Manicaca II construindo um VCC

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Manicaca II construindo um VCC

Mensagem por andreaeromodelismo »

Fala galera,
abri esse topico para postar a contrução do meu primeiro VCC, o Manicaca II, feito em balsa e conpensado.
Alguns dados:
Envergadura: 880mm
Comprimento: 580mm
Balancin: 2,1/2
Motor: O.S 15LA ou ASP 21(ainda a definir)

Para a fuselagem utlizei balsas de 3, e 5mm.
A construção é bem simples, só cortar as chapas e colar, no meu caso, utilizei uma chapa de 3mm e outra de 5mm para dar a expessura de 8mm na fuselagem, o indicado na planta é 9mm, mas fui informado de que isso não irá afetar muito.

Visão geral da fuselagem:
[img:c58887b55d]http://img517.imageshack.us/img517/8245/vcc010.jpg[/img:c58887b55d]

Estabilizadores:
[img:c58887b55d]http://img824.imageshack.us/img824/8163/vcc011.jpg[/img:c58887b55d]

Ângulo do leme:
[img:c58887b55d]http://img833.imageshack.us/img833/8237/vcc012.jpg[/img:c58887b55d]

...
[img:c58887b55d]http://img819.imageshack.us/img819/383/vcc013.jpg[/img:c58887b55d]

Bequilha:
[img:c58887b55d]http://img843.imageshack.us/img843/3756/vcc015.jpg[/img:c58887b55d]

Colando reforço no estabilizador horizontal:
[img:c58887b55d]http://img521.imageshack.us/img521/2501/vcc016.jpg[/img:c58887b55d]


Para quem estiver interessado, a planta:
http://www.apuca.com.ar/Planos/Manicaca.pdf
Voe VCC, não deixe essa paixão morrer!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Foi o meu primeiro aeromodelo, um Manicaca II da Mobral, tenho até a planta original dele ainda, mas ele não tinha um prefil tão alto assim.

Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

Também achei esse perfil um pouco grosso de mais, como não comecei a asa, ainda posso rever um perfil para ele.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:6a19e30334="LaercioLMB"]Foi o meu primeiro aeromodelo, um Manicaca II da Mobral, tenho até a planta original dele ainda, mas ele não tinha um prefil tão alto assim.

Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.[/quote:6a19e30334]
Acredito que o perfil dele seja assim mesmo, pois de todos os manicacas que vi, tinham perfil bem grosso para poder ter voo lento.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:708c54e725="LaercioLMB"]Foi o meu primeiro aeromodelo, um Manicaca II da Mobral, tenho até a planta original dele ainda, mas ele não tinha um prefil tão alto assim.

Eu o usei com um motor Sassi .15 e era ótimo.[/quote:708c54e725]

Foi o meu tambem, com sassi .15 de um amigo, quase quebrava o dedo de tanto dar helice ate a chegada de um starter...
o perfil da fuselagem proxima ao motor era bem mais baixo.

lembranças boas do meu inicio no hobby ha uns 20 anos.... rsrsr
MATS
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 9:41 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por MATS »

Êêêêtaaa aviãozinho bom siô !!!!

Meu primeiro modelo foi um cheyenne 15, mas minhas primeiras acrobacias eu aprendi no meu manicaca.

Parabéns, excelente treinador
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Eu tive um desses lá por 1977, e voava com um Super Tigre 15 diesel, era ótimo. E ainda tenho um Santana (que é uma espécie de Manicaca 3) de 1990 com motor Fox 15, bem mais fraco que o ST, mas dá para fazer uns voozinhos.
Um vizinho tinha um Sassi 15 do primeiro modelo, parecia (ou devia ser mesmo) a carcaça de um WB 2.5 com cabeçote glow. Era tão ruim que o usávamos em modelos para motor 09, e ainda por cima com o tempo a camisa, que era rosqueada na carcaça, se soltava com o motor funcionando. A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa no corpo do motor com cianoacrilato!!!! Não deixou saudades...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4c317ed657="betocastrucci"]Eu tive um desses lá por 1977, e voava com um Super Tigre 15 diesel, era ótimo. E ainda tenho um Santana (que é uma espécie de Manicaca 3) de 1990 com motor Fox 15, bem mais fraco que o ST, mas dá para fazer uns voozinhos.
Um vizinho tinha um Sassi 15 do primeiro modelo, parecia (ou devia ser mesmo) a carcaça de um WB 2.5 com cabeçote glow. Era tão ruim que o usávamos em modelos para motor 09, e ainda por cima com o tempo a camisa, que era rosqueada na carcaça, se soltava com o motor funcionando. A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa no corpo do motor com cianoacrilato!!!! Não deixou saudades...[/quote:4c317ed657]

Beto, o motor que você descreve não é um sassi .15, pode ser qualquer outra coisa, mas sassi não era.
Os motores Sassi .15 não tinha camisa de rosquear como você fala, isso é coisa dos motores COX.
O motor Sassi .15 que eu tinha era ótimo de pegar, mas naquele tempo muitos colocavam a hélice de qualquer jeito e por isso dificultava a ignição do motor.
A posição da hélice a ser colocada em um motor a combustão, seja para VCC ou RC, é a 45° subindo para o PMA, pois é a melhor posição já que a compressão está se iniciando e com o dedo, conseguimos um giro mais rápido e com isso a ignição. Se a hélice não ficar nessa posição, a velocidade maior que conseguimos será um pouco antes ou um pouco depois do ponto de ignição e com isso fica difícil mesmo de ligar qualquer motor no dedo.

Olha a foto do Sassi .15 abaixo, não tem nada de camisa rosqueada no bloco como você mencionou e de ruim, o motor não tinha nada para aquela época.
Anexos
img.jpg
img.jpg (21.02 KiB) Exibido 12828 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Nos VCC a posição da hélice tb era muito importante para qdo apagar ela ficar na horizontal facilitando o pouso e não quebrar a helice!!
Tive uns 3 SASSI .15 II e não sei pq pessoal fala mal pois meus motores voavam todo domingo demanhã no Parque da Harmonia e nunca incomodaram! Só um q depois de velho vazava compressão na bucha do mancal aí sim era um câncer o motorzinho!!
Tb tive um MOBRAL 20 ou 25 não lembro.
Aeros foram Manicaca I e II, Santana II, Spitfire, Cheyenne .15, Asa de combate Félica .15, e outros!!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
MATS
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 9:41 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por MATS »

Meus VCC foram:

Finados: Cheyenne 15, Santana II, Manicaca II, Tamanco BII, Super Star, Miss Dara, Sabre Stunt, Aspirante, P51 perfilado para cox 049.

Vivos: Cheyenne 15 (outro), Mustang Sharp Shooter motor 35, Aspirante (outro).

Certa vez fui a São Paulo em 1991 a trabalho e passeando por lá, vi um cidadão voando um santaninha, utilizando um radio de auto para o acelerador, Fiquei maluco com a idéia.
Responder