Como escolher uma hélice???

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Moiado
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Mensagem por Moiado »

Pessoal, estou desenterrando este tópico porque acho que não justifica abrir outro apenas para sanar minha dúvida, que, acho, se enquadra bem no assunto deste.
Estou procurando umas hélices pro meu motor DLE35-RA, que vai ser usado neste aero: https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14899__Yak_54_Aerobatic_3D_30cc_Balsa_ARF_.html?strSearch=yak54, e estou meio perdido. Como não gosto de fazer nada sem saber o procedimento correto peço a ajuda dos entendidos.
O manual do motor indica as hélices 18x10, 19x8, 20x8 e 20x10. Para mim algo bem genérico... Qual seria o tipo de hélice (além do tamanho e passo) para um voo esporte? E para um voo acrobático?
Estive pesquisando na HK estas hélices:

Turnigy Type A Beech wood 20x8 propeller
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__7439__Turnigy_Type_A_Beech_wood_20x8_propeller.html

Turnigy Type C Light Wood Propeller 20x8
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11373__Turnigy_Type_C_Light_Wood_Propeller_20x8.html

Turnigy Type D Light Wood Propeller 20x8
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11404__Turnigy_Type_D_Light_Wood_Propeller_20x8.html

O tipo "E" só é indicado na página geral de hélices: https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?idCategory=265&strSearch=prop
Cherry wood 20x8 propeller
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__306__265__Hardware_Accessories-Turnigy_Type_E_Cherry.html

Lá não há nenhuma explicação do que seriam estes tipos "A", "C", "D" e "E". (Será que não existe tipo "B"?)

Agradeço qualquer ajuda. Abraço a todos.
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Balan
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Mensagem por Balan »

Vou dar uma verificada. Assim que conseguir resposta eu a envio a você.
Moiado
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Mensagem por Moiado »

[quote:f209bf4fa7="Balan"]Vou dar uma verificada. Assim que conseguir resposta eu a envio a você.[/quote:f209bf4fa7]
Obrigado, Balan. Ficarei muito agradecido se você conseguir "matar esta charada". Não consegui nada com minhas pesquisas...
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Tem vários fatores para determinar qual hélice é a melhor para seu tipo de voo... Qual modelo e peso final, qual hélice e do que é feita, quais tipos de acrobacias... Na minha opinião terá que testar algumas hélices para você mesmo definir qual é a melhor.
Em competições de giants é comum trocar a hélice usada em um voo de precisão para o voo 3D.
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

[quote:9d5a332c4b="Paulinho"]Tem vários fatores para determinar qual hélice é a melhor para seu tipo de voo... Qual modelo e peso final, qual hélice e do que é feita, quais tipos de acrobacias... N minha opinião terá que testar algumas hélices para você mesmo definir qual é a melhor.[/quote:9d5a332c4b]

Exato, pois não existe receita pré pronta, pois cada modelo é uma coisa totalmente diferente do outro, inclusive o local onde voa.
Não adianta eu dizer que determinada hélice vai fazer o que você deseja por que no meu faz se a região onde você mora é diferente em condições climáticas e altitude de onde eu moro.
Além disso, até o modo como eu piloto um aeromodelo pode e geralmente é diferente dos outros, irá influir no desempenho do aeromodelo.
Combustível que você usa, regulagem do motor, voar com ou sem ventos, tudo irá mudar o desempenho de uma hélice e somente com testes é que você irá sentir qual a que irá te dar o que você espera.
Marcas de hélices também já fazem uma grande diferença, como por exemplo, se eu usar uma 11X6 JXF e te disser que uma 11X6 é boa e você comprar uma Master Airscrew 11X6 e ter um rendimento não esperado, minha dica foi por água a baixo, embora ambas as hélices seja 11X6.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Moiado
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Mensagem por Moiado »

[quote:841ca6cb94="Papalegua"][quote:841ca6cb94="Paulinho"]Tem vários fatores para determinar qual hélice é a melhor para seu tipo de voo... Qual modelo e peso final, qual hélice e do que é feita, quais tipos de acrobacias... N minha opinião terá que testar algumas hélices para você mesmo definir qual é a melhor.[/quote:841ca6cb94]

