O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Han
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Seg Mai 13, 2013 12:14 pm
Localização: Redenção PA

O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Han »

Boa tarde pessoal, como apaixonado por aeromodelismo, estava parado a uns tempos e decidi voltar agora, depois que diniz esteves fechou e o dólar desse preço está difícil de encontrar peças e modelos de aeros e autos e seus acessórios!!
Como os amigos estão fazendo? Importando?
Pois a maioria das lojas fecharam ou estão sem produtos apenas sob-encomenda. E a coisa tá feia!! Parece que a cada ano que passa o aeromodelismo no Brasil está se extinguindo ( do pouco que ja tinha) no meu ponto de vista..
Eu estava procurando alguns great planes, motores o.s, modelos da hangar 9 , phoenix, alguns modelos de rádios jr mas tá bem difícil...
:cry: :cry:

Não sei se já comentaram sobre essa causa aqui no fórum, se já peço desculpas!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, no meu ponto de vista, só sumiram os curiosos que achavam que era bom brincar de aviãozinho isoporzendo e que se caiu, faz outro.
Os aeromodelistas ainda existem e assim como você, são poucos e que continuam no hobby. As lojas brasileiras estão fechando, devido o pessoal comprar mais diretamente lá de fora, o que é inviável uma loja aqui competir com os preços de lá, pois os impostos aqui não permitem preços melhores e o olho grande da maioria dos brasileiros em querer ganhar 200% em cima das peças e de modelos, acabou por ir água abaixo.
Quando falo de aviãozinho isoporzento, não estou falando dos aeromodelos feitos de isopor ou depron, mas sim daquelas porcarias mal cortadas, mal coladas e mal alinhadas que estavam chamado de aeromodelo, pois queriam um aeromodelo pronto em 10 minutos.
Tem muito aeromodelo ótimo feito até de papelão, o que prova que não é o material que o torna nobre e sim como ele é feito.
Helimodelismo sempre foi caro e infelizmente, nunca será barato e surgiram helimodelos descartáveis, onde em pouco tempo quebravam e em sua maioria, não tinha mais volta. Lembro de um HK450 usado que comprei e quando chegou aqui, o frame dele estava todo torto. Reclamei um monte do vendedor que o modelo tinha caído e que ele me vendeu um heli ruim, consertei tudo, alinhei tudo, mas descobri que helimodelo não é a minha praia, pois eu tinha que comprar tudo, não podia eu mesmo construir um e resolvi vender ele inteiro, voando vem e quando chegou no comprador, a mesma reclamação que eu havia feito, chegou torto lá e explica para ele que estava tudo ok e que quando comprei, chegou do mesmo jeito. Resumindo, esses helis "baratinhos" são uma verdadeira porcaria mesmo e esse foi um dos motivos dos interessados nos helimodelos baratinhos, terem desistido.
O modelismo rádio controlado tem sido trocado pelos multi rotores, onde qualquer criancinha pilota um, pois está cheio agora de multi rotores baratinhos sendo vendidos e muita gente comprando. Tem anúncios até no face, mas acho que aqueles anúncios são golpe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Caiego »

Concordo com você. A grande maioria dos pilotos não sabem fazer um voo em linha reta. Construir e entender como o avião voa, nem isso. São a geração ARF ou RTF. Gosto de um ARF ou RTF para divertir, mas sou construtor desde criança. Participo de alguns grupos estrangeiros no Facebook, e está a todo vapor. O problema é aqui.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Guilherme Lopes
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:09 pm
Localização: Brasília - DF

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Guilherme Lopes »

Bom dia! Estou na mesma situação, amigo!
Voltei pro hobby há cerca de 8 meses, e voltei na mesma situação: Dificuldade de encontrar peças e/ou equipamentos de boa qualidade. Quando encontradas(os), os valores estratosféricos... Mas infelizmente não é culpa dos vendedores. Equipamentos bons custam caro, e nossa moeda não ajuda.
Mas estou sobrevindo basicamente de Mercado Livre e Audiotec Hobby.
Vamos em frente! Quem é fiel, segue!
Voltando ao Hobby!
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por hermesed »

Até isopor de qualidade e deprom está dificil de conseguir!!!
Bateria de LiPo, então, parece droga quando se fala em comprar lá fora. Além do preço, ninguém quer trazer para o Brasil.
Há pouco tempo ouvi uma conversa de fazer uma vaquinha pra não deixar a Aerobrás quebrar. Acho que foi notícia fake, não consegui comprovar!!!
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Jacimar »

Eu continuo ativo, estou um pouco afastado do fórum apenas . . . na minha região não está tão crítica a questão do COVID e tenho voado quase todos os dias. Novas montagens em marcha lenta esperando o Dólar dar uma caída, é bom ver o Laércio ativo e prestativo como sempre, forte abraço à todos !
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por dtox »

O que está quebrando bastante atualmente é o frete das coisas.
HOJE o aliexpress está em promoção em varios itens, e consegui comprar algumas coisas com o mesmo preço de quando o dolar tava 4 e pouco. O aeromodelismo sobrevive com a ajuda de aparelhos rsrs. Maaaaas nem tudo são noticias ruins, aqui em Piracicaba - SP está em construção um novo clube, e agora a cidade terá dois!
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
johndss
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 12:21 am
Localização: Belo Horizonte - 28

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por johndss »

