óleo pra motor gasolina...

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:665c8a8840="Megafly"]Conte, gastei uns 20 25 litros com oleo mineral, depois troquei pelo motul, estou usando 36:1 mas no próximo galão irei pra 45:1, notei que suja bem menos o aero usando o motul.[/quote:665c8a8840]

Opiniao particular minha, usa 40:1 que penso que seja o ideal.
Motivo: No meu caso o motor baixou uns 5 graus a temperatura do motor (melhorou a lubrificaçao).
Mas veja se tem necessidade no teu caso, como ja falei pode ir ate 50:1 que ta tranquilo. Alem do motor render mais com menos oleo.

Valeu!
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:e1525c7ffb="conte"]Olha só, alem de aeromodelista, eu tambem sou piloto e tinha um ultraleve avançado com motor rotax 912 (4 tempos), onde eu só usava avgas.
Pra vcs terem uma ideia, no motor de um amigo aviador que tem um motor igual a este meu, ele utilizou podium um unico tanque e teve uma pane nos carburadores (ambos!!). Graças a Deus, conseguiu chegar a pista e fazer um pouso tranquilo, mas veio se arrastando... Apos a manutencao e a troca das peças e utilizando de avgas apenas, o motor nunca mais apresentou qualquer problema.

Existe uma membrana de borracha dentro dos carburadores - chamada de diafragma - essa devido a acao provavel do alcool - rompeu-se nao formando mais o vacuo necessario para que o combustivel chegasse ao motor.
Ou seja, no manual do motor ate aceita utilizar de gasolina automotiva, mas creio que sem alcool.

Dai vou mais adiante, se nao deu certo no rotax pelas partes de borracha, pq nao vai encomodar com o tempo os nossos motores?

Escrevi isso, só para vcs pensarem a respeito, e pq cheguei a essas conclusoes.

Abraço galera![/quote:e1525c7ffb]

Isso é ainda mais estranho...

O pessoal usa Podium e gasolina comum com os 20~25% de etanol a uns anos sem problemas. Até que os motores ficam mais limpinhos com o etanol ao invés de chumbo.

Claro que os motores estão bem afinadinhos para usar o combustível e acompanhei alguns ajustes de carburador... não vi nada fora do normal.

Com relação ao diafragma... será que não foi fatalidade?
Além do mais, o etanol misturado com gasolina não é nenhum agente tão corrosivo para acabar com peças em 1 tanque.
Mas, pelo que você descreveu, é melhor manter o que você já está acostumado do que insistir em algo que você não conhece direito e que já apresentou problemas.

Vou conferir se não há modificações nos motores Rotax (creio eu que tem Bravo usando esse 912, não me lembro de cabeça; são vários 2 tempos e 4 tempos) que são usado no aeroclube.

Fora o fato de ver a Podium funcionando legal, ainda considero o fator do chumbo a longo prazo para saúde.
Imaginando que o aeromodelista voe 1 vez por semana com alguns aviões em voltas, é uma boa dose chumbo ao longo de anos, ainda mais se o cara leva os filhos juntos... daí a caca tá feita.
Como já se sabe, o chumbo é uma toxina crônica que se deposita no organismo e pode ter efeitos adversos. Caso tenham crianças, recomendo que não entrem em contato com o nenhum resíduo de chumbo, pois a longo prazo pode causar redução de QI, dificuldades de aprendizagem ou problemas de comportamento.

Acho bacana o fato de ser usada a AVGAS azul ou invés da conhecida verdinha, já é um passo importante.

Mas não pretendo entrar no mérito da questão, já que o tópico é direcionado ao desempenho de motor e não sobre saúde, porém me sinto obrigado à deixar claro aqui os riscos.

Vou continuar acompanhando.
Tô curioso para ver se não formará as famosas placas esbraquiçadas. :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:e8c7be1744="Sukyake"]Com relação ao diafragma... será que não foi fatalidade?
Além do mais, o etanol misturado com gasolina não é nenhum agente tão corrosivo para acabar com peças em 1 tanque.
Mas, pelo que você descreveu, é melhor manter o que você já está acostumado do que insistir em algo que você não conhece direito e que já apresentou problemas.

Vou conferir se não há modificações nos motores Rotax (creio eu que tem Bravo usando esse 912, não me lembro de cabeça; são vários 2 tempos e 4 tempos) que são usado no aeroclube.
[/quote:e8c7be1744]

Poise, a principio tambem achei que a peça ja estaria com problema, mas conversei dai com outros mecanicos e me disseram que o uso prolongado de gasolina com alcool pode ocasionar isso. (isso eu ja imaginava, agora em um unico tanque é muito pouco tempo!!)
Enfim, sou daquela maxima: time que ta ganhando nao se mexe!!

Entao vou de avgas ate que alguem me diga que se eu usar avgas o motor vai explodir e me provar que usando outra gasolina nao terei problemas.

** o Bravo usa motor rotax 912 (80 hp) e 912S - 100 hp

Abr Sukyake
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Legal que você tambem full scale Conte, eu voo nesse aero do meu avatar, um Piper Mirrage, PP RVB

Bom, amanhã é o dia de ver se o motor afina.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:a45b10e671="Megafly"]Legal que você tambem full scale Conte, eu voo nesse aero do meu avatar, um Piper Mirrage, PP RVB

Bom, amanhã é o dia de ver se o motor afina.[/quote:a45b10e671]

Humm, eu tava pesquisando pra saber mais sobre esse aviao, mas no RAB nao aparece essa matricula, pq sera?
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Nuss inverti tudo PR VRB
Jose Marcos Coelho
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Sex Jul 11, 2008 1:28 pm
Localização: Valinhos/SP

Mensagem por Jose Marcos Coelho »

Aonde eu voo, é unanimidade que avgas é mais recomendavel, alem de não ter cheiro, mantem melhor o carburador por não ter alcool. Como disse o colega, o chumbo pode ser um problema de saude, mas acredito que pelo pequeno tamanho dos motores e a pouca exposição isto não acontece. Vamos ver como fica a experiencia proposta, vou acompanhar. Para mim fica dificil usar o avgas porque so vendem em aerocluble para cadastrados, dai teria de pedir favor a alguem de la, então vamos de podium mesmo. Fica necessario fazer manutenção preventiva dos carburadores, coisa que com glow nunca fiz.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Galera esse sabado eu fiz 3 voos com o extrão abastecido com avgas, ficou perfeito, e o melhor, não precisei nem tocar nas agulhas, tive a impressão que ficou mais forte segura no torque com menos de meio motor.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:a8cc3227ba="Megafly"]Galera esse sabado eu fiz 3 voos com o extrão abastecido com avgas, ficou perfeito, e o melhor, não precisei nem tocar nas agulhas, tive a impressão que ficou mais forte segura no torque com menos de meio motor.[/quote:a8cc3227ba]

AVGas Rules ^^
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

Ola galera!!! estou entrando agora na onda dos motores á gasolina, o pessoal do clube usa gasolina comum de posto conhecido e oleo motul 800, não tem proplemas com o motor, tem um colega que usou podium e avgas, passou a usar a comum não sentiu diferença, o meu está legal é um zenoah 26cc e está puxando um ultimate de 7 kls. agora só tenho uma duvida qual o tempo que tem que trocar as mangueiras do tanque??? ho dilema .
Responder