Combustível GLOW voltando para o tanque

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olá pessoal, estou passando um problema que acredito nunca ter visto na pista que costumo voar.

Ao dar a partida no motor GLOW, tapo o carburador, giro umas 3x a hélice para que o combustível chegue ao motor. Ao conectar o aquecedor e girar para tentar a partida, noto que o combustível começa voltar pela mangueira, de volta ao tanque, tornando impossível a partida.

O tanque está no mesmo nível do motor, mangueiras não apresentam rachaduras, pescador livre funcionando. Estou perdido, não sei o que fazer. O kit de camisa e pistão são novinhos, apresentando perfeita compressão.

Agradeço a quem puder me dar uma força.

ps. Estou tentando ligar o motor na bancada de casa, e não no clube, de acordo com recomendações por causa do Corona e esse papo que estamos nos cansando de ouvir.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Caiego »

Estranho, mas você pode verificar: 1) se no pé do carburador não está totalmente vedado, pode estar passando ar; 2) faz teste de pressão com o tanque dentro d'água, pra ver se as mangueiras ou o tanque estão ok; 3) a mangueira do pescador é da mesma bitola das outras? 4) a linha dos tubos do tanque estão na mesma linha de entrada da mangueira de alimentação? 5) a agulha de alta está muito aberta, além do recomendado?
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por dtox »

Saudações. Tenho enfrentado o mesmo problema, resolvo puxando combustivel tapando o escapamento e deixando chegar até o carburador. Aí ele dá partida normalmente.
Meus orings são novos, e o motor também.. acredito que nao tenha problemas
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

Caiego escreveu:Estranho, mas você pode verificar: 1) se no pé do carburador não está totalmente vedado, pode estar passando ar; 2) faz teste de pressão com o tanque dentro d'água, pra ver se as mangueiras ou o tanque estão ok; 3) a mangueira do pescador é da mesma bitola das outras? 4) a linha dos tubos do tanque estão na mesma linha de entrada da mangueira de alimentação? 5) a agulha de alta está muito aberta, além do recomendado?


Demorei para responder, mas testei. O-ring novinho vedando, mangueiras trocadas, tanque bem selado e mantendo pressão. Ambas mangueiras e caninhos são iguais. Mesmo nível do tanque ao carburador. Quanto a agulha, está aí o detalhe.
Como não faço ideia da abertura correta do Sassi .15, que ainda está com o venture original, preferi seguir no lado seguro, abrir bastante e ir fechando. Acabei abrindo demais, fazendo o combustível voltar.
Acabei depois de descobrir isso usando essa "estratégia" para guardar o motor, abrindo para voltar, e dando partida para secar o motor internamente sem mangueira.

Mas estou passando um perrengue com esse motorzinho, ontem pegou comigo segurando ele na mão, até me queimei com essa brincadeira. Coloquei no montante, vela incandescendo igual um carvão aceso, e naaaaada do motor pegar. Deve ser compressão, embora ele esteja relativamente duro de girar na mão. Combustível é o "caseirol", com componentes recém comprados.
Vou estudar para saber oq fazer nessa situação da compressão. Usando o starter, ele ameaça mas não pega, o escape chega ficar meio quente, mas não liga. Acredito que esteja ocorrendo um princípio de combustão, mas não o suficiente para o motor manter funcionamento.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por LaercioLMB »

Combustível ruim deixa o motor ruim de pegar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Combustível ruim deixa o motor ruim de pegar.


É o mesmo combustível que já usei, e que alguns amigos usam sem problemas, mesma formulação, mesmo local de compra dos componentes. Nesse caso não era nem "ruim de pegar", era morto mesmo kkkkkkkkk. Estou vendo se faço algum tratamento térmico ou algo do gênero para recuperar esse motorzinho.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

Uma dúvida que me veio à cabeça é que, as velas que tenho desse motorzinho são da época que ele foi aposentado, cerca de 27 anos atrás. Elas ainda acendem que chega iluminar, mas será que com o tempo param de ajudar na combustão? Não entendo muito bem a química do negócio. Estou com certo receio de gastar uma certa grana com velas, já que teria que ser pela internet. Caso precise comprar, já pensaria na possibilidade do modelo BIOETANOL, já que é muito mais prático o uso de etanol no lugar do alcool metílico.



https://drive.google.com/file/d/1Lxlqpi ... sp=sharing
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por dtox »

Gabriel Velloso escreveu:Olá pessoal, estou passando um problema que acredito nunca ter visto na pista que costumo voar.

Ao dar a partida no motor GLOW, tapo o carburador, giro umas 3x a hélice para que o combustível chegue ao motor. Ao conectar o aquecedor e girar para tentar a partida, noto que o combustível começa voltar pela mangueira, de volta ao tanque, tornando impossível a partida.

