Combústivel caseiro
Re: Combústivel caseiro
muito bom esse tópico, ontem encomendei o meu primeiro motor glow, um ASP 0.15, isso depois de ler muito a respeito e ter informação de que ele funciona bem com o caseirol.
Só para dar uma atualizada, sou de são carlos- SP, alguem sabe onde encontra metanol e óleo de rícino aqui por perto?
ví também esses ingredientes no mercadolivre, será que vale a pena ou não é confiavel?
bons voos a todos.
Só para dar uma atualizada, sou de são carlos- SP, alguem sabe onde encontra metanol e óleo de rícino aqui por perto?
ví também esses ingredientes no mercadolivre, será que vale a pena ou não é confiavel?
bons voos a todos.
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
- Wesley_Sniper
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Re: Combústivel caseiro
Olá pessoal, tenho um motor .15 onde o combustível usado deve ser 20/12....
Minha duvida é, qual a proporção de óleo que devo usar a cada litro de metanol?
Minha duvida é, qual a proporção de óleo que devo usar a cada litro de metanol?
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Re: Combústivel caseiro
amigo eu uzo 20% a muito tempo........
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
Re: Combústivel caseiro
Wesley_Sniper escreveu:Olá pessoal, tenho um motor .15 onde o combustível usado deve ser 20/12....
Minha duvida é, qual a proporção de óleo que devo usar a cada litro de metanol?
Wesley, esse motor é de automodelo?
20/12, até onde eu sei, seria 20% de nitrometano e 12% de óleo, que é o padrão para automodelos.
Motor de automodelo se usar combustível sem nitro fica muito ruim, perde totalmente o torque.
Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
- Wesley_Sniper
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Re: Combústivel caseiro
Hidden escreveu:Wesley_Sniper escreveu:Olá pessoal, tenho um motor .15 onde o combustível usado deve ser 20/12....
Minha duvida é, qual a proporção de óleo que devo usar a cada litro de metanol?
Wesley, esse motor é de automodelo?
20/12, até onde eu sei, seria 20% de nitrometano e 12% de óleo, que é o padrão para automodelos.
Motor de automodelo se usar combustível sem nitro fica muito ruim, perde totalmente o torque.
Abraços.
Mais ou menos.
Ele serve para auto e aero, porém não é excelente para nenhum do dois.
O motor é um Toki .15, coloquei o danado em um pastinha e o bicho voo igual um ap.15 hornet(Até mais rapido)...
Neste caso não sei se é pior ou mais toleravel a questão de redução do torque.
Re: Combústivel caseiro
pessoal,
Ja uso o caseirol a muito tempo, agora estou com um motor OS 4t que só rodava com nitrado, ao utilizar o caseirol comum 4x1 funcionou bem porem com potência muito reduzida, estou pensando em fazer a mistura com 10% de nitro e 16% de óleo de mamona, aqui onde moro tem nitro a 100,00 o litro ja fiz as contas e vai ficar em aproximadamente 80,00 5 litros será que vale a pena?
Ja uso o caseirol a muito tempo, agora estou com um motor OS 4t que só rodava com nitrado, ao utilizar o caseirol comum 4x1 funcionou bem porem com potência muito reduzida, estou pensando em fazer a mistura com 10% de nitro e 16% de óleo de mamona, aqui onde moro tem nitro a 100,00 o litro ja fiz as contas e vai ficar em aproximadamente 80,00 5 litros será que vale a pena?
Re: Combústivel caseiro
Pessoal, esse fornecedor citado, São Lazaro, aqui no rio de janeiro, não fornece o Metanol PA (Puro), alguém sabe informar outro lugar no Rio para comprar Metanol PA?
Alguém já comprou esses do Mercado Livre? É confiável?
Alguém já comprou esses do Mercado Livre? É confiável?
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Re: Combústivel caseiro
Não há necessidade de usar metanol PA.O metanol técnico serve muito bem.Enquanto o metanol PA é 99,9% puro, o técnico é 99,5% .O motor nem irá notar a diferença.
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Re: Combústivel caseiro
Bem vamos lá... Não há nada de errado com combustível caseirol. Tanto é assim que toda competição dentro das normas FAI obriga a utilização de combustivem sem nenhum aditivo. Ou seja: caseirol puro é o que de ser usado. O nitro-metano ajuda na regulagem da carburação de nossos motores 2t pois libera uma molécula de oxigénio quando é queimado. Este oxigénio a mais permite que a mistura que voce ajustou com o avião no solo continue a funcionar quando voce está em voo. Explicação: quando em maiores alturas o ar é mais rarefeito e tem menos oxigénio. O motor vai desempenhar menos. Para os iniciantes fica mais fácil acertar a carburação com combustível nitrado. Para voos de domingueiros bastaria 5% de nitro-metano para atingirmos uma carburação fácil e lenta mais redonda. Mais que isso não faz muito sentido e caso necessitarmos de mais força seria melhor trocar o motor e não o combustível. Para que um motor glow tenha melhor desempenho com caseirol é importante que o mesmo tenha alta taxa de compressão. Alguns motores possuem anéis de vedação no cabeçote que podem ser retirados para aumento desta taxa. Cuidado deve ser tomado para que voce não tenha uma pressão tão grande que cause a explosão do combustível antes do momento desejado (per-iguinição).
Sintomas de per-iguinição: retrocesso na partida, queimar velas, aquecimento exagerado e mais problemas....
O nosso hobby já é bem caro e temos de desmistificar o uso do caseirol pois combustível preparado tá caro pra caramba
Abraço a todos
Sintomas de per-iguinição: retrocesso na partida, queimar velas, aquecimento exagerado e mais problemas....
O nosso hobby já é bem caro e temos de desmistificar o uso do caseirol pois combustível preparado tá caro pra caramba
Abraço a todos
Re: Combústivel caseiro
Já falei isso aqui algumas vezes. Mas tem gente que insiste em comprar "metanágua", mistura com óleo de rícino e quer que os motores funcionem bem. Para um bom caseirol é preciso um bom metanol (PA) e um bom óleo de rícino (PA), nada mais que isso.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.