Motor Sobrealimentado (turbo/blower)
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
... voltando ao planeta terra e querendo tirar mais de um motor pra aero.
Não é mais eficiente usar um boa e sincronizada Pipa?
Usei em um ST61 e quero usar em um OS46.
É mais barato e vai dar performance melhor em baixa.
Não é mais eficiente usar um boa e sincronizada Pipa?
Usei em um ST61 e quero usar em um OS46.
É mais barato e vai dar performance melhor em baixa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Eu acredito que sobre alimentar um motor de aeromodelo até seria possivel e viavel porem nao serviria pra literalmente NADA.
Em aviões full, tipo um seneca, money entre tantos outros o turbo é feito não somente para aumentar a potencia, porque ele aumenta bem pouco... Ele é feito para a aeronave poder voar + alto onde o ar é rarefeito e o motor aspirado perde muita potencia.
Podem ver que um skylane aspirado apos os 7000 pes, quase nao sobe +, mesmo com a manete no batente o motor não rende nada, o mesmo com turbo (tudo de fabrica) tem um teto operacional de aprox 19000 pes. Nem vou entrar na questao que o piloto e pax teriam que usar suprimento de oxigenio.
Em se tratando de carros, quanto + pressão e vazão do turbo o motor vai render +, claro que você precisa compensar isso com o aumento de combustivel, senão derrete tudo, voce até poderia colocar 5.000hp num motor 1.0L mas precisaria de uma pressão incrivel e materiais pra forjar camisa, pistão, vira, fora block guard... que acho que só encontria em outro planeta.
Pra aumentar a potencia de um motor glow sem acrescentar muito peso, eu aconsselho uma pipa, tenho um OS FX 61 com uma Hatori e funfa que é o bicho.
Sou + a opnião do Marco, taca logo um motor maior e pronto, se sobrealimentar um motor glow fosse facil, já teriam varios a venda.
Eu já tive 1 YS 91 air chamber, que eles falam que tem a potencia de um 120, mas nao tinha nao.
Abraços.
Em aviões full, tipo um seneca, money entre tantos outros o turbo é feito não somente para aumentar a potencia, porque ele aumenta bem pouco... Ele é feito para a aeronave poder voar + alto onde o ar é rarefeito e o motor aspirado perde muita potencia.
Podem ver que um skylane aspirado apos os 7000 pes, quase nao sobe +, mesmo com a manete no batente o motor não rende nada, o mesmo com turbo (tudo de fabrica) tem um teto operacional de aprox 19000 pes. Nem vou entrar na questao que o piloto e pax teriam que usar suprimento de oxigenio.
Em se tratando de carros, quanto + pressão e vazão do turbo o motor vai render +, claro que você precisa compensar isso com o aumento de combustivel, senão derrete tudo, voce até poderia colocar 5.000hp num motor 1.0L mas precisaria de uma pressão incrivel e materiais pra forjar camisa, pistão, vira, fora block guard... que acho que só encontria em outro planeta.
Pra aumentar a potencia de um motor glow sem acrescentar muito peso, eu aconsselho uma pipa, tenho um OS FX 61 com uma Hatori e funfa que é o bicho.
Sou + a opnião do Marco, taca logo um motor maior e pronto, se sobrealimentar um motor glow fosse facil, já teriam varios a venda.
Eu já tive 1 YS 91 air chamber, que eles falam que tem a potencia de um 120, mas nao tinha nao.
Abraços.
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
"KEEP FLYING"
BRA 5273
- -=|Novelli|=-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 2044
- Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
- Localização: São Paulo SP
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
- -=|Novelli|=-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 2044
- Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
- Localização: São Paulo SP
-
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
- Localização: Maringá/Paranavaí - PR
[quote:80b1e6f5e9="oswaldo pires"]muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????[/quote:80b1e6f5e9]
Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h
Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.
Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.
Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]
O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]
Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]
Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url]
Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h
Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.
Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.
Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]
O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]
Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]
Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url]
Abraço a todos
Marcos
Marcos
[quote:335bd747eb="apzeiro"][quote:335bd747eb="oswaldo pires"]muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????[/quote:335bd747eb]
Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h
Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.
Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.
Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:335bd747eb]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]
O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:335bd747eb]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]
Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:335bd747eb]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]
Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url][/quote:335bd747eb]
700km/h?
Sei não hein...
Da para checar a velocidade desse ai no video com um programinha... deve ser algo próximo de 250~300km/h.
Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h
Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.
Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.
Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:335bd747eb]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]
O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:335bd747eb]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]
Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:335bd747eb]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]
Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url][/quote:335bd747eb]
700km/h?
Sei não hein...
Da para checar a velocidade desse ai no video com um programinha... deve ser algo próximo de 250~300km/h.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
- rasec_jj
- membro
- Mensagens: 2555
- Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
- Localização: Belém, Pa
- Contato:
[quote:9fc504848a="apzeiro"][quote:9fc504848a="oswaldo pires"]muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????[/quote:9fc504848a]
Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h
Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.
Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.
Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:9fc504848a]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]
O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:9fc504848a]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]
Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:9fc504848a]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]
Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url][/quote:9fc504848a]
Digamos que chegue aos 700km/h... Mas é IMPOSSÍVEL de pilotar! Como que faz um circuito normal com um aero deste tamanho com esta velocidade? Não dá tempo nem pra pensar em fazer uma curva pra voltar. Pra isso, teria que ir muito longe com o aero e você o perderia de vista e até mesmo o sinal do rádio. Tive um sokol que chegava aos 250km/h. Já era muito dificil!
Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h
Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.
Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.
Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:9fc504848a]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]
O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:9fc504848a]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]
Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:9fc504848a]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]
Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url][/quote:9fc504848a]
Digamos que chegue aos 700km/h... Mas é IMPOSSÍVEL de pilotar! Como que faz um circuito normal com um aero deste tamanho com esta velocidade? Não dá tempo nem pra pensar em fazer uma curva pra voltar. Pra isso, teria que ir muito longe com o aero e você o perderia de vista e até mesmo o sinal do rádio. Tive um sokol que chegava aos 250km/h. Já era muito dificil!
Júlio Cesar de Almeida Jr.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
.. hããã. Não!
Alguns Jatos fazem RC isso e o piloto, de acordo com relatos pilota quase por instinto.
Dez segndos depois já está um pouco fora dos limites de alcance dos radios, mas na realidade eles alcançam um ouco mais.
É uma palpitação constante no coração... já pilotei um aero a um pouco mais de 200km e é um sufco.
Alguns Jatos fazem RC isso e o piloto, de acordo com relatos pilota quase por instinto.
Dez segndos depois já está um pouco fora dos limites de alcance dos radios, mas na realidade eles alcançam um ouco mais.
É uma palpitação constante no coração... já pilotei um aero a um pouco mais de 200km e é um sufco.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!