Velas(Glow Plugs)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Quente ou fria!?

Mensagem por afranca »

Mestre Edimar, sobre a questão da vela quente ou vela fria... onde usar e porque chamamos assim...

O "causo" é o seguinte: [u:1ecd57cf3d][b:1ecd57cf3d]Nunca ouvi uma explicação técnica 100% convincente e pautada no popularesco jargão modelistico... porém as conjecturas a seguir serão bastante plausíveis...[/b:1ecd57cf3d][/u:1ecd57cf3d]

O combustível glow é composto por 2 ou 3 substâncias (Metanol, óleo lubrificante, Nitrometano*] , das três a única que fornece calor para a combustão é o metanol.

ou seja:

--Metanol, é a parte que queima no combustível (sendo catalisada a reação pela platina da vela)

-- Nitrometano, com o aquecimento repentino o nitrometano se decompõe liberando oxigênio e aumentando a eficiência da queima, porém sua queima não se dá por catálise da vela e sim por conseqüência da queima do metanol.

-- Óleo lubrificante, se ele queimar com o funcionamento do motor... você fundirá seu motor... rs... O objetivo do óleo é lubrificar e roubar calor do motor... para que a temperatura fique na faixa ideal de operação, o óleo não conribui em nada com a operação do motor no sentido de geração de potência...

-- Ou seja nos motores glow, o componente mais importante e diretamente relacionado co funcionamento é o metanol tanto o nitro quanto o lubrificante por mais importantes que sejam atuam como coadjuvantes na queima...

E o que isso tem a ver com a vela?

Hipótese 1 (não tão boa) porém plausível... (vinculada ao combustível)

Bom a medida que aumentamos o teor de nitro e óleo... reduzimos o teor de metanol, mistura mais pobre, temperaturas mais altas além de que reduziremos os efeitos da catálise da vela (menor concentração molar de metanol no mesmo volume de mistura... exigem áreas de contato maiores para manter a mesma catálise do metanol...) solução Aumentar a bitola do fio de platina e por conseguinte a área superficial de contato... fios mais grossos também resistem melhor ao acrescimo de temperatura da câmara...

Menores quantidades de aditivos = mais metanol, mistura mais rica, queima mais fria, necessidade de pouca área de contato para cátalise ... (porque não economizar na platina) rs

Hipótese 2 (complementa a 1) porém vinculada ao motor...

Motores pequenos = hélices pequenas girando rápido....
Tempo entre ciclos muito curto e pouco tempo para perder calor na câmara.
A energia térmica é dada pela [massa * calor específico * a diferença de temperatura]

Se eu preciso de pouca energia térmica para incendiar o metanol (cilindrada pequena), o tempo em que a vela pode esfriar é curto (rotações altas) e tenho metanol abundante na mistura (precisando de pouca área de catálise)
posso afinar o fio de platina e acumular pouco calor pois a câmara estará sempre quente... (VELA QUENTE) fio fino.

Motor Grande = Hélices grandes , mais mistura para incendiar, rotaçõe mais baixas... mais tempo para a vela esfriar...

Preciso acumular mais enegia térmica na vela... não posso alterar o calor específico da platina... não posso alterar o delta T... só me sobra a massa... (fio mais grosso... câmara trabalha mais fria... (Vela fria) fio grosso...


[b:1ecd57cf3d]Esquente a vela quando:[/b:1ecd57cf3d] cilindrada pequena
Pouco aditivo (mistura rica em metanol)
rotações mais altas (pela natureza do motor, não por se estar utilizando hélices erradas).

[b:1ecd57cf3d]Esfrie a vela quando:[/b:1ecd57cf3d] Cilindradas mais altas
Rotações baixas
Ciclos Intermitentes (4T)
Mais aditivos (menos metanol)

Bom é isso...
Acredite se quiser... rs
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

Bom....... :?
Se eu que não sei nada, vc me chama de mestre :o
Como devo lhe chamar depois dessa explicação? :shock:
Voce me deixa constrangido :oops:

Que baita explicação Afranca! :D
Se a todos que eu pedir uma informação me viessem com uma resposta igual a sua, eu estaria sempre feliz :D
Acho que ninguem tem mais dúvida nenhuma depois dessa.. :D :D
Voce me deu 500% do que eu esperava!!!

