenho um 1.08 que tem uma bucha cambiável.


Nesse casso acho que a bucha não adiantaria muito, já que o carburador é maior que o furo da carcaça.
Mas e quanto a aumentar o carburador? Não sei se isso é aumentar demais para um motor pequeno.
Ainda tentando voar a 1km/h
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Carburador R/C para Sassi .15 U/C - Adaptação

Mensagem por snag »

Gabriel Velloso escreveu:
Caiego escreveu:Faz uma bucha interna no diâmetro correto e faz um teste. Isso já é prática da O.S., tenho um 1.08 que tem uma bucha cambiável.


Nesse casso acho que a bucha não adiantaria muito, já que o carburador é maior que o furo da carcaça.
Mas e quanto a aumentar o carburador? Não sei se isso é aumentar demais para um motor pequeno.


Quanto maior a área transversal, menor a velocidade do ar (efeito Venturi). Isso resulta numa diferença de pressão menor e diminue a capacidade do motor em "puxar" o combustível. No mínimo, dificulta a partida. No extremo, só funciona com combustível "pressurizado". Por isso, adaptar um carburador maior não é muito recomendável.

Também tenho um Sassi 15 guardado há mais de 30 anos. Como não voo VCC e não queria me desfazer dele, comprei no ebay o carburador e o muffler do OS 10FSR. O carburador tem 9mm de diâmetro externo e cabe certinho no Sassi 15. O OS 10FSR é um motor antigo, mas aparece com alguma regularidade no ebay, tanto motores novos, usados ou algumas peças. Outro muffler que serve no Sassi 15 é o muffler dos OS 10 e 15 FP ou LA. E outro carburador que talvez possa servir é o dos Enya 15IV ou 19IV (e V?) que possui 8,8mm de diâmetro ( https://stunthobby.com/produto/carburad ... a-19/76110 ). Se o seu motor funciona bem com o venturi para VCC, deve funcionar bem com um carburador RC compatível: https://www.youtube.com/watch?v=VYm8XGzkjuM .

Agora, se vale a pena? Só se o motor tiver algum valor sentimental pra você. A não ser que você tenha a sorte de encontrar um motor usado e bem barato para retirar o carburador e o muffler.

PS: Se estiver interessado, neste momento, tem um carburador OS no ebay: https://www.ebay.com/itm/OS-early-Carbu ... 1438.l2649 . Observe que é o carburador que equipava os motores OS Max 15, 20, 25 e 30. Tem diametro externo de 9mm e interno de 4,5mm. Também tem o ajuste de lenta do tipo "air-bleed", que não existe no carburador do OS 10FSR.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Carburador R/C para Sassi .15 U/C - Adaptação

Mensagem por Gabriel Velloso »

snag escreveu:
Gabriel Velloso escreveu:
Caiego escreveu:Faz uma bucha interna no diâmetro correto e faz um teste. Isso já é prática da O.S., tenho um 1.08 que tem uma bucha cambiável.


Nesse casso acho que a bucha não adiantaria muito, já que o carburador é maior que o furo da carcaça.
Mas e quanto a aumentar o carburador? Não sei se isso é aumentar demais para um motor pequeno.


Quanto maior a área transversal, menor a velocidade do ar (efeito Venturi). Isso resulta numa diferença de pressão menor e diminue a capacidade do motor em "puxar" o combustível. No mínimo, dificulta a partida. No extremo, só funciona com combustível "pressurizado". Por isso, adaptar um carburador maior não é muito recomendável.

Também tenho um Sassi 15 guardado há mais de 30 anos. Como não voo VCC e não queria me desfazer dele, comprei no ebay o carburador e o muffler do OS 10FSR. O carburador tem 9mm de diâmetro externo e cabe certinho no Sassi 15. O OS 10FSR é um motor antigo, mas aparece com alguma regularidade no ebay, tanto motores novos, usados ou algumas peças. Outro muffler que serve no Sassi 15 é o muffler dos OS 10 e 15 FP ou LA. E outro carburador que talvez possa servir é o dos Enya 15IV ou 19IV (e V?) que possui 8,8mm de diâmetro ( https://stunthobby.com/produto/carburad ... a-19/76110 ). Se o seu motor funciona bem com o venturi para VCC, deve funcionar bem com um carburador RC compatível: https://www.youtube.com/watch?v=VYm8XGzkjuM .

Agora, se vale a pena? Só se o motor tiver algum valor sentimental pra você. A não ser que você tenha a sorte de encontrar um motor usado e bem barato para retirar o carburador e o muffler.

PS: Se estiver interessado, neste momento, tem um carburador OS no ebay: https://www.ebay.com/itm/OS-early-Carbu ... 1438.l2649 . Observe que é o carburador que equipava os motores OS Max 15, 20, 25 e 30. Tem diametro externo de 9mm e interno de 4,5mm. Também tem o ajuste de lenta do tipo "air-bleed", que não existe no carburador do OS 10FSR.




Rapaz... resposta mais que completa. Agradeço bastante (-onde qualifico com 5 estrelas?).
O muffler eu tenho, o carburador somente esse que comentei. Um teste que pensei em fazer é de pegar o próprio venture original do Sassi e abrir pra mesma medida do carburador que tenho aqui. Se funcionar bem, pegar """fácil""", conseguir um acerto constante (mesmo sendo UC), acredito que o carburador rc funcionaria também, não? Minha lógica faz sentido?

No mais, certamente vou estudar a possibilidade de comprar esses do ebay, já me adiantou a parte mais chata kkkkkkkk. Agora o que complica um pouco mais é o nível do Corona circulando no EUA, e consequentemente nas encomendas vindas pelo Ebay, triste.
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder