Velas(Glow Plugs)
- christianocosta
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Velas(Glow Plugs)
Não encontrei nenhum tópico falando muito sobre velas. Resolvi então com toda ousadia como sempre criar um novo tópico. gostaria de saber mais sobre velas(glow plugs.
segue a lista de velas mais comuns de serem encontradas. quem souber de cada uma poste o que sabe.
OS A3,A8,P3,P4,P5,P6,P7,P8
CB Media fria Quente e a nova cb turbo
Enya
La Rossi
e outras que alguem tiver mais informaçoes
estou mais curioso para saber da qualidade das velas cb..pois têm um preço bem acessivel..e quero saber um pouco mais sobre as velas turbo..
segue a lista de velas mais comuns de serem encontradas. quem souber de cada uma poste o que sabe.
OS A3,A8,P3,P4,P5,P6,P7,P8
CB Media fria Quente e a nova cb turbo
Enya
La Rossi
e outras que alguem tiver mais informaçoes
estou mais curioso para saber da qualidade das velas cb..pois têm um preço bem acessivel..e quero saber um pouco mais sobre as velas turbo..
Em briga de sací qualquer chute é voadora
- christianocosta
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[quote:9a1d656d4b="christianocosta"]Up!!![/quote:9a1d656d4b]
[color=red:9a1d656d4b]15- Não é permitido fazer[size=18:9a1d656d4b] UP[/size:9a1d656d4b] nos tópicos para torná-los ativos novamente, exceto se houver novas informações que possam facilitar aos demais usuários responderem uma dúvida ou entenderem o conteúdo. Sempre que for notado o uso do UP com o fim de aumentar o número de posts, o usuário poderá ser advertido ou suspenso. Para o uso do UP nas salas de classificados existe uma regra específica que pode ser lida mais adiante. [/color:9a1d656d4b]
[color=red:9a1d656d4b]15- Não é permitido fazer[size=18:9a1d656d4b] UP[/size:9a1d656d4b] nos tópicos para torná-los ativos novamente, exceto se houver novas informações que possam facilitar aos demais usuários responderem uma dúvida ou entenderem o conteúdo. Sempre que for notado o uso do UP com o fim de aumentar o número de posts, o usuário poderá ser advertido ou suspenso. Para o uso do UP nas salas de classificados existe uma regra específica que pode ser lida mais adiante. [/color:9a1d656d4b]
Um pouco sobre Velas...
Boa tarde pessoal...
Não sou muito participativo no fórum, tenho certo receio de escrever alguma bobagem quando não domino o assunto... porém sobre velas glow tenho alguma experiência (inclusive na fabricação). Então fico seguro de estar informando corretamente.
Vamos lá:
A vela glow vai muito além do filamento, são empregues na sua montagem:
**Corpo da vela (torneado apartir de uma barra (geralmente de aço doce SAE 1010/1020 chumbaloy ou latão) as dimensões da usinagem interna são cuidadosamente calibradas para que após a montagem não haja vazamento ou perda da compressão.
** Pino da vela (torneado em aço ou latão) da mesma maneira que ocorre com o corpo da vela (o ajuste deve ser cuidadoso) para que ao montar não exista contato entre o pino e o corpo da vela se isso ocorrer haverá curto circuito e a vela não acenderá.
** Isoladores (arroelas de fibra de vidro) tem a função de centralizar o pinoe isolá-lo da carcaça da vela (com folga de ~ 0,05mm no raio) evitam o curto circuito.
** Anéis de papelão hidráulico (geralmente PHS 1212 alta temperatura , Não amianto, espessura varia conforme a especificação da vela e a taxa de compressão do motor, são montados com o objetivo de selar a vela um antes do isolador e outro após o isolador antes do pino..
** Anél de selagem final (material ductil) tem a função de manter pressionados todos cos componentes da vela e dar o acabamento na sede do pino, geralmente em Cobre/ Alumínio ou latão é o ultimo componente a ser instalado antes da prensagem da vela.
** Filamento ( O coração da vela) , é fabricado em duas ligas PtIr (platina irídio, geralmente OS / ASP/ FOX/ S tigre... etc) a liga geralmente é 97% Pt e 3 % Ir a qualidade é inferior devido ao menor poder catalítico do Irídio.
A Outra liga é PtRh de 97% Pt e 3% Rh a 95%Pt e 5 % Rh a qualidade melhora com acréscimo de Rhódio, só que o preço dispara (Velas com liga de PtRh Enya, CB, Yamada (YS)
O grau de temperatura da vela muda conforme o diametro do filamento, só posso afirmar com certeza na escala utilizada pela CB.
Vela nº 2 (fria) Pt-Rh espessura 0,2mm
Vela n° 3 (média) Pt-Rh espessura 0,22mm
Vela n° 4 (fria) Pt-Rh espessura 0,25mm
Vela n° 5 (extra fria) Espesssura 0,27mm (descontinuada)
A montagem de uma vela é uma atividade muito criteriosa, o filamento deve ser soldado ao pino e ao corpo da vela, deve possuir comprimento exato e se enrrolado em um diâmetro calibrado com passo constante, isso exige dispositivos similares a de relojoaria destreza e paciência, a solda utilizada é elétrica tipo ponto (similar a utilizada para solda de brackets ortodônticos) após a montagem a vela é selada permanentemente numa prensa tipo balancim e em caso de falha no teste de acendimento nenhuma material poderá ser reaproveitado.
