Manicaca II construindo um VCC
- andreaeromodelismo
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Manicaca II construindo um VCC
Fala galera,
abri esse topico para postar a contrução do meu primeiro VCC, o Manicaca II, feito em balsa e conpensado.
Alguns dados:
Envergadura: 880mm
Comprimento: 580mm
Balancin: 2,1/2
Motor: O.S 15LA ou ASP 21(ainda a definir)
Para a fuselagem utlizei balsas de 3, e 5mm.
A construção é bem simples, só cortar as chapas e colar, no meu caso, utilizei uma chapa de 3mm e outra de 5mm para dar a expessura de 8mm na fuselagem, o indicado na planta é 9mm, mas fui informado de que isso não irá afetar muito.
Visão geral da fuselagem:
[img:c58887b55d]http://img517.imageshack.us/img517/8245/vcc010.jpg[/img:c58887b55d]
Estabilizadores:
[img:c58887b55d]http://img824.imageshack.us/img824/8163/vcc011.jpg[/img:c58887b55d]
Ângulo do leme:
[img:c58887b55d]http://img833.imageshack.us/img833/8237/vcc012.jpg[/img:c58887b55d]
...
[img:c58887b55d]http://img819.imageshack.us/img819/383/vcc013.jpg[/img:c58887b55d]
Bequilha:
[img:c58887b55d]http://img843.imageshack.us/img843/3756/vcc015.jpg[/img:c58887b55d]
Colando reforço no estabilizador horizontal:
[img:c58887b55d]http://img521.imageshack.us/img521/2501/vcc016.jpg[/img:c58887b55d]
Para quem estiver interessado, a planta:
http://www.apuca.com.ar/Planos/Manicaca.pdf
abri esse topico para postar a contrução do meu primeiro VCC, o Manicaca II, feito em balsa e conpensado.
Alguns dados:
Envergadura: 880mm
Comprimento: 580mm
Balancin: 2,1/2
Motor: O.S 15LA ou ASP 21(ainda a definir)
Para a fuselagem utlizei balsas de 3, e 5mm.
A construção é bem simples, só cortar as chapas e colar, no meu caso, utilizei uma chapa de 3mm e outra de 5mm para dar a expessura de 8mm na fuselagem, o indicado na planta é 9mm, mas fui informado de que isso não irá afetar muito.
Visão geral da fuselagem:
[img:c58887b55d]http://img517.imageshack.us/img517/8245/vcc010.jpg[/img:c58887b55d]
Estabilizadores:
[img:c58887b55d]http://img824.imageshack.us/img824/8163/vcc011.jpg[/img:c58887b55d]
Ângulo do leme:
[img:c58887b55d]http://img833.imageshack.us/img833/8237/vcc012.jpg[/img:c58887b55d]
...
[img:c58887b55d]http://img819.imageshack.us/img819/383/vcc013.jpg[/img:c58887b55d]
Bequilha:
[img:c58887b55d]http://img843.imageshack.us/img843/3756/vcc015.jpg[/img:c58887b55d]
Colando reforço no estabilizador horizontal:
[img:c58887b55d]http://img521.imageshack.us/img521/2501/vcc016.jpg[/img:c58887b55d]
Para quem estiver interessado, a planta:
http://www.apuca.com.ar/Planos/Manicaca.pdf
Voe VCC, não deixe essa paixão morrer!
- LaercioLMB
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- andreaeromodelismo
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- Luiz Phelipe
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[quote:6a19e30334="LaercioLMB"]Foi o meu primeiro aeromodelo, um Manicaca II da Mobral, tenho até a planta original dele ainda, mas ele não tinha um prefil tão alto assim.
Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.[/quote:6a19e30334]
Acredito que o perfil dele seja assim mesmo, pois de todos os manicacas que vi, tinham perfil bem grosso para poder ter voo lento.
Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.[/quote:6a19e30334]
Acredito que o perfil dele seja assim mesmo, pois de todos os manicacas que vi, tinham perfil bem grosso para poder ter voo lento.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
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[quote:708c54e725="LaercioLMB"]Foi o meu primeiro aeromodelo, um Manicaca II da Mobral, tenho até a planta original dele ainda, mas ele não tinha um prefil tão alto assim.
Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.[/quote:708c54e725]
Foi o meu tambem, com sassi .15 de um amigo, quase quebrava o dedo de tanto dar helice ate a chegada de um starter...
o perfil da fuselagem proxima ao motor era bem mais baixo.
lembranças boas do meu inicio no hobby ha uns 20 anos.... rsrsr
Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.[/quote:708c54e725]
Foi o meu tambem, com sassi .15 de um amigo, quase quebrava o dedo de tanto dar helice ate a chegada de um starter...
o perfil da fuselagem proxima ao motor era bem mais baixo.
lembranças boas do meu inicio no hobby ha uns 20 anos.... rsrsr
- betocastrucci
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Eu tive um desses lá por 1977, e voava com um Super Tigre 15 diesel, era ótimo. E ainda tenho um Santana (que é uma espécie de Manicaca 3) de 1990 com motor Fox 15, bem mais fraco que o ST, mas dá para fazer uns voozinhos.
Um vizinho tinha um Sassi 15 do primeiro modelo, parecia (ou devia ser mesmo) a carcaça de um WB 2.5 com cabeçote glow. Era tão ruim que o usávamos em modelos para motor 09, e ainda por cima com o tempo a camisa, que era rosqueada na carcaça, se soltava com o motor funcionando. A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa no corpo do motor com cianoacrilato!!!! Não deixou saudades...
