Construção de um treinador 1,48m env. TERMINEI (Vídeo)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Skydive13
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 6:32 pm
Localização: PR

Construção de um treinador 1,48m env. TERMINEI (Vídeo)

Mensagem por Skydive13 »

Bom dia amigos , recentemente ganhei um treinador de um amigo com 1,48m de envergadura e 1,11m de fuselagem, todo em balsa de 3mm, está com a fuselagem e asas ja contruidas e preciso dar andamento nessa construção que falta:

-entelar a asa e fuselagem
-escolher motor (penso em um OS 55 Bio ethanol)
-fazer mesa de servos e lincagem
-montar eletronica

como nunca tive avião glow e ja estou montando um pedido de compra de itens para este avião,antes de comprar vou consultar aqui os amigos do forum
minhas duvidas são:

-qual melhor material para entelar? monokote/ultracote
-motores de biohetalol são bons?
-qual tipo de bateria devo usar para alimentar os servos e RX? tendo em vista que gostaria de bastante autonomia de voo.
-quais tipos de servos devo utilizar?

por enquanto é só !! amanha posto as fotos !!
:D[b:7d0bc19459][/b:7d0bc19459]
Avatar do usuário
christianocosta
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 11:10 am
Localização: Ilhéus BA

Mensagem por christianocosta »

Cara. vamos por partes. primeiro os motores BE. veja esse topico e me fale vc mesmo se é bom ou não. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=85749&highlight=

bateria para rx. eu uso uma lipo 2s 1300 mah com ubec 5-6v 5a dá para voar o dia inteiro e sobra bateria. ai voce ve quanto quer gastar. tem muita opção. packs de nicd nimh lipo+ubec regulador de voltagem tem que ver o que cabe no seu bolso.

servos. para glow só servos standard que tambem vao de acordo com seu bolso. voce pode optar por servos futaba hitec hxt spektrum etc.. desde que sejam servos standard.

só uma dica que pensei aqui. veja se um motor 55 não é muito para esse aviao. pode ser excesso de motor para um treinador de 1.48 de envergadura.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Motor vai ficar melhor o .46AX ou ate mesmo o LA, pra treinador o LA fica muito bom.
Bateria eu uso de NiMh de 1800mah e da pra voar 2 dias direto.
Servos de no minimo 3kg de torque.
Monokote fica melhor pois tem mais resistencia.
Skydive13
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 6:32 pm
Localização: PR

fotos

Mensagem por Skydive13 »

vai as fotos...
Anexos
IMG_5318.JPG
IMG_5318.JPG (26.58 KiB) Exibido 9944 vezes
IMG_5328.JPG
IMG_5328.JPG (32.9 KiB) Exibido 6834 vezes
IMG_5326.JPG
IMG_5326.JPG (27.03 KiB) Exibido 6834 vezes
IMG_5322.JPG
IMG_5322.JPG (32.16 KiB) Exibido 6834 vezes
IMG_5316.JPG
IMG_5316.JPG (22.47 KiB) Exibido 9944 vezes
Skydive13
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 6:32 pm
Localização: PR

Mensagem por Skydive13 »

[quote:2d137eee95="christianocosta"]Cara. vamos por partes. primeiro os motores BE. veja esse topico e me fale vc mesmo se é bom ou não. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=85749&highlight=

bateria para rx. eu uso uma lipo 2s 1300 mah com ubec 5-6v 5a dá para voar o dia inteiro e sobra bateria. ai voce ve quanto quer gastar. tem muita opção. packs de nicd nimh lipo+ubec regulador de voltagem tem que ver o que cabe no seu bolso.

servos. para glow só servos standard que tambem vao de acordo com seu bolso. voce pode optar por servos futaba hitec hxt spektrum etc.. desde que sejam servos standard.

só uma dica que pensei aqui. veja se um motor 55 não é muito para esse aviao. pode ser excesso de motor para um treinador de 1.48 de envergadura.[/quote:2d137eee95]

