Que helice usar em um OS .55 AX?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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derioeng
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Que helice usar em um OS .55 AX?

Mensagempor derioeng » 06 Abr 2010 16:16

Ola pessoal,

Estou com um Albatroz para .46, porem estou utilizando um OS .55 AX,
no site na OS não tem o manual do motor, andei garimpando na NET e achei muitas informações diferentes. Contudo estou utilizando uma helice 11x7, esta voando bem, porém não tem muita velocidade, gostaria de saber se existe uma dica melhor que não prejudique a decolagem.

Muito obrigado a todos pela dedicação.

Att

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ale_nevesbr
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Mensagempor ale_nevesbr » 06 Abr 2010 16:18

Cara, acabei de instalar este motor no avião de um cliente e o manual recomenda hélices na faixa de 12X6 até 13X6-7

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rafael52
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Mensagempor rafael52 » 06 Abr 2010 16:19

http://www.osengines.com/manuals/index.html

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MaldonadoF
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Mensagempor MaldonadoF » 06 Abr 2010 16:45

Bom... só pela piada: http://tinyurl.com/y9kt8xk 8) 8) 8)

Agora...
http://manuals.hobbico.com/osm/55ax-manual.pdf

Ou:
Sport 12x7-8, 13x6-7
Ou seja, recomendadas pelo fabricante: 12x7, 12x8, 13x6, 13x7

Alguns usuários do RC Groups recomendam:
Sport: 12x6 APC
3D: 12.25x3.75 APC / 13x4W
Velocidade: 11x6 Evolution


Em casa, vai particularmente bem com uma 12x7. Leva um stick de 2 metros de envergadura que nem pena...

Agora, esse baita motor para um Albatroz? E ainda com mais velocidade?
Vá com calma... esse motor é bem forte se usado/regulado corretamente!

Coloque uma Master Airscrew 12x7, hélice muito boa e barata... balanceie corretamente e posta pra gente o resultado!

Boa sorte e um abraço! :D :D

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Mateus Pinheiro
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Mensagempor Mateus Pinheiro » 06 Abr 2010 17:15

bota uma 12x6 e seja feliz :D

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derioeng
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Mensagempor derioeng » 06 Abr 2010 18:41

Galera obrigado pelas dicas vou trocar por uma 12x7, e posto na sequencia, só não sei se vai rolar voos aki na minha região(Santos) esta fim de semana, pois esta chovendo muito, mais assim que der vou testar.

Abraços a todos.

Att.

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rgmanica
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Mensagempor rgmanica » 06 Abr 2010 22:45

Via de regra, para aumentar a velocidade, aumente o passo da hélice e diminua o diâmetro. Não se esqueça que a aerodinâmica do modelo conta muito, visto que a hélice de passo 7 "derrapa" em voo e não consegue avançar exatos 7 polegadas por giro.
O ideal mesmo seria fazer medições e testes em vôo para saber se não se está forçando o motor, como base a rpm é um ótimo parametro. Diminuindo o diâmetro e mantendo a rpm dentro da faixa, o motor aguenta (sem exageros).
Por aqui, usando uma 12x6 o motor fica tranquilo, regula muito bem, mas não deu muita velocidade a um tucano. Aumentado o passo para 7 ficou legal e 8 fica ótimo - e o motor aguenta.
Seria interessante, dependendo o uso, o teste com hélices 11x7 - 11x8 - 11x9 - e porque não 11x10 e 11x11 exagerando. Se não me engano, tem apc de 11x12.


Pra qual modelo é a hélice?

Abraços,

Rom

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Mensagempor derioeng » 07 Abr 2010 20:37

Caro Amigo rgmanica,

Obrigado pela dica, se me permite gostaria de lhe fazer uma pergunta, estou utilizando uma 11x7(como mencionado acima), você acha que pode danificar o motor por estar utilizando uma helice fora do recomendado?
Referente ao tipo de voos, costumo fazer voos tranquilos sem muitas manobras.

Obrigado.

Att.

