Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por marcougo »

Pessoal,
Primeiramente quero reforçar que este forum tem uma utilidade incrível, parabéns para aqueles que dão dicas para ajudar rs.

Meu caso é o seguinte, comprei um DLE 20RA usado, qdo. fui ligá-lo para testar, depois de uns 30 minutos ligado verifiquei qur os rolamentos estavam roncando, aí desmontei o motor e fiz a troca dos rolamentos, tendo como base o manual técnico para me orientar. Depois que fiz toda a remontagem, o DLE não liga mais e notei que não está puxando combustível para a câmara de combustão do motor, eu já abri o motor para ver se havia esquecido de algo, já limpei o carburador, troquei os reparos, em paralelo já assisti diversos vídeos sobre o assunto, mas até o momento não consegui fazer chegar combustível na câmara de combustão. Gostaria de receber de algumas dicas do que eu poderia fazer, quais seriam os testes que eu poderia fazer para isolar o problema?, uma coisa que notei é que o combustível sequer entra no carburador, pois depois que abro o carburador, as câmaras estão secas, e se faço o teste soprando na entrada da tubulação do carburador, eu não consigo, acredito que deva ter alguma válvula que impeça, bom fico no aguardo de alguma dica, desde já agradeço, muito obrigado.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

marcougo escreveu:Pessoal,
Primeiramente quero reforçar que este forum tem uma utilidade incrível, parabéns para aqueles que dão dicas para ajudar rs.

Meu caso é o seguinte, comprei um DLE 20RA usado, qdo. fui ligá-lo para testar, depois de uns 30 minutos ligado verifiquei qur os rolamentos estavam roncando, aí desmontei o motor e fiz a troca dos rolamentos, tendo como base o manual técnico para me orientar. Depois que fiz toda a remontagem, o DLE não liga mais e notei que não está puxando combustível para a câmara de combustão do motor, eu já abri o motor para ver se havia esquecido de algo, já limpei o carburador, troquei os reparos, em paralelo já assisti diversos vídeos sobre o assunto, mas até o momento não consegui fazer chegar combustível na câmara de combustão. Gostaria de receber de algumas dicas do que eu poderia fazer, quais seriam os testes que eu poderia fazer para isolar o problema?, uma coisa que notei é que o combustível sequer entra no carburador, pois depois que abro o carburador, as câmaras estão secas, e se faço o teste soprando na entrada da tubulação do carburador, eu não consigo, acredito que deva ter alguma válvula que impeça, bom fico no aguardo de alguma dica, desde já agradeço, muito obrigado.



Já verificou tambem a linha de combustivel? Meu glow fez eu gastar 2 tanques tentando regular ate eu descobrir que a mangueira do pescador estava rachada e puxava ar. Quando baixava da metade do tanque agravava as falhas porque a mangueira ficava exposta ao ar e puxava mais ar.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por Caiego »

Esse carburador não é igual a um carburador Glow que se assopra pra verificar se passa ou não. Ele tem válvula interna e funciona pela pulsação de pressão do cárter. É bom verificar se esta peça está vedando, ela é que faz esse trabalho de pulsação. Verificar todo o sistema de alimentação também ajuda, usar sempre a mesma bitola da mangueira interna quanto externa.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por marcougo »

Oi pessoal, desde já quero agradecer pelas dicas, mas é assim.....agora tô procurando algum lugar que possa ter fuga de ar, mas já olhei tudo, em relação ao combustivel do tanque, para vcs terem ideia, coloquei o motor numa morsa e improvisei a alimentação de combustivel com a mangueira em um copo bem próximo ao motor, observei que posso girar o motor com starter qto. quiser que não tá puxando combustivel, em relação a essa pirâmede, eu não sei bem como ela funciona, mas tb já tirei, lavei com gasolina e recoloquei no lugar. Tb na coloquei as agulhas em todas as pposições posiveis e imaginaveis, até agora necadepitibiriba rs, bom pessoal agradeço as dicas, se lembrarem de mais ciosas podem falar, vai que cola né, abcs.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por Caiego »

Essa "pirâmide" é composta de duas palhetas, são elas as responsáveis pela sucção. Pelo que descreveu agora, interessante verificar se não tem nada obstruindo o carburador, pra isso, desmonte e veja se o filtro interno não está muito sujo e se não tem borra de óleo. Interessante trocar as juntas por novas.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por marcougo »

Fala Caiego, depois que você comentou da piramide, procurei saber direito como ela funciona, eu acredito que esteja bem....vi num vídeo uma dica que seria soprar internamente no sentido dos bicos da piramide para saber se tem alguma passagem falsa de ar. Mas eu ainda acho que por algum motivo que pode ter alguma fuga de ar na parte do motor, eu tô pensando como eu poderia fazer este teste, um exemplo seria: remover o carburador e a piramide, na parte atrás do motor vedar com alguma coisa tipo material de uma bexiga e depois girar o motor para saber se os componentes do motor estão gerando algum vacuo, aí eu conseguiria eliminar a suspeita de haver alguma fuga de vacuo pelo motor, uma outra suspeita seria colocar arruelas nos parafusos que fixam o cabeçote do motor, ai vedaria com certeza os furos dos 4 parafusos do cabeçote. Em relação a fazer um teste do carburador, tb assisti umm vídeo onde na linha de entrada de combustivel é utilizado uma boma de ar com manometro, o teste é imprimir 1 bar no maximo de ar e ver se a valvula ( aquele pino cumprido com ponta fina de barracha) consegue segurar, ai tb é outra forma de saber que existe alguma fuga na linha de combustivel rs.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por Caiego »