Exato, pois não existe receita pré pronta, pois cada modelo é uma coisa totalmente diferente do outro, inclusive o local onde voa.
Não adianta eu dizer que determinada hélice vai fazer o que você deseja por que no meu faz se a região onde você mora é diferente em condições climáticas e altitude de onde eu moro.
Além disso, até o modo como eu piloto um aeromodelo pode e geralmente é diferente dos outros, irá influir no desempenho do aeromodelo.
Combustível que você usa, regulagem do motor, voar com ou sem ventos, tudo irá mudar o desempenho de uma hélice e somente com testes é que você irá sentir qual a que irá te dar o que você espera.
Marcas de hélices também já fazem uma grande diferença, como por exemplo, se eu usar uma 11X6 JXF e te disser que uma 11X6 é boa e você comprar uma Master Airscrew 11X6 e ter um rendimento não esperado, minha dica foi por água a baixo, embora ambas as hélices seja 11X6.[/quote:841ca6cb94]
Só queria saber se alguém sabe a explicação do que seriam estes tipos "A", "C", "D" e "E".
[quote:841ca6cb94="Moiado"]Pessoal, estou desenterrando este tópico porque acho que não justifica abrir outro apenas para sanar minha dúvida, que, acho, se enquadra bem no assunto deste.
Estou procurando umas hélices pro meu motor DLE35-RA, que vai ser usado neste aero: https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14899__Yak_54_Aerobatic_3D_30cc_Balsa_ARF_.html?strSearch=yak54, e estou meio perdido. Como não gosto de fazer nada sem saber o procedimento correto peço a ajuda dos entendidos.
O manual do motor indica as hélices 18x10, 19x8, 20x8 e 20x10. Para mim algo bem genérico... Qual seria o tipo de hélice (além do tamanho e passo) para um voo esporte? E para um voo acrobático?
Estive pesquisando na HK estas hélices:

Turnigy Type A Beech wood 20x8 propeller
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__7439__Turnigy_Type_A_Beech_wood_20x8_propeller.html

Turnigy Type C Light Wood Propeller 20x8
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11373__Turnigy_Type_C_Light_Wood_Propeller_20x8.html

Turnigy Type D Light Wood Propeller 20x8
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11404__Turnigy_Type_D_Light_Wood_Propeller_20x8.html

O tipo "E" só é indicado na página geral de hélices: https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?idCategory=265&strSearch=prop
Cherry wood 20x8 propeller
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__306__265__Hardware_Accessories-Turnigy_Type_E_Cherry.html

Lá não há nenhuma explicação do que seriam estes tipos "A", "C", "D" e "E". (Será que não existe tipo "B"?)

Agradeço qualquer ajuda. Abraço a todos.[/quote:841ca6cb94]
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

É a forma como a Hélice foi feita. Tal como uma largura da pá... se é estreita, se tem forma de cimitarra, borda reta, arredondada e assim vai.
Isso nessa marca, outras marcas utilizam a nomenclatura para outros fins:

http://www.vessaero.com/
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Moiado
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Mensagem por Moiado »

[quote:0f9b10a725="Marco Antonio"]É a forma como a Hélice foi feita. Tal como uma largura da pá... se é estreita, se tem forma de cimitarra, borda reta, arredondada e assim vai.
Isso nessa marca, outras marcas utilizam a nomenclatura para outros fins:

http://www.vessaero.com/[/quote:0f9b10a725]
Obrigado por responder, Marco Antonio.
No entanto, qual seria a diferença entre as hélices tipo A, B, C... Imagino que não seja só estética... (Como estas que constam no seu link: 27A wood propeller <<<>>> 27B wood propeller <<<>>> 27C wood propeller). Teriam performance/eficiência diferentes?
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Camacho
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Mensagem por Camacho »

tá no site que o marco indicou:Q. So how does this alphabetic pitch designation work?

A. It’s as easy as A-B-C! The “baseline” prop that most people will start with in a particular diameter series is denoted as a “B” pitch (simply remember – “B” is for Baseline). So, if you have a typical 100c powered 33-35% aerobatic airplane, you will start with a “27B” prop.

27b sizing02
It will most likely give you the tremendous vertical performance, great acceleration, and low noise that it was designed to deliver. But all engines, airplanes, and even weather conditions are not alike. So, there may be a better choice for your particular situation. If you have an aircraft that is heavier, has more drag, or is larger than a typical 33-35% aerobatic model or has less horsepower (either due to less displacement, higher field elevation, or higher air temperature), you may need to go down to a “27A”, which has less load. Conversely, if your airplane is lighter, has less drag, or is smaller than a typical 33-35% aerobatic model or has more horsepower (due to more displacement, lower field elevation, or lower air temperature), you may can use a higher loaded “27C” to properly absorb the power and keep the propeller quiet. Remember, the prop, engine, and airframe directly interact and affect each other so you need to think about that when choosing your prop. See the prop selection page for a summary of this methodology.

basicamente no mesmo diametro A menos passo que B menos passo que C.
sendo B o que eles chamam de BASELINE ou linha de base então se seu motor usa como base uma hélice 22X8 a 22B será 22X8 a 22A seria 22X6 e a 22C seria 22X10(valores chutados pra um motor hipotético qualquer).
acho que agora ficou bem mastigadinho....
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

... só falta pedir pra engolir.

:?
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