Cara pensei em pegar um BE por conta da economia ja havia lido esse topico e as opiniõs são meio dividida, e pelo fato de que os motores BE rendem menos acreditei que seria equivalente a um os.46, obrigado
Skydive13
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 6:32 pm
Localização: PR

Mensagem por Skydive13 »

[quote:15763d211f="diegovkf"]Motor vai ficar melhor o .46AX ou ate mesmo o LA, pra treinador o LA fica muito bom.
Bateria eu uso de NiMh de 1800mah e da pra voar 2 dias direto.
Servos de no minimo 3kg de torque.
Monokote fica melhor pois tem mais resistencia.[/quote:15763d211f]

certo diego, mas li aqui no forum que algumas pessoas nao gostam do monokote devido ao acabamento do ultracote ser mais facil , mas se o lance for resistencia ai eu ja não sei pois nunca entelei um avião, mas obrigado pelas dicas,
sobre os servos sera que esses fazem o trabalho?

http://www.gabahobby.com/item.php?id=27373&idgrupo=16&idcategoria=139&idsubcategoria=

http://www.gabahobby.com/item.php?id=673&idgrupo=16&idcategoria=139&idsubcategoria=

devo comprar 4 servos iguais ou tem que ser um mais forte para o profundor?
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Realmente o Ultracote e mais bonito, mais bonito ainda e o oracover, mais ai vai de gosto.
Quanto aos servos eu recomendo o Tower Pro SG5010
O servo mais forte vai sempre pro leme, mas voce pode colocar todos igual sim, so nao coloque micro servo no acelerador porque ele nao aguenta a vibração do motor.
Esse servo dinam eu nao conheço por isso nao posso falar dele, o futaba e muito bom porem e muito caro e nao compensa muito, o melhor mesmo e o TP.
Skydive13
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 6:32 pm
Localização: PR

Mensagem por Skydive13 »

[quote:d450c4e3a7="diegovkf"]Realmente o Ultracote e mais bonito, mais bonito ainda e o oracover, mais ai vai de gosto.
Quanto aos servos eu recomendo o Tower Pro SG5010
O servo mais forte vai sempre pro leme, mas voce pode colocar todos igual sim, so nao coloque micro servo no acelerador porque ele nao aguenta a vibração do motor.
Esse servo dinam eu nao conheço por isso nao posso falar dele, o futaba e muito bom porem e muito caro e nao compensa muito, o melhor mesmo e o TP.[/quote:d450c4e3a7]

então vc acha que com ultracote tem menos resistencia,?, porem mais bonito ?e facil de entelar?,, ja o monokote tem maior resistencia so que é mais dificil trabalhar com ele e corrigir imperfeições? tinha esquecido de falar que o antigo dono, entelou a asa com acho que é um vinil mas vou tirar porque ficou muito mole e tambem acho muito pesado
acho que vou de servo futaba mesmo, mas minha principal duvida ainda é o motor!!
será que o OS BE 55 é muito mesmo ? acho que devo construir tudo e pesar o avião no final e depois eu decido isso , afinal ainda tenho que comprar um trem de pouso e todo o material de lincagem e entelagem
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Eu nao conheço muito de material de entelagem, quem diz isso e um amigo aeromodelista aqui de BH, nunca usei.
Uma outra opçao e o Toughlon, ja vi por R$35 o rolo, so nao lembro onde.
Vai de .46AX que vai ficar bom, so nao abusa muito do peso.
Skydive13
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 6:32 pm
Localização: PR

Mensagem por Skydive13 »

[quote:2dded73c79="diegovkf"]Eu nao conheço muito de material de entelagem, quem diz isso e um amigo aeromodelista aqui de BH, nunca usei.
Uma outra opçao e o Toughlon, ja vi por R$35 o rolo, so nao lembro onde.
Vai de .46AX que vai ficar bom, so nao abusa muito do peso.[/quote:2dded73c79]

é ainda to na duvida entre ultracote e monokote porque nao tenho experiencia com entelagem e ouvi falar que o monokote é mais dificil de dar acabamento , mas vou ver se o vendedor me da umas dica
até que peso esse 46ax aguenta?
Responder