O tanque está no mesmo nível do motor, mangueiras não apresentam rachaduras, pescador livre funcionando. Estou perdido, não sei o que fazer. O kit de camisa e pistão são novinhos, apresentando perfeita compressão.

Agradeço a quem puder me dar uma força.

ps. Estou tentando ligar o motor na bancada de casa, e não no clube, de acordo com recomendações por causa do Corona e esse papo que estamos nos cansando de ouvir.


Buenas. Trocar a vela pra bioetanol faz ele funcionar com esse combustível? Pra mim é novidade essa informação.
Quando ao tratamento termico, tem um rapaz no youtube que faz a recuperação com um anel de aperto, onde ele esquenta a camisa até ela ficar vermelha e em seguida aperta ela pra deixar mais justa. Acontece que com o calor do voo, talvez esse trabalho não dure, entao voce vai sempre estar tendo que repetir esse trabalho.
Quanto ao esquema de aberturas das agulhas que bom que resolveu. Ambos os meus deixam o combustivel voltar, sendo só fazer o esquema que falei para dar partida. E sim, pós voo eu funciono ele sem o tanque estar cheio.
Se voce procurar bem, no youtube tem alguns videos falando as medidas desse anel de aperto que vc pode mandar no torneiro para fabricar.
Abs
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Gabriel Velloso »

dtox escreveu:
Gabriel Velloso escreveu:Olá pessoal, estou passando um problema que acredito nunca ter visto na pista que costumo voar.

Ao dar a partida no motor GLOW, tapo o carburador, giro umas 3x a hélice para que o combustível chegue ao motor. Ao conectar o aquecedor e girar para tentar a partida, noto que o combustível começa voltar pela mangueira, de volta ao tanque, tornando impossível a partida.

O tanque está no mesmo nível do motor, mangueiras não apresentam rachaduras, pescador livre funcionando. Estou perdido, não sei o que fazer. O kit de camisa e pistão são novinhos, apresentando perfeita compressão.

Agradeço a quem puder me dar uma força.

ps. Estou tentando ligar o motor na bancada de casa, e não no clube, de acordo com recomendações por causa do Corona e esse papo que estamos nos cansando de ouvir.


Buenas. Trocar a vela pra bioetanol faz ele funcionar com esse combustível? Pra mim é novidade essa informação.
Quando ao tratamento termico, tem um rapaz no youtube que faz a recuperação com um anel de aperto, onde ele esquenta a camisa até ela ficar vermelha e em seguida aperta ela pra deixar mais justa. Acontece que com o calor do voo, talvez esse trabalho não dure, entao voce vai sempre estar tendo que repetir esse trabalho.
Quanto ao esquema de aberturas das agulhas que bom que resolveu. Ambos os meus deixam o combustivel voltar, sendo só fazer o esquema que falei para dar partida. E sim, pós voo eu funciono ele sem o tanque estar cheio.
Se voce procurar bem, no youtube tem alguns videos falando as medidas desse anel de aperto que vc pode mandar no torneiro para fabricar.
Abs


Sobre esses anéis, já vi tanta gente falando mal deles... Eu até fiz um no torno, 3 apoios, como comentam na internet, mas fico com medo de usar e cagar de vez. Inclusive perguntei para o cara que fabrica e vende se com o calor, o pistão forçando, e as próprias explosões não fariam a camisa voltar esse leve amassado que o anel submete. Não obtive resposta alguma, fazer oq...

O que eu penso em fazer é o que outro rapaz faz como restauração, dilatação com choque térmico no pistão, mas claro, depois disso ele trata o pistão a fim de atingir a medida correta de folgas, polimentos e etc. É o que mais penso em fazer.

Sobre trocar a vela para bio etanol, acredito que não seja tão simples como parece mesmo. Obviamente o acerto da carburação vai mudar, quem sabe a taxa de compressão também deva ser diferente... Eu já usei no passado alcool de posto em motor glow, sem muitos problemas, pena que me desfiz daquele motor, até hoje me arrependo, OS LA .40 guerreiro. Se ele "normal" funcionava, acredito que com a vela na liga correta funcione, mas isso só saberei testando ou vendo com quem já fez. Felizmente mexo com motos e pequenos motores 2t a bastante tempo, para que eu adapte o conhecimento de regulagem para o aeromodelismo deve ser relativamente fácil.

Acredito que seja uma boa criar um tópico sobre esse assunto, já que esse era do fenômeno do combustível voltar.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Combustível GLOW voltando para o tanque

Mensagem por Caiego »

O filamento da vela é de platina e na explosão do metanol o aquecimento é muito grande e mantém a vela acesa, mas você tem razão num aspecto, a vela tem validade, a platina perde qualidade. Se o motor sempre usou caseirol a partida não seria problema, agora se o motor usou nitro e vai usar o caseirol...
Usa uma OS nº 8, é o melhor custo benefício.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Responder