O que você pode fazer é levar o carburador pra alguém que tenha uma cuba ultra sônica e verificar se não tem nenhuma ramificação entupida. O motor é muito simples, se as juntas estão intactas, não tem muito onde olhar.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por LaercioLMB »

Caiego escreveu:Essa "pirâmide" é composta de duas palhetas, são elas as responsáveis pela sucção. Pelo que descreveu agora, interessante verificar se não tem nada obstruindo o carburador, pra isso, desmonte e veja se o filtro interno não está muito sujo e se não tem borra de óleo. Interessante trocar as juntas por novas.



Essas palhetas não são responsáveis pela sucção, são responsáveis por não deixar voltar ar / combustível ao carburador e acontecer de melecar todo o filtro de ar ou pingar combustível para fora do modelo correndo riscos de incêndio por gasolina pingando no aeromodelo.
O sistema de sucção do motor ainda é pelo pistão quando ele sobe na camisa, fazendo um vácuo no cárter e obrigando a ser preenchido com ar/ combustível. Quando o pistão desce, ele empurra de volta essa mistura que até a entrada ser aberta, é comprimida essa mistura que sem essas palhetas, voltariam ao carburador.
Tanto que se você assoprar pelas palhetas, o ar passa, mas se tentar puxar o ar por elas, não conseguirá.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
marcougo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Abr 28, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por marcougo »

Fala pessoal, tudo bem com vocÊs?

Passei para informar que agora está tudo certo, pois consegui resolver minha pendenga rs,é assim...tá certo que sou do tipo faz tudo, mas conhecer tudo a minha volta ainda está meio longe rs, em relação a pirâmide, conforme comentaram eu procurei saber ao certo como é o princípoio de funcionamento e está tudo bem, aproveitei e fiz uma revisão, agora o fato do DLE20 não estar ligando, o motivo era que internamente ao motor, quando o pistão começa a se movimentar, obrigatoriamente é gerado um vácuo que puxa o combustível para dentro da câmara de combustão, para fazer este diagnóstico precisei fazer uma ferramenta para testar a existÊncia de vácuo e perda de compressão, com isso percebi que estava passando ar pelos rolamentos, estava vazando ar rs, pois eu os tirei os rolamentos para revisá-los , eles estavam fazendo barulho, aí para vedar estes rolamentos precisei aplicar trava rosca, a azul - média, nas partes externas de encaixe destes rolamentos, deixei secar por 24h e depois testei novamente deixando 2 bar por uns 5 minutos, observei que não havia mais fuga, ou seja o motor estava pronto para uso, aí somente foi o tempo de remontar tudo novamente e sentar a púa rs, não deu outra, o motor ficou tipo novo em folha e com uma ótima compressão, este relato pode ser que ajude alguém que esteja com problemas parecidos, aproveito para agradecer aos que opinaram, muito obrigado, abcs.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Motor DLE 20RA parou de puxar combustível

Mensagem por Caiego »

marcougo escreveu:Fala pessoal, tudo bem com vocÊs?

Passei para informar que agora está tudo certo, pois consegui resolver minha pendenga rs,é assim...tá certo que sou do tipo faz tudo, mas conhecer tudo a minha volta ainda está meio longe rs, em relação a pirâmide, conforme comentaram eu procurei saber ao certo como é o princípoio de funcionamento e está tudo bem, aproveitei e fiz uma revisão, agora o fato do DLE20 não estar ligando, o motivo era que internamente ao motor, quando o pistão começa a se movimentar, obrigatoriamente é gerado um vácuo que puxa o combustível para dentro da câmara de combustão, para fazer este diagnóstico precisei fazer uma ferramenta para testar a existÊncia de vácuo e perda de compressão, com isso percebi que estava passando ar pelos rolamentos, estava vazando ar rs, pois eu os tirei os rolamentos para revisá-los , eles estavam fazendo barulho, aí para vedar estes rolamentos precisei aplicar trava rosca, a azul - média, nas partes externas de encaixe destes rolamentos, deixei secar por 24h e depois testei novamente deixando 2 bar por uns 5 minutos, observei que não havia mais fuga, ou seja o motor estava pronto para uso, aí somente foi o tempo de remontar tudo novamente e sentar a púa rs, não deu outra, o motor ficou tipo novo em folha e com uma ótima compressão, este relato pode ser que ajude alguém que esteja com problemas parecidos, aproveito para agradecer aos que opinaram, muito obrigado, abcs.


Estranho de precisar fazer isso, não é normal. Mas, se resolveu, ótimo!
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Responder