Combustível GLOW voltando para o tanque

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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dtox
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Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por dtox »

Gabriel Velloso escreveu:
dtox escreveu:
Gabriel Velloso escreveu:Olá pessoal, estou passando um problema que acredito nunca ter visto na pista que costumo voar.

Ao dar a partida no motor GLOW, tapo o carburador, giro umas 3x a hélice para que o combustível chegue ao motor. Ao conectar o aquecedor e girar para tentar a partida, noto que o combustível começa voltar pela mangueira, de volta ao tanque, tornando impossível a partida.

O tanque está no mesmo nível do motor, mangueiras não apresentam rachaduras, pescador livre funcionando. Estou perdido, não sei o que fazer. O kit de camisa e pistão são novinhos, apresentando perfeita compressão.

Agradeço a quem puder me dar uma força.

ps. Estou tentando ligar o motor na bancada de casa, e não no clube, de acordo com recomendações por causa do Corona e esse papo que estamos nos cansando de ouvir.


Buenas. Trocar a vela pra bioetanol faz ele funcionar com esse combustível? Pra mim é novidade essa informação.
Quando ao tratamento termico, tem um rapaz no youtube que faz a recuperação com um anel de aperto, onde ele esquenta a camisa até ela ficar vermelha e em seguida aperta ela pra deixar mais justa. Acontece que com o calor do voo, talvez esse trabalho não dure, entao voce vai sempre estar tendo que repetir esse trabalho.
Quanto ao esquema de aberturas das agulhas que bom que resolveu. Ambos os meus deixam o combustivel voltar, sendo só fazer o esquema que falei para dar partida. E sim, pós voo eu funciono ele sem o tanque estar cheio.
Se voce procurar bem, no youtube tem alguns videos falando as medidas desse anel de aperto que vc pode mandar no torneiro para fabricar.
Abs


Sobre esses anéis, já vi tanta gente falando mal deles... Eu até fiz um no torno, 3 apoios, como comentam na internet, mas fico com medo de usar e cagar de vez. Inclusive perguntei para o cara que fabrica e vende se com o calor, o pistão forçando, e as próprias explosões não fariam a camisa voltar esse leve amassado que o anel submete. Não obtive resposta alguma, fazer oq...

O que eu penso em fazer é o que outro rapaz faz como restauração, dilatação com choque térmico no pistão, mas claro, depois disso ele trata o pistão a fim de atingir a medida correta de folgas, polimentos e etc. É o que mais penso em fazer.

Sobre trocar a vela para bio etanol, acredito que não seja tão simples como parece mesmo. Obviamente o acerto da carburação vai mudar, quem sabe a taxa de compressão também deva ser diferente... Eu já usei no passado alcool de posto em motor glow, sem muitos problemas, pena que me desfiz daquele motor, até hoje me arrependo, OS LA .40 guerreiro. Se ele "normal" funcionava, acredito que com a vela na liga correta funcione, mas isso só saberei testando ou vendo com quem já fez. Felizmente mexo com motos e pequenos motores 2t a bastante tempo, para que eu adapte o conhecimento de regulagem para o aeromodelismo deve ser relativamente fácil.

Acredito que seja uma boa criar um tópico sobre esse assunto, já que esse era do fenômeno do combustível voltar.



Eu pensei em ate mandar fazer umas camisas em latão e depois banhar no cromo pra ver como fica
Na realidade o evoo podia ser no whatsapp ou algo do tipo
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Gabriel Velloso
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Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

dtox escreveu:
Eu pensei em ate mandar fazer umas camisas em latão e depois banhar no cromo pra ver como fica
Na realidade o evoo podia ser no whatsapp ou algo do tipo



Cara seria uma boa, por mais que eu até curta esse modo "old school" de foruns, mas é nítido que os grupos no telefone são bem mais diretos.

Quanto a camisa, na realidade, quando eu pendei em reativar esses motores meus era pra fazer uma camisa "não cônica" com anel no pistão, porém o torno que tenho disponível para mexer é uma b***a, cheio de folga.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
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Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

Caiego escreveu:O filamento da vela é de platina e na explosão do metanol o aquecimento é muito grande e mantém a vela acesa, mas você tem razão num aspecto, a vela tem validade, a platina perde qualidade. Se o motor sempre usou caseirol a partida não seria problema, agora se o motor usou nitro e vai usar o caseirol...
Usa uma OS nº 8, é o melhor custo benefício.


Será que essa 8 tocaria etanol? Não me lembro qual o número que eu usava no .40 que rodava no suco de cana, mas tenho certeza que não era a bio etanol.
Ainda tentando voar a 1km/h
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Caiego
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Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Caiego »

Não, a vela n° 8 é para Metanol, para Etanol é uma vela BE-3. Lembrando que o óleo lubrificante para o Etanol precisa ser sintético. Veja a matéria no link: http://www.aeromodelli.com.br/bef/index.php?pg=1 .
Certa vez fiz uma modificação num Saito 56 para usar Etanol, não deu certo, aquecia muito. Não é fácil fazer camisa/pistão/anel, são cálculos precisos de dilatação/aquecimento.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
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