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rgmanica
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Mensagempor rgmanica » 07 Abr 2010 22:18

Como está o funcionamento do motor? Ele está funcionando bem? Tem como medir as RPMs? Uma coisa é certa, o manual foi feito por pessoas que tem domínio no assunto, então, segui-lo é quase que uma obrigação.
Acontece que é muito comum passar dessas recomendações e o motor continuar funcionando. Mas provavelmente, com vida útil menor. Numa situação dessas, pode-se engordar a mistura, tanto adicionando óleo no combustível quanto se abrindo alguns cliques da agulha pra ajudar o motor um pouco.
O motor provavelmente vai funcionar com a 11x7, porém em longo prazo estará sendo prejudicado. Engorde a mistura pra compensar um pouco essa rotação a mais.

No post acima, me esqueci de falar nas hélices 12X? que são mais indicadas para o motor, mas pode-se usar sim hélices 11x? só sobre pena de desgaste maior.

Exemplo que aconteceu aqui na cidade. Um amigo comprou um ax55 e eu amaciei, com uma 12x6 e usando o manual como regra. Era seu primeiro glow e estava vindo dos elétricos. Ele continuou voando com a 12x6 e o motor nunca apresentou falhas.
Quase no mesmo período outro companheiro de pista comprou também um ax55, já voava glow há bastante tempo, ele fez todos os processos, mas estava apresentando alguns problemas de afinação e falhas. Não sei se baseou-se no manual ou na experiência de outros modelistas. Mas um dia, o amigo que eu tinha amaciado o motor me disse que tinha comprado uma hélice 11x7 sob a indicação do outro cara do ax55 com problemas. Ele me perguntou o que eu achava e só fiz três perguntas:

1- O que tem no manual?
2- Qual motor falha?
3- O que você acha?

Claro que essa condição do ax55 falhento não era só pela hélice, mas mostra o que é muito comum acontecer, alguém dar uma dica que recebeu de outra pessoa mesmo estando passando por problemas. Às vezes deve-se filtrar e avaliar se realmente é vantajosa ou é só mais uma dica passada em frente sem muito fundamento.

Abraços,

Rom

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Mensagempor derioeng » 08 Abr 2010 12:02

Amgo Rom,

Valeu pela dica, muito bom mesmo,
O motor aparentemente esta funcionando bem e sem problema de afinação, só notei uma coisa que o meu antigo OS.46FX não fazia e não sei se é normal (o pessoal mais experiente de onde eu voo disse que é normal---sei lá...), é quando estou em voo e passo para lenta o motor fica "grilando", + ou - assim "tri-tri-tri...", e foi isto que eu achei estranho e verifiquei a especificação do motorxhelice, mais com essa sua dica o melhor a fazer mesmo é trocar a helice.
OBS: Assim que eu testar (provavelmente no sábado), mando o resultado.

Mais uma vez Obrigado.

Att.
Dério.

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Mensagempor Giuliano MO » 08 Abr 2010 12:07

Minhas experiências com OS55AX:

* Condor46 da prince, helice JXF 11X7, tava muito legal, velocidade e tração perfeitos, motor girava muito bem, muito bacana o vôo;
* Tango 40 Hangar 9 com APC 12,25X3,75, vôo tb bacana mas era pra vôo pendurado, não gostava de botar a pleno em vôo nivelado ou mergulho pq motor girava demais e só gritava sem render, diferentemente da 11X7 no condor que eu abusava dos mergulhos a pleno!!!
* Groovy 3D 50 world models tb com 12,25X3,75, motor rendia menos que no Tango pelo aero ser mais pesado, vôo bacana e segurava no torque com certa limitação, mas boa diversão.
* Albatroz 46 INCOAER (o aero em questão), usei com Master 11X6 na época, voava bem sem girar demais, com boa velocidade e com o Albatroz assim montado me diverti muito!!
* Super Stunts world models, com Master 12X6 vôo banaca porém meio xoxo, não sei se o aero q não foi feito pra velocidade mas era meio "freio de mão puxado", porém em acrobacias sem velocidade estava perfeito. Depois esse conjunto vendi prum amigo que mudou a helice para uma 13X5 master eu acho, voo muito bacana pendurado, sem velocidade mas perfeito em acrobacias de baixa velocidade.

Tudo depende do avião, acho que uma hélice muito bacana é a APC legítima 12X6 sport!!!!

Meu conselho, compre umas 3 hélices e faça você mesmos os testes, é a melhor coisa, tenha em mãos um contagiros.
A melhor hélice será a que você mais gostar do vôo do aero e que deixe ele numa faixa de rotação compatível para ele indicada no manual de instruções.
Giuliano MO
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Mensagempor derioeng » 08 Abr 2010 18:26

Amigo Giuliano MO,

Obrigado pela dica, infelismente não tenho um medidor de rotação,vou ver se o pessoal da pista tem, mesmo assim vou trocar a helice para fazer alguns testes para sentir a diferença. Com a que esta hoje(11x7), ta voando bem, porem não tenho parametro, pois não experimentei nenhuma outra.