Um vizinho tinha um Sassi 15 do primeiro modelo, parecia (ou devia ser mesmo) a carcaça de um WB 2.5 com cabeçote glow. Era tão ruim que o usávamos em modelos para motor 09, e ainda por cima com o tempo a camisa, que era rosqueada na carcaça, se soltava com o motor funcionando. A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa no corpo do motor com cianoacrilato!!!! Não deixou saudades...
- LaercioLMB
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[quote:4c317ed657="betocastrucci"]Eu tive um desses lá por 1977, e voava com um Super Tigre 15 diesel, era ótimo. E ainda tenho um Santana (que é uma espécie de Manicaca 3) de 1990 com motor Fox 15, bem mais fraco que o ST, mas dá para fazer uns voozinhos.
Um vizinho tinha um Sassi 15 do primeiro modelo, parecia (ou devia ser mesmo) a carcaça de um WB 2.5 com cabeçote glow. Era tão ruim que o usávamos em modelos para motor 09, e ainda por cima com o tempo a camisa, que era rosqueada na carcaça, se soltava com o motor funcionando. A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa no corpo do motor com cianoacrilato!!!! Não deixou saudades...[/quote:4c317ed657]
Beto, o motor que você descreve não é um sassi .15, pode ser qualquer outra coisa, mas sassi não era.
Os motores Sassi .15 não tinha camisa de rosquear como você fala, isso é coisa dos motores COX.
O motor Sassi .15 que eu tinha era ótimo de pegar, mas naquele tempo muitos colocavam a hélice de qualquer jeito e por isso dificultava a ignição do motor.
A posição da hélice a ser colocada em um motor a combustão, seja para VCC ou RC, é a 45° subindo para o PMA, pois é a melhor posição já que a compressão está se iniciando e com o dedo, conseguimos um giro mais rápido e com isso a ignição. Se a hélice não ficar nessa posição, a velocidade maior que conseguimos será um pouco antes ou um pouco depois do ponto de ignição e com isso fica difícil mesmo de ligar qualquer motor no dedo.
Olha a foto do Sassi .15 abaixo, não tem nada de camisa rosqueada no bloco como você mencionou e de ruim, o motor não tinha nada para aquela época.
Um vizinho tinha um Sassi 15 do primeiro modelo, parecia (ou devia ser mesmo) a carcaça de um WB 2.5 com cabeçote glow. Era tão ruim que o usávamos em modelos para motor 09, e ainda por cima com o tempo a camisa, que era rosqueada na carcaça, se soltava com o motor funcionando. A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa no corpo do motor com cianoacrilato!!!! Não deixou saudades...[/quote:4c317ed657]
Beto, o motor que você descreve não é um sassi .15, pode ser qualquer outra coisa, mas sassi não era.
Os motores Sassi .15 não tinha camisa de rosquear como você fala, isso é coisa dos motores COX.
O motor Sassi .15 que eu tinha era ótimo de pegar, mas naquele tempo muitos colocavam a hélice de qualquer jeito e por isso dificultava a ignição do motor.
A posição da hélice a ser colocada em um motor a combustão, seja para VCC ou RC, é a 45° subindo para o PMA, pois é a melhor posição já que a compressão está se iniciando e com o dedo, conseguimos um giro mais rápido e com isso a ignição. Se a hélice não ficar nessa posição, a velocidade maior que conseguimos será um pouco antes ou um pouco depois do ponto de ignição e com isso fica difícil mesmo de ligar qualquer motor no dedo.
Olha a foto do Sassi .15 abaixo, não tem nada de camisa rosqueada no bloco como você mencionou e de ruim, o motor não tinha nada para aquela época.
- Anexos
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Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Giuliano MO
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Nos VCC a posição da hélice tb era muito importante para qdo apagar ela ficar na horizontal facilitando o pouso e não quebrar a helice!!
Tive uns 3 SASSI .15 II e não sei pq pessoal fala mal pois meus motores voavam todo domingo demanhã no Parque da Harmonia e nunca incomodaram! Só um q depois de velho vazava compressão na bucha do mancal aí sim era um câncer o motorzinho!!
Tb tive um MOBRAL 20 ou 25 não lembro.
Aeros foram Manicaca I e II, Santana II, Spitfire, Cheyenne .15, Asa de combate Félica .15, e outros!!!
Tive uns 3 SASSI .15 II e não sei pq pessoal fala mal pois meus motores voavam todo domingo demanhã no Parque da Harmonia e nunca incomodaram! Só um q depois de velho vazava compressão na bucha do mancal aí sim era um câncer o motorzinho!!
Tb tive um MOBRAL 20 ou 25 não lembro.
Aeros foram Manicaca I e II, Santana II, Spitfire, Cheyenne .15, Asa de combate Félica .15, e outros!!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
"Voar é preciso"
Meus VCC foram:
Finados: Cheyenne 15, Santana II, Manicaca II, Tamanco BII, Super Star, Miss Dara, Sabre Stunt, Aspirante, P51 perfilado para cox 049.
Vivos: Cheyenne 15 (outro), Mustang Sharp Shooter motor 35, Aspirante (outro).
Certa vez fui a São Paulo em 1991 a trabalho e passeando por lá, vi um cidadão voando um santaninha, utilizando um radio de auto para o acelerador, Fiquei maluco com a idéia.
Finados: Cheyenne 15, Santana II, Manicaca II, Tamanco BII, Super Star, Miss Dara, Sabre Stunt, Aspirante, P51 perfilado para cox 049.
Vivos: Cheyenne 15 (outro), Mustang Sharp Shooter motor 35, Aspirante (outro).
Certa vez fui a São Paulo em 1991 a trabalho e passeando por lá, vi um cidadão voando um santaninha, utilizando um radio de auto para o acelerador, Fiquei maluco com a idéia.