Valeu
Abraço
Tempo é dinheiro. Acontece que no hobby precisamos de ambos!!! :cry: :? :shock:
Albatroz 40 - OS .46AX - Futaba 4YF FM
Avatar do usuário
Orlandi
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:56 pm
Localização: Diamantina. Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Orlandi »

Ixiii nossa, isto que é ser um intelectual no assunto, parabéns por tantas informações importantíssimas, olha que sou do tempo dos motores cox, coisa de cabo, estas informações não se acham em lugar algum e com tantos detalhes. Valeu afranca...
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Mensagem por afranca »

[quote:ae3a05ec2e="Edimar"]Bom....... :?
Se eu que não sei nada, vc me chama de mestre :o
Como devo lhe chamar depois dessa explicação? :shock:
Voce me deixa constrangido :oops:

Que baita explicação Afranca! :D
Se a todos que eu pedir uma informação me viessem com uma resposta igual a sua, eu estaria sempre feliz :D
Acho que ninguem tem mais dúvida nenhuma depois dessa.. :D :D
Voce me deu 500% do que eu esperava!!!

Valeu
Abraço[/quote:ae3a05ec2e]

Mestre Edimar... tenha sempre em conta uma verdade universal na ciência... "A pergunta é sempre mais importante do que a resposta..." Einsten, Newton, Copérnico, Gauss... Leibinitz... e tantos outros físicos, matemáticos e até porque não Modelistas (Penaud, pai dos motores de borracha em 1870)... perguntaram e buscaram a resposta para o que não sabiam ou dominavam...

Responder a uma pergunta é somente bom...
Ter a humildade de perguntar é imprescindível...

Abraço!
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Mensagem por afranca »

[quote:b02aaced03="Orlandi"]Ixiii nossa, isto que é ser um intelectual no assunto, parabéns por tantas informações importantíssimas, olha que sou do tempo dos motores cox, coisa de cabo, estas informações não se acham em lugar algum e com tantos detalhes. Valeu afranca...[/quote:b02aaced03]

Companheiro Orlandi, Agradeço o elogio, e é bom saber que tenho um companheiro do VCC, pratiquei muito no Ibirapuera... Na época em que os rádios eram só um sonho pra um muleque de 15 anos... (ainda não tinha Hobby king nem USB, LIpo,brushless,FPV e tantas coisas que revolucionaram nosso hobby)

Contudo o hobby era mais fraternal... ningém discutia sobre qual o melhor motor... só tinha 2 ou 3 tipos na loja... Mccoy, WB diesel... e o SASSI... rs esse era infernal... era tudo tão precário, ( lembra das baterias FOTAX""?) e a gente ria d desgraça em vez de surgir na pista com um flamejante enlatado japonês (OS, YS...) alegando ser possuidor de uma máquina, de um sonho de consumo... O gostoso era fazer avião de caixa de TV "Prova do papelão" ou de caixote de alho... em 6 horas e voar... quem completasse 1 km no ar (as tão sonhadas 10 voltas, com cabo de 15,92m)...
Avião era o que você fazia... nada de ARF, RTF... nada... Modelista era modelista ... com capricho ou sucateiro... mas era modelista...

Pena que o VCC começou a falir... e o modelismo (salvo raríssimas excessões) também.

Por fim fico a disposição, em absoluto não sei muito, mas o que eu sei você saberá se quizer... qq coisa que precisar... só perguntar por MP se for interessante pra mais alguém... abrimos um tópico...

Abraço!
Avatar do usuário
Orlandi
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:56 pm
Localização: Diamantina. Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Orlandi »

Afranca aquela época era tudo no facão até o combustível era complicado pois não vendiam para menores e difícil de se encontrar e era uma loucura bolar um jeito para consegui-lo, nossos encontros com a turma do barulho era na Pampulha no estacionamento do Estádio do Mineirão aos domingos em Belo Horizonte, fiquei anos sem ter contato com aeromodelos, agora há uns 2 anos que brilhou a luz novamente e voltei mas perdido que cego em tiroteio, hoje está tudo muito fácil muito accessível e com motores de qualquer tamanho e modelos a escolha, hoje mora em um cidade do interior que se tiver 5 aqui que gostam do hobby são muitos, tenho um amigo que mora aqui que pegou o finalzinho do vcc agora so fala em modelos em escala, morro de rir dele, é tarado totalmente, foi ele quem puxou a luz apagada em mim, hoje estou a toda, já tenho meus 50 anos e quero aproveitar ao máximo que puder em quanto tiver com saúde, sou proprietário de um camping e pretendo montar um clube aqui com uma pista de 40 metros completa, vai ficar muito legal, quando fizer alguma viagem de passeio venha conhecer nossa cidade é muito bonita e será um prazer conhecê-lo pessoalmente, Foi maior prazer conhecer mais um da época do VCC, um grande abraço.

Obs. Olha so o que encontrei muito interessante e difícil de ser achado, um filme da época dos modelinhos Cox e Wen Mac da época, tem vários parte vale a pena assistir ou mesmo baixar e guardar.

Vá no Youtube e procure por ( My Three Sons (S2) - "Air Derby" )
Responder