Abrços
Att.

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Mensagempor Giuliano MO » 08 Abr 2010 22:45

Tchê, primeira hélice no teu caso seria a APC 12X6, na falta dela uma JXF de madeira 12X6 ou na pior uma Master!!!

Aí depois tu nos diz o q achou!!
Giuliano MO

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Mensagempor derioeng » 10 Abr 2010 13:14

Amigo Giuliano MO,
Vou começar com uma Master 12x6, como recomendado. ai posto o resultado, to indo lá agora.

Valeu,
Abraços.
Dério.

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Mensagempor derioeng » 12 Abr 2010 09:19

Ola pessoal,

Conforme prometido testei a uma helice master 12x6 no meu albatroz com motor OS-55AX. Inicialmente estava rodando com uma master 11x7(não notei nenhum problema). Não achei que ficou muito legal(pode ser falta de costume), com a helice anterior ao tirar o motor (lenta) em vôo, ele quase não tinha inércia, demorava bastante para começar a perder velocidade, poém agora ele quase que freia ao tirar o motor, acho que é devido à helice ser maior e ter um passo menor. Vou testar uma 12x7 para ver como fica e posta aqui para comentários.

Abraço a todos e Obrigado.

Att.

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Mensagempor derioeng » 18 Abr 2010 22:09

Pessoal.,voei hoje com uma 12x8, excelente, perfeita.

Até.

mansour
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Mensagempor mansour » 29 Jun 2010 00:19

amigo vc continua com a helice 12x8 ? comprei um 55ax semi novo que o ex dono estava com uma 11x7 .... coloquei o motor num modelo f 15 da great planes para motor 46 , nao testei ainda pois como estou voltando no esporte, vou pegar dedo com outro modelo.... o que vc me indica ? obrigado mansour

mansour
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Mensagempor mansour » 29 Jun 2010 00:55

me desculpem todos .. estou voltando ao aeromodelismo depois de 8 anos longe ... parabéns pelos organizadores do site que é ótimo e tem me ajudado muito...... agora sim a pergunta !! desculpem todos pela falta de eduacação de nao me apresentar ! !

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derioeng
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Mensagempor derioeng » 05 Jul 2010 21:25

Ola Amigo mansour,

Dei uma olhada no manual do motor e a 11x7, esta um pouco fora, o recomendado é apartir da 12x7. Porem o importante é não ultrapassar o rotação máxima especificada pelo motor, no nosso caso 10.000rpm, porque isso diminui a vida util do motor. Porem isso não seri muito proplema tendo em vista que estes motores tem uma grande durabilidade mesmo em condições extremas. O mais importante é você se sentir bem e se acostumar com o conjunto heli/motor. pois possuem caracteristicas diferentes na decolagem e no pouso, que dependem do passo e diametro da heli. Eu me adptei bem com a mencioanda 12x8, possue uma boa potencia na decolagem e boa velocidade final. Sugiro fazer uns 2 voos com a 11x7 e depois trocar para 12x8. Porem particularmente eu utilizaria uma 11x8.

Abraço, bons voos.

Att.

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Candido
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Re: Que helice usar em um OS .55 AX?

Mensagempor Candido » 20 Jul 2018 13:04

Acabei de comprar Gaviao GT500 de Prince ( Plyon ) e motor OS engines 55ax ...... tenho uma duvida.. qual é o helice plyon para Gaviao plyon ?
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)

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Re: Que helice usar em um OS .55 AX?

Mensagempor Paulinho » 21 Jul 2018 07:57

Candido escreveu:Acabei de comprar Gaviao GT500 de Prince ( Plyon ) e motor OS engines 55ax ...... tenho uma duvida.. qual é o helice plyon para Gaviao plyon ?

Tem que ser a mais quadrada possível, talvez uma 9X8.5 APC ou a melhor delas que é a 9.25 x 7 Bolly. Mas fica esperto com o combustível que for usar, este motor não é desenvolvido para Pylon! Talvez tenha que usar glow para motores 4T pois tem mais óleo na mistura...
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