O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

[quote:1c396bdfbe="jairbj"][quote:1c396bdfbe="andrez1nho"]Acabei de conferir meus tx de vídeo da immersionRC e não encontrei nada relacionado a nenhuma certificação, tanto na embalagem como no próprio equipamento.
Oq eu faço??

Pago os 9.000 ou jogo fora??

Quanto ao meu phantom, onde eu procuro algo relacionado a qualquer certificação??[/quote:1c396bdfbe]

Pois é amigo, os da vtx da immersion rc não possui "homologação fcc", para operar eles nos EUA você precisa de uma HAM LICENSE (algo como licença de rádio amador). Se não estou enganado o limite máximo para ter fcc id em 5.8ghz é de 25mw.

Os únicos vtx em 5.8ghz que encontrei que possuem FCC ID são:

Fatshark FCC edition - com potência de +- 5mw (http://www.getfpv.com/fatshark-5-8ghz-cased-fcc-a-v-transmitter.html)

TBS Greenhorn - com potência de 25mw (http://team-blacksheep.com/products/product:108)

Assim que tiver tempo (e dinheiro) vou fazer um teste com esse da TBS, se funcionar bem vou homologar pra mim e substituir os da immersion.

O pessoal da TBS disse que conseguiu 14.1km com esse de 25mw e uma antena de 27dbi no receptor (antena hyperlink 5827).[/quote:1c396bdfbe]

Sim vc esta correto. Eh a mais basica de todas mas eh necessario ter esta licenca.
Com ela vc esta tanquilo para operar, principalmente os seus equipamentos de FPV (que em alguns caso sao exigidos), para radio, TX e RX nunca ouvi, li ou fiquei sabendo desta necessidade.
Existe uma fiscalizacao, mas vc so tera problemas se estiver usando 1