O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

É aquele ditado: "adapte-se ou morra¨
Não dá pra comprar isopor, balsa ou trazer kit de fora? imprima seu kit em PLA/ABS/PETG;
Cair é ruim e custoso? Programe uma FC e tenha modos estabilizados, altitude hold e loiter;
Flyaway é chato? FC + GPS tem RTH;
Lipo tá cara e difícil? Faça seu pack de li-ion.

E assim a gente (eu) vamos sobrevivendo.
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por pcsiqueira »

Bom pessoal, para terem idéia de como tá a coisa, há algum tempo veio na minha casa um senhor para eu dar uma olhada no drone dele. Mostrei meu helimodelo e o cara ficou de boca aberta de ver como funcionava um servo. E olha que essa pessoa é tida como experiente no mundo dos drones, mas nunca tinha visto um servo na frente. Resumindo; na minha opinião, independente da marca ou qualidade dos modelos, o que mudou foi que hoje é tudo muito fácil. Acabou aquele negócio de comprar as peças, ajustar rádio, trimar...Eu não sou expert como a maioria de voces aqui do Fórum, mas aqui aprendi muita coisa porque na época a realidade exigia. Pra ser sincero o aprendizado das mazelas do dia a dia foi bom pra caramba, muito mais do que desembalar um modelo que voa sozinho, mas ai vai do gosto e necessidade de cada um. Heli Ou Aeromodelismo vai continuar, como disse o colega acima, agora com quem gosta mesmo da coisa. Claro que outros vão vir, em menor número, mas só os que realmente estão querendo aprender algo de verdade. Abraços a todos
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Luiz Roberio »

Salve pessoal das antigas; pois é pessoal eu estava naquela fase de não poder ver um Urubu voando que começava a mexer os dedos para acompanhar os movimentos ou quando via uma estrada qualquer deserta pensava logo "bom lugar prá voar". Resultado, depois de 6 anos parado VOLTEIIII. O problema é que em 6 anos tudo mudou demais, não tem mais Asas Elétricas, HobbyDelivery, Peakmodel e outras lojas mais que percebi que fecharam, mas estamos aí de volta e como agora sou um senhor aposentado tenho todo o tempo do mundo para aquecer novamente os polegares.
Abraços a todos.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Olha, no meu ponto de vista, só sumiram os curiosos que achavam que era bom brincar de aviãozinho isoporzendo e que se caiu, faz outro.



Discordando, em partes, com o Laércio, pois me enquadro nos isoporzendos :lol:

É que no meu caso, abri uma oficina de motos, o tempo ficou escasso, e tenho investido o pouco que ganho em equipamentos/ferramentas pra oficina. E diferente da maioria dos curiosos, nao tenho essa visáo de "se cair faz outro". Comprei o Piper e o Cessna com o Mauri, cheguei a montar o Cessna, mas, sendo inexperiente, decidi nao voar por conta propria, aí uma coisa levou à outra, nao encontrei (também nao tive tempo de procurar) alguem experiente e/ou local adequado aqui em Campinas-SP para realizar o primeiro vôo, prezo muito o que construí, nao quero destruir o aero à toa, embora muitos digam que "lenhar" é relativamente "normal".

Enfim, concordo com tudo o que o Laércio disse, inclusive, em outros posts, sobre alguns que surgem apenas querendo elogios, que nao acatam sugestões e nem aceitam criticas construtivas.

Eu, particularmente, absorvi MUITA coisa com as criticas que recebi, e levei isso de modo positivo, para quando for montar o Piper nao cometer os mesmos erros que cometi no Cessna. E continuo aprendendo.

Eu nao desisti do aeromodelismo, apenas direcionei meu foco a outra area, que é meu trabalho, pois sem trabalho = sem grana, e sem grana nao tenho como comprar peças, equipamentos e etc. Principalmente pelo fato que meu segundo trabalho, que é (ou era) como músico, foi a primeira área afetada com esse negocio de Covid, estou sem trabalhar com música há 2 anos, o que tem salvo minhas contas é meu trabalho com motos.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Wesley_Sniper »

Quebrei um semana retrasada, mas já estou terminando outro
:D
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Douglas Lenz »

Bom dia a todos !!!

Antes de mais nada, me enche de felicidade ver um post aqui com 14 respostas !!!! Ainda há esperança !!!!

Acho que os amigos estão muito coerentes com seus pontos de vista em relação a esse momento no aeromodelismo no Brasil. (Dólar, Pandemia, 90% das lojas fecharam, etc)

No meu ponto de vista, e acredito que o pessoal que está no hobby a mais tempo (20 ou 30 anos), o aeromodelismo infelizmente ou felizmente, voltou às raízes.

Esporte Caro e Raro, praticado por apaixonados e aficionados, a explosão das facilidades chinesas trouxe um sem numero de praticantes que entraram no hobby pelo seu "barateamento" nunca tive nada contra estes, inclusive conheço alguns que se tornaram ótimos aeromodelistas e quem sabe não fosse esse "barateamento" nunca poderiam ter entrado no hobby. Entretanto, a maioria, não "vingou", como em qualquer outro hobby ou esporte.

Pro pessoal antigo no aeromodelismo, que já viu assim como eu, rádio de 4 canais serem trocados por moto Honda CG 125 (no taco, no tama lá dá cá) o aeromodelismo voltou a ser como era. Tem que cuidar do aero e dos equipamentos, fazer boa manutenção, cuidar da vida útil do motor e antes de tudo pilotar bem, pousar bem, decolar bem. Porque sem isso, quebra e fica difícil e caro de consertar.