Da mesma forma que a recondicionamento de uma vela glow é impossível. qualquer história neste sentido é balela ou lenda a vela trabalha quimica e mecânicamente para o funcionamento correto do motor.
Sem mais espero ter colaborado e fico a disposição para quaisquer dúvidas que restem.
att.
Arthur
Não sou muito participativo no fórum, tenho certo receio de escrever alguma bobagem quando não domino o assunto... porém sobre velas glow tenho alguma experiência (inclusive na fabricação). Então fico seguro de estar informando corretamente.
Vamos lá:
A vela glow vai muito além do filamento, são empregues na sua montagem:
**Corpo da vela (torneado apartir de uma barra (geralmente de aço doce SAE 1010/1020 chumbaloy ou latão) as dimensões da usinagem interna são cuidadosamente calibradas para que após a montagem não haja vazamento ou perda da compressão.
** Pino da vela (torneado em aço ou latão) da mesma maneira que ocorre com o corpo da vela (o ajuste deve ser cuidadoso) para que ao montar não exista contato entre o pino e o corpo da vela se isso ocorrer haverá curto circuito e a vela não acenderá.
** Isoladores (arroelas de fibra de vidro) tem a função de centralizar o pinoe isolá-lo da carcaça da vela (com folga de ~ 0,05mm no raio) evitam o curto circuito.
** Anéis de papelão hidráulico (geralmente PHS 1212 alta temperatura , Não amianto, espessura varia conforme a especificação da vela e a taxa de compressão do motor, são montados com o objetivo de selar a vela um antes do isolador e outro após o isolador antes do pino..
** Anél de selagem final (material ductil) tem a função de manter pressionados todos cos componentes da vela e dar o acabamento na sede do pino, geralmente em Cobre/ Alumínio ou latão é o ultimo componente a ser instalado antes da prensagem da vela.
** Filamento ( O coração da vela) , é fabricado em duas ligas PtIr (platina irídio, geralmente OS / ASP/ FOX/ S tigre... etc) a liga geralmente é 97% Pt e 3 % Ir a qualidade é inferior devido ao menor poder catalítico do Irídio.
A Outra liga é PtRh de 97% Pt e 3% Rh a 95%Pt e 5 % Rh a qualidade melhora com acréscimo de Rhódio, só que o preço dispara (Velas com liga de PtRh Enya, CB, Yamada (YS)
O grau de temperatura da vela muda conforme o diametro do filamento, só posso afirmar com certeza na escala utilizada pela CB.
Vela nº 2 (fria) Pt-Rh espessura 0,2mm
Vela n° 3 (média) Pt-Rh espessura 0,22mm
Vela n° 4 (fria) Pt-Rh espessura 0,25mm
Vela n° 5 (extra fria) Espesssura 0,27mm (descontinuada)
A montagem de uma vela é uma atividade muito criteriosa, o filamento deve ser soldado ao pino e ao corpo da vela, deve possuir comprimento exato e se enrrolado em um diâmetro calibrado com passo constante, isso exige dispositivos similares a de relojoaria destreza e paciência, a solda utilizada é elétrica tipo ponto (similar a utilizada para solda de brackets ortodônticos) após a montagem a vela é selada permanentemente numa prensa tipo balancim e em caso de falha no teste de acendimento nenhuma material poderá ser reaproveitado.
Da mesma forma que a recondicionamento de uma vela glow é impossível. qualquer história neste sentido é balela ou lenda a vela trabalha quimica e mecânicamente para o funcionamento correto do motor.
Sem mais espero ter colaborado e fico a disposição para quaisquer dúvidas que restem.
att.
Arthur
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
... Lendo isso; e concordando, claro! Me lembro lá nos anos 70 com meu Cox 049 que as vezes amassava o filamento e eu cutucava com alfinete... as vezes rompia e eu cutucando com alfinete e alimentando com duas baterias fazia o filamento se fundir.
E o motor até funcionava.
A ignorância as vezes é uma benção.
:lol: :lol: :lol: :lol:
E o motor até funcionava.
A ignorância as vezes é uma benção.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Marco! Uma curiosidade...
Só por curiosidade, a cox, a norvel e a fox eu acho possuem uma linha de velas para 2,0 V (ultra Quentes) a diferença é que os filamentos destas são de uma liga de Ni-Cr a qual eu não me recordo os teores...
De fato até um motor +/- 0,09 Pol³ ( o antigo Fuji de 2 escapamentos...) o Ni-Cr funciona bem e é barato...
veja abaixo...
