Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
dasf2008
membro
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Mar 06, 2011 9:31 am
Localização: Brasília

Mensagem por dasf2008 »

Olá Eduardo,

Os preços aqui do Brasil não são muito diferentes dos daí da Itália, caso você esteja disposto a comprar em quantidade. Aqui no Brasil existem campeonatos de arrancada (com carros) e estes compram metanol em tonéis de 200l e nitrometano em vários litros. Ai, o custo sai bem baixo. O custo de um galão pronto é alto devido aos impostos de importação e a ganância dos importadores e logistas. Se as associações fossem organizadas e comprassem combustível em quantidade, eu estimo que o galão de combustível 10% de nitro não passaria de 40 reais. Mas se você quiser comprar para uso pessoal, o valor fica muito próximo do combustível pronto importado. Não vale a pena a dor-de-cabeça.

Veja um exemplo, o frete para 1 litro de nitrometano custa 80 reais. Para 12 litros, menos que 200 reais. Quanto maior a quantidade, mais diluido fica o custo.

Atenciosamente,
Demétrio Filho
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:50f5c1131c="dasf2008"]Olá Eduardo,

Os preços aqui do Brasil não são muito diferentes dos daí da Itália, caso você esteja disposto a comprar em quantidade. Aqui no Brasil existem campeonatos de arrancada (com carros) e estes compram metanol em tonéis de 200l e nitrometano em vários litros. Ai, o custo sai bem baixo. O custo de um galão pronto é alto devido aos impostos de importação e a ganância dos importadores e logistas. Se as associações fossem organizadas e comprassem combustível em quantidade, eu estimo que o galão de combustível 10% de nitro não passaria de 40 reais. Mas se você quiser comprar para uso pessoal, o valor fica muito próximo do combustível pronto importado. Não vale a pena a dor-de-cabeça.

Veja um exemplo, o frete para 1 litro de nitrometano custa 80 reais. Para 12 litros, menos que 200 reais. Quanto maior a quantidade, mais diluido fica o custo.

Atenciosamente,
Demétrio Filho[/quote:50f5c1131c]

Interessante saber disto! Obrigado pela info.
Quanto ao altíssimo preço que os lojistas cobram, isto tem explicação: no combustível eles não concorrem com hobbyking e assemelhados. O correio não carrega combustível e outros líquidos, aí só por transportadora. Complica tudo.

Entre glows com caseirol ou motores a gasolina, que é mais barata, ainda prefiro os elétricos. não tem o ronquinho legal, mas simplifica tudo, não suja, não apaga, é mais confiável, é mais seguro pq não tem que regular as agulhas nem carregar o aero com a hélice girando. E melhor ainda: dá pra ligar e desligar o motor em vôo quantas vezes quiser.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
lopes.aereo
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 11:58 am
Localização: Caieiras SP

Mensagem por lopes.aereo »

Faço combustivel ha pelo menos 05 anos divido com pessoal da pista , custo apenas R$ 25,00 o Galão funciona muitssimo bem em motores ASP 02 e 4 Tempos, OS do 46 ate o 120 02 tempos , não recomendado porque não tem nitro no OS 04 tempos.

Metanol Quimesp 99,9% de pureza

Oleo de Ricino 400 ML por galão de 3,6 litros

Oleo Castrol Kart Competição ou similar 100 ml por galão

Precisa fechar agulha da baixa ate conseguir resposta rapida entre alta e baixa se morrer abrir agulha, se engasgar fechar agulha, temos motores OS 52 ha 03 anos com otima compressão e sem borra interna
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

Karacas galera... pedi um orçamento do acetato de amila (PA) em uma empresa aqui um Curitiba, um simples frasco de 1 litro... e eu quase cai da cadeira quando chegou o orçamento eles pediram R$ 87,00 :shock: :shock: :shock: .

pra fazer o combustível terei que vender o aero kkkkkkkk
A hélice é um ventilador que mantém o piloto frio. Quando para, o piloto começa a suar.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Gente , Não quero de maneira nenhuma causar Polêmica , só vou citar aqui minha experiência
Sou presidente do Clube CAAB , aqui da grande Florianópolis , aqui no nosso clube , um dos mais novos da velha guarda sou eu
tenho 32 anos de aeromodelismo sendo que 2 no VCC e 30 no RC
lá no Clube temos o Comandante Luiz Artur Faraco que tem 58 anos de aeromodelismo e o Comandante Carlos Eduardo Porto que tem 68 anos de aeromodelismo , como podem ver eu sou o Caçula , e nós só usamos combustível caseiro , ou seja , nós mesmos misturamos e voamos
nunca utilizamos acetato de amila
Compramos somente

