Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
C.Brum
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 7:41 pm

Mensagem por C.Brum »

Senhores;

Estou tomando a liberdade de postar aqui o endereço de uma loja no RJ onde comprar os " ingredientes " do combustível caseiro, o qual tenho usado há 06 meses sem problemas.

São Lázaro Produtos Químicos

Rua Conde de Agrolongo nº 1092 Penha - RJ Capital

Tel.: 21 25606774

Alcool Metílico ( 5L ) R$ 17,00
Óleo de Mamona ( 1L ) R$ 8.90

Espero que ajude.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:1c373e10c4="C.Brum"]Senhores;

Estou tomando a liberdade de postar aqui o endereço de uma loja no RJ onde comprar os " ingredientes " do combustível caseiro, o qual tenho usado há 06 meses sem problemas.

São Lázaro Produtos Químicos

Rua Conde de Agrolongo nº 1092 Penha - RJ Capital

Tel.: 21 25606774

Alcool Metílico ( 5L ) R$ 17,00
Óleo de Mamona ( 1L ) R$ 8.90


Espero que ajude.[/quote:1c373e10c4]

Sempre compro meus combustível nesta loja , só que a proporção que utilizo é 20% e não 16,7%.
Alcool metílico (4L)+Óleo de mamona(1L)+Oleo de banana(50ml) para facilitar a diluição alcool/mamona
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Yankee, existem óleos sintéticos especiais para motores glow, mas são mais caros que o óleo de mamona, com certeza.... E os próprios fabricantes recomendam o de mamona a não ser para competições, casos em que geralmente a VIDA UTIL dos motores é secundária.
Avatar do usuário
yankee
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Ago 26, 2007 7:39 pm

Mensagem por yankee »

Olá josaka.
Com base no seu texto que segue.

“Bem corrigido Matheus me equivoquei o pro kart é rícinico, mas utilizamos da seguinte forma: misturamos dos 100% de óleo 70% de óleo puro de ricino e o restante de pro kart, pois possui aditivos que evitam aquele verniz do óleo puro e a cor fica um vermelho claro. Já o usei puro, mas sai caro, usei também puro o super kart 2T da Delft lubrificantes e da Unioil todos funcionaram muito bem. Mas ta difícil de encontrar, não sei se ainda fabricam.”

Se bem entendi. Eu usarei 70% de óleo de mamona puro e tão somente 30% de óleo 2t. Pegunto se é viável a utilização dessa proporção com o óleo 2T abaixo. Bem como no meu caso em específico, para um motor glow .25LA.

Segue texo do fabricante
“O óleo DIMETIL 600 PLUS 2T, vem sendo testado a exaustão desde o inicio de 2006, principalmente em São Paulo na região de Campinas e também na região de Bauru, cidades onde tem Kartódromos e Campeonatos regionais, é feito com base no óleo de rícino e contem novos aditivos especiais para limpar mais os motores e evitar o desgaste.”

E mais,o que vem causando dúvida. Uns dizem que, adiciona-se a proporção de óleo em 1 litro de metanol. Outros, adiciona-se metanol na medida de óleo já dimencionada até completar 1 litro da mistura. Qual a sua opinião????

SAUDAÇÕES.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Eu só conheci (na real só passei a utilizar) os combustíveis comerciais no R/C, até então quando voava VCC a 15 anos atrás sempre usei combustível caseiro.
Ou usava óleo de rícino PA ou utilizava o Castrol M50 pra KART (era azul) e depois passou a chamar-se Formula Kart ou algo assim e já vinha numa coloração vermelha!!
Esse era o óleo recomendado na época pelo fabricante de motores nacionais SASSI.
Proporção de 4x1 ou seja, 4 litros de metanol para 1 litro de óleo.
Nunca, eu disse nunca, tive problema algum de regulagem nos VCC e no R/C ainda cheguei a fazer alguns voos muitos anos atrás com esse combustivel!!
Muitos amigos voam sem nitro aqui em Pelotas com o combustivel MK 0%nitro e tb voam alegres e contentes!!
Eu utilizo 10% nitro por opção, Omega, Wildcat ou MK!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

ola amigos....tambem tenho algumas duvidas a respeito da mistura....
encontrei aqui em minha cidade o puro oleo de ricino, refinado por uma usina de biodiesel da região, minha duvida é que tipo de alcool eu utilizo?

pelo que entendi se utilizo alcool para análises: será 75% alcool e 25% (ou menos) de oleo de ricino.

será que ta certo ? e a questão do oleo 2t para kart é bom colocar tambem na proporção que ja foi mencionada de 30% do lubrificante ?
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Tambem estou querendo fazer o meu próprio combustível. Aqui em Manaus estamos pagando R$ 115,00 por um galão de 3,6 lts de combustível com 10% de nitro. Mas aí um amigo meu com mais de quarenta anos de aeromodelismo, me disse que combustível caseiro não dá certo nos motores modernos. Essa afirmativa procede? Ele me explicou que os motores atuais já saem de fábrica preparados para usar nitro no combustível, e se vc colocar só o metanol com óleo de rícino os motores não funcionam direito. Além da vida útil diminuir. É verdade isso?
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

O q é verdade é que motores utilizando combustível com 10% de nitro trabalham em uma temperatura mais baixa q usando sem nitro, agora em q ponto os motores novos seriam realmente feitos pra usar só combusta com nitro sei não, acho que a boa regulagem ainda permitem usar combustivel sem nitro!
O que não podemos comparar é um combustível feito em uma indústria ao feito em casa, o manusei destes são diferentes, mas aqui na cidade tem cara q usou a vida toda 0% nitro e tá feliz na vida!
Eu utilizei 0% tb algum tempo num CB46 sem problema algum, depois q passei pra OS e Saito prefiri utilizar 10% nitro por achar que estaria utilizando um combustível mais confiável em termos de controle de qualidade na mistura e manuseio.
Vai de cada um!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Bem, como sou apenas eu que irei usar o combustível produzido por mim, vou tomar todo o cuidado ao manuseá-lo. Tenho guardados aqui em casa, uns vinte galões vazios que vou utilizar no armazenamento. Não me importo que a potência fique reduzida. Não vou é ficar pagando um absurdo pra esses caras que vendem combustível se eu quiser voar. Além do mais, eu curto mais glow do que elétrico. E, se, a mistura feita em casa permite ao motor trabalhar normalmente, eu pretendo nunca mais comprar combustível pronto.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Quando eu voava VCC a 17 anos atrás mais ou menos nós juntávamos o pessoal, comprávamos em quantidade metanol e óleo de rícino PA, misturávamos e dividíamos, ficava baratinho e nunca deu problema.
Fui conhecer nitro no R/C, mas aqui na pista tem muita gente que usa sem nitro e tá feliz!
Sei lá se é frescura minha, mas me acostumei a voar com 10% nitro, acho exorbitante pagar R$60,00 por 3,6lts mas.........
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Responder