Glow Plug Specifications
General Glow Plug Information - Consolidated
By James McCarty, Brian Cooper, and Brian Gardner
OS Glow Plug Information
# 8 Hot Recommended for most current O.S. (and other) 2-stroke engines
Type F Mildly Hot Special long-reach plug recommended exclusively for O.S (and other) 4-stroke engines
Type RE Hot Special long-reach plug designed exclusively for O.S. Wankel rotary engine
A5 Cold Recommended for most current O.S. (and many other) 2-stroke engines particularly for 1/10th & 1/8th scale off-road car engines
A3 Hot Dependable O.S. quality makes A3 the most durable and longest-lasting glow plug available at an economical price
R5 Very Cold Recommended for high-nitro fuel and high r.p.m. engines, particularly 1/8th track racing car engines
ENYA Glow Plug Information
# 3 Hot All Enya engines such as TV & four cycle engines
# 4 Mildly hot All Enya engines, especially those used with 10%or greater nitromethane fuel
# 5 Medium All Enya engines, especially the .40CX, .45CX and high nitro methane fuel
# 6 Cold High compression engines and high niro methane fuel used in racing.
Fox Glow Plug Information
All 1. 5 Volt Plugs are Dry Cell or Ni-Cad All 2 Volt Plugs are Lead Acid Battery
Standard Short Hot 1.5 Volt, [color=red:8b99964adc]Standard Short Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]
Standard Long Hot 1.5 Volt, [color=red:8b99964adc]Standard Long Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]
Gold STD Long Plug Hot 1.5 Volt,[color=red:8b99964adc] RC Short Mildly Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]Gold
RC Long Hot 1.5 Volt, [color=red:8b99964adc]RC Long Mildly Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]
RC Short Mildly Hot 1.5 Volt
RC Long Mildly Hot 1.5 Volt
Miracle Plug Hot 1.5 Volt
Pro 8 Short Cold 1.5 Volt
Pro 8 Long Cold 1.5 Volt
Fonte: http://www.scootworks.com/rdrc/gloplugs.html
Isso é só uma curiosidade que o papo do Cox 0,049 me lembrou...
Um Abraço!
De fato até um motor +/- 0,09 Pol³ ( o antigo Fuji de 2 escapamentos...) o Ni-Cr funciona bem e é barato...
veja abaixo...
Glow Plug Specifications
General Glow Plug Information - Consolidated
By James McCarty, Brian Cooper, and Brian Gardner
OS Glow Plug Information
# 8 Hot Recommended for most current O.S. (and other) 2-stroke engines
Type F Mildly Hot Special long-reach plug recommended exclusively for O.S (and other) 4-stroke engines
Type RE Hot Special long-reach plug designed exclusively for O.S. Wankel rotary engine
A5 Cold Recommended for most current O.S. (and many other) 2-stroke engines particularly for 1/10th & 1/8th scale off-road car engines
A3 Hot Dependable O.S. quality makes A3 the most durable and longest-lasting glow plug available at an economical price
R5 Very Cold Recommended for high-nitro fuel and high r.p.m. engines, particularly 1/8th track racing car engines
ENYA Glow Plug Information
# 3 Hot All Enya engines such as TV & four cycle engines
# 4 Mildly hot All Enya engines, especially those used with 10%or greater nitromethane fuel
# 5 Medium All Enya engines, especially the .40CX, .45CX and high nitro methane fuel
# 6 Cold High compression engines and high niro methane fuel used in racing.
Fox Glow Plug Information
All 1. 5 Volt Plugs are Dry Cell or Ni-Cad All 2 Volt Plugs are Lead Acid Battery
Standard Short Hot 1.5 Volt, [color=red:8b99964adc]Standard Short Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]
Standard Long Hot 1.5 Volt, [color=red:8b99964adc]Standard Long Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]
Gold STD Long Plug Hot 1.5 Volt,[color=red:8b99964adc] RC Short Mildly Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]Gold
RC Long Hot 1.5 Volt, [color=red:8b99964adc]RC Long Mildly Hot 2 Volt[/color:8b99964adc]
RC Short Mildly Hot 1.5 Volt
RC Long Mildly Hot 1.5 Volt
Miracle Plug Hot 1.5 Volt
Pro 8 Short Cold 1.5 Volt
Pro 8 Long Cold 1.5 Volt
Fonte: http://www.scootworks.com/rdrc/gloplugs.html
Isso é só uma curiosidade que o papo do Cox 0,049 me lembrou...
Um Abraço!
Salve lista!
Bom, espero que os ouvidos dos mais experientes não se sintam ofendidos, :oops: mas gostaria de saber o porquê uma vela é dita quente, e outra dita fria? É porque atingem temperaturas mais elevadas de temperatura no regime de trabalho :oops: ?
Bom, espero que os ouvidos dos mais experientes não se sintam ofendidos, :oops: mas gostaria de saber o porquê uma vela é dita quente, e outra dita fria? É porque atingem temperaturas mais elevadas de temperatura no regime de trabalho :oops: ?
Tempo é dinheiro. Acontece que no hobby precisamos de ambos!!!
Albatroz 40 - OS .46AX - Futaba 4YF FM
Albatroz 40 - OS .46AX - Futaba 4YF FM