Álcool Metilico e óleo de Rícino
na mistura de 4 porções de Álcool e 1 de óleo
tenho ainda meu primeiro motor 15 de vcc Funcionando até hoje e voando

Lembrando que voamos a nível do mar em temperaturas amenas , mas nossos motores são de dar inveja a todos , e todos os novos associados que vão entrando no clube seguem a mesma receita , hoje em dia o clube já compra galões de 200 litros e 50 de óleo para satisfazer a demanda de todos os associados

Qualquer mistura diferente desta que utilizamos eu acho desnecessária , já que por utilização posso garantir a todos que é uma ótima mistura , e contra fatos não há argumentos
Atenciosamente
Sancler Claudino .
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:792efc2507="humbertofcf"]Minha cidade fica a uma altitude de 630 metros...posso utilizar combustível caseiro sem nitro ou terei problemas?
Aproveitando a proporção correta de metanol e óleo de rícino e 4x1 ou 5x1? Pois parece que ha divergência![/quote:792efc2507]

Sim pode.
Todas duas estão corretas. O sancler usa 4x1 eu uso 5x1. A diferença é que a mistura dele tem mais óleo. Teoricamente o motor trabalharia mais lubrificado e mais frio. A mistura dele tem 20% de óleo e a minha tem 16,6 % de óleo e ambas proporções são encontradas também no combustível industrializado. Então, tanto a dele quanto a minha pode ser usada sem problemas, aí fica a critério seu.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
ivanildoalmeida
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Set 01, 2012 10:29 pm

Mensagem por ivanildoalmeida »

Pessoal moro em goiania . a onde posso procura Álcool Metilico,óleo de Rícino .
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

[quote:f20cf3ffea="sancler"]Gente , Não quero de maneira nenhuma causar Polêmica , só vou citar aqui minha experiência
Sou presidente do Clube CAAB , aqui da grande Florianópolis , aqui no nosso clube , um dos mais novos da velha guarda sou eu
tenho 32 anos de aeromodelismo sendo que 2 no VCC e 30 no RC
lá no Clube temos o Comandante Luiz Artur Faraco que tem 58 anos de aeromodelismo e o Comandante Carlos Eduardo Porto que tem 68 anos de aeromodelismo , como podem ver eu sou o Caçula , e nós só usamos combustível caseiro , ou seja , nós mesmos misturamos e voamos
nunca utilizamos acetato de amila
Compramos somente

Álcool Metilico e óleo de Rícino
na mistura de 4 porções de Álcool e 1 de óleo
tenho ainda meu primeiro motor 15 de vcc Funcionando até hoje e voando

Lembrando que voamos a nível do mar em temperaturas amenas , mas nossos motores são de dar inveja a todos , e todos os novos associados que vão entrando no clube seguem a mesma receita , hoje em dia o clube já compra galões de 200 litros e 50 de óleo para satisfazer a demanda de todos os associados

Qualquer mistura diferente desta que utilizamos eu acho desnecessária , já que por utilização posso garantir a todos que é uma ótima mistura , e contra fatos não há argumentos
Atenciosamente
Sancler Claudino .[/quote:f20cf3ffea]

Verdade Sancler... eu tava a procura da Amila porque é a primeira vez que ia voar com o caseirol, como sempre usava o famoso 10% de nitro e achava que não teria um bom rendimento só com os óleos, fiz um litro pra ver como seria a resposta, e só tive que perder uns minutos pra acertar a nova regulagem e os voos foram uma beleza e com uma economia de uns 70 pila :wink:...
Estou a espera de um ASP52 4T posso usar esta mesma formula de mistura ou seria outra? eu estou misturando 800ml A.metilico, 80ml Manona e 80 de Dimetil 600, poderei usar essa???
Valeu .

Daniel
A hélice é um ventilador que mantém o piloto frio. Quando para, o piloto começa a suar.
jorge chala
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 26, 2012 2:19 pm
Localização: minas gerais

Mensagem por jorge chala »

OLÁ ,GOSTARIA DE SABER , TENHO UM MOTOR ASP 52 POSSO COLOCAR , ALCOOL ETILICO , MAIS OLEO DE RINCE .
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote="jorge chala"]OLÁ ,GOSTARIA DE SABER , TENHO UM MOTOR ASP 52 POSSO COLOCAR , ALCOOL ETILICO , MAIS OLEO DE RINCE .[/quote]

pode.... claro... principalmente o "RINCE" , seja lá o que isso for... :roll:
Responder