Amigos.. estou ativo no hobby e tentando evoluir. Acredito que os problemas econômicos, altas taxas, dificuldades de importação levaram a ter essa baixa no hobby. O baixo interesse da geração 2000 também traz essa situação. Estou prestes que a adquirir um novo modelo pra substituir meu Stunts que quebrou por ser velhinho. Comprarei dos fabricantes nacionais, Flying circus tem grande reputação com seu stick 120. Recentemente a Vortice com um projeto muito interessante de longarinas super reforçadas, veio pra competir com a Flying Circus e ainda vai lançar um novo modelo em breve. Temos a revolutuion aircraft que embora ter argentinos no projeto, não deixa de ser uma fabricante nacional. Temos Cia Fly do nosso amigo Cristiano com excelentes construções também, então vejo é que temos que ajudar a galera daqui da terrinha enquanto estiver nessa situação pra importação. Entendo que os eletronicos infelizmente ainda não temos fabricantes de servos, receptores nacionais. Seria ótimo se tivessemos e os vendedores fosse conscientes que se ganha mais no volume do que na unidade. Para motores, temos a Daleb com um projeto similar aos Zenoah, com magneto, melhor que adaptar um motor de roçadeira e sem necessidade de adicionar uma bateria chinesa. Então temos opções, infelizmente os aeromodelistas se dispersaram e estão consumindo menos. Sempre compro com o Herrera que ja manda as helices JC furadas e balanceadas como forma de cativar. Acho interessante iniciarmos o movimento de aproveitar a situação do "fique em casa" e lançar o "Tire a poeira do projeto e construa/monte" para voltarmos com força.. Acho que o glow ficou quase impraticável.. sinto saudade do cheiro até de limpar o avião todo sujo de oleo.. rsrsrs :D
Breno Henrique - Johndss
Yak 55m 30CC - Super Stunts .40 - Cessna TF 20cc
Futaba 7c
Avatar do usuário
Vitor Dias
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Mai 22, 2008 6:12 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Vitor Dias »

Olha, não concordo com a crítica aos aeromodelistas "curiosos" que fazem um aviãozinho e se cair faz outro. Acho que todos fazem parte do universo do hobby. Na minha opinião, essa visão, excessivamente purista é que eventualmente não permite que muitos permaneçam no hobby. Para que uma crítica como essa.

Eu, por exemplo, tenho muitos aviões e diversos deles em isopor... Não vejo nenhum demérito em ser de isopor. Tenho usado muito mais os aviões de isopor que os de balsa.
Atualmente eu não tenho nem tempo e nem espaço físico para construir os modelos. Ainda tenho alguns kits ARF que não faço ideia de quando vou monta-los.
Dou a maior força para quem construir e voar com modelos de isopor. Acho que inicialmente devemos ser menos críticos.
As dificuldades são grandes mesmo, como falaram, para se comprar hoje uma bateria LIPO é o maior sufoco.

Tudo é complicado, eu gostaria de ativar novamente meu BRA, mas não posso porque não sou associado de nenhum clube. Paguei o BRA durante anos, e nunca usei para nada, mas como deixei de frequentar o clube de aeromodelismo nem isso posso continuar a ter. Manteria até para dar uma força para a COBRA. Mas essa necessidade de ser sócio de um clube impede que eu posso ter o BRA.

Enfim, acho que tem muita coisa complicada no hobby.

Abs

Vitor
Edge 540T GP, Sebart Angel S30e, Velox VR1 3DHS, Katana Mini PA, Sundowner 36 H9
cmteborba
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 5:54 pm
Localização: Curitiba

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por cmteborba »

Eu tô no meio desde 1998 quando comecei [errado] com um Little Tiger 10. Até que me convenceram a trocar o motor 10 por um 40 com um dos fundadores da ACA -RJ aonde fui sócio. Troquei o motor e nunca voei o Litle Tiger. Peguei um trainer 2000 e depois um bobcat 40, daí pra frente 80% escala. Sou fascinado até hoje por escala. Fui sócio da AÈREA (em MG, ouro branco), depois do CMD (deodoro, RJ), novamente pra ACA-RJ e atualmente, em Curitiba, sócio no CPAER.
Passei algum tempo afastado, voando helis no condominio. Tenho BRA desde 2008 ou 2010. Sempre fui mais pra pista pra ajudar que pra voar em si, porém voava, dava aula e o meu mesmo acabava ficando mais no chão que no ar. Já passei a odiar glow pela sujeira e estragos na entelagem e voltei, já odiei os paulistinha e piper j3 pelo stall na decolagem cabrada, já adorei também num de 1,80 que flapeava pro pouso. Já odiei elétrico quando tinha que carregar na bateria do carro e andar metros e metros pra buscar a bateria ou o aviao pq era grande e preferia leva-lo até o carro. Enfim, passei por todo tipo de aero. Glow 2t, 4t, gasolina, elétrico... Mas uma vez mordido pelo vírus do aeromodelismo, não tem como deixar. Aqui em Curitiba achei muito por acaso o CPAER numa sexta à noite e no sábado de manhã já estava lá conhecendo. Me associei na semana seguinte. Ainda acho que dá samba, mas é como falado, o dólar ta tornando impeditivo, mas vamos tentar... quem quiser acompanhar minha saga tá no instagram @bcmodelismo
Instagram: @bcmodelismo | Aurora 9 | C182 Phoenix| Planador
Responder