A explosão no hobby que a China proporcionou foi válida, muitos que nunca poderiam praticar, acabara por poder experimentar uma coisa que sempre quiseram. Muita gente experimentou e não gostou, experimentou e ficou e experimentou e largou...
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por LaercioLMB »

Diego Costa escreveu:

Discordando, em partes, com o Laércio, pois me enquadro nos isoporzendos :lol:

É que no meu caso, abri uma oficina de motos, o tempo ficou escasso, e tenho investido o pouco que ganho em equipamentos/ferramentas pra oficina. E diferente da maioria dos curiosos, nao tenho essa visáo de "se cair faz outro". Comprei o Piper e o Cessna com o Mauri, cheguei a montar o Cessna, mas, sendo inexperiente, decidi nao voar por conta propria, aí uma coisa levou à outra, nao encontrei (também nao tive tempo de procurar) alguem experiente e/ou local adequado aqui em Campinas-SP para realizar o primeiro vôo, prezo muito o que construí, nao quero destruir o aero à toa, embora muitos digam que "lenhar" é relativamente "normal".

Enfim, concordo com tudo o que o Laércio disse, inclusive, em outros posts, sobre alguns que surgem apenas querendo elogios, que nao acatam sugestões e nem aceitam criticas construtivas.

Eu, particularmente, absorvi MUITA coisa com as criticas que recebi, e levei isso de modo positivo, para quando for montar o Piper nao cometer os mesmos erros que cometi no Cessna. E continuo aprendendo.

Eu nao desisti do aeromodelismo, apenas direcionei meu foco a outra area, que é meu trabalho, pois sem trabalho = sem grana, e sem grana nao tenho como comprar peças, equipamentos e etc. Principalmente pelo fato que meu segundo trabalho, que é (ou era) como músico, foi a primeira área afetada com esse negocio de Covid, estou sem trabalhar com música há 2 anos, o que tem salvo minhas contas é meu trabalho com motos.


Pelo que você relata, não te vejo como quem fazia isoporzentos.
Há uma diferença muito grande em construir um aeromodelo utilizando isopor e montar uma coisa com asas utilizando isopor e chamar de aeromodelo.
Se for assim, também sou um isoporzento já que utilizo o depron ( que é isopor extrudado) para fazer aeromodelos.
Nos últimos anos mal tenho tido tempo de fazer qualquer coisa para mim por causa do meu trabalho e sair para voar então? Nem se fala. Mal e porcamente voo com um multi rotor por causa das fotos aéreas que faço do trabalho para acompanhar o desenvolvimento das obras.
Eu também cometi muitos erros quando iniciei na construção feita por mim mesmo, pois até então, os poucos que eu havia feito, eram kits VCC da aerobrás.
A vaca esteve só pele e osso, mas agora a vaca está engordando novamente e poderei voltar a comprar peças e terminar uma construção que iniciei a uns 2 anos e não terminei.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por paulozardo »

Acho que quebrar nao quebrou, a nível de mundo, concorre com milhoes de outras oportunidades de lazer, e acaba com poucos praticantes.

Na minha opiniao, nunca esteve tao bom de praticar, rádios confiáveis, servos fortes a preços bons, motores a gasolina e oportunidades de construcao (balsa/3d/isopor, etc)

Paulo
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Luiz Roberio »

Pois é pessoal eu estou voltando com o entusiasmo redobrado hehehe. Comprei 2 kits da Flying Circus e estou terminando a primeira montagem, Kits excelentes de fácil montagem, vamos ver no ar. Abraços a todos e vamos em frente.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por fabiofleal »

Está acontecendo com o hobby hoje o que aconteceu com o skate em 1990 com o plano Collor: Uma quase morte, seguida de um renascimento, com muita coisa em novos formatos. Bateria, sempre haverá quem venda. Material, idem. Um fecha, outro abre... enquanto houver China, haverá peças. Agora, uma coisa que muitos veteranos combatiam com toda razão, vem se intensificando ultimamente: A preguiça mental de muitos que chegam ao hobby. Para piorar, a faixa etária mais economicamente ativa (a partir dos 25 anos) está sendo povoada pelos Millenials e sei lá mais o quê que vem depois deles. Claro, não são todos, mas muitos tem causado problemas por acharem que devem "contestar", reduzindo tudo a questões de opinião. Já vi discussões do tipo "Não concordo com você. Acho que não tem problema nenhum em voar até cortar a bateria". Ou ainda, um gênio, estudante de engenharia elétrica, que chegou em um grupo descobrindo a pólvora. Disse aos interessados pares, que após conversar com um professor doutor da faculdade, ficou sabendo que uma helice de passo maior drenava mais corrente que outra de passo menor e mesmo diametro, nas mesmas condições de trabalho. Pior: Os outros acharam aquilo o máximo. Basta dizer que este cidadão perdeu um Mavic no mato, no 3º vôo... Em outro caso, fui txado de frouxo no mesmo grupo, ao dizer que não me arrisco a dividir espaço aéreo com pipas e afins, pelos riscos óbvios e por já ter quase perdido um motor para uma linha dessas.

Novamente, não é um comportamento generlizado mas que, sim vem se intensificando nos ultimos anos: A turma ignora o aprendizado coletivo, questiona leis da física como se fosse opiniões de quem relata experiências... ou seja, o conhecimento pouco importa mais. E ainda acham que chegaram para consertar o mundo com software (leia-se bug) e impressão 3D p/ tudo.

Vai vendo, o tamanho do problema que o Keith Richards vais ter que lidar daqui a algumas décadas, se a coisa continuar deste jeito... E presta atenção: Fiz questão de frisar ao longo do texto que não é uma generalização e, ainda assim, vai haver comentários indignados, dizendo que não devo generalizar. Se não conseguirmos logo, tecnologia pra clonar um Marco Antõnio, um Laercio ou um Odair Justo da vida, o combate vai ficar cada vez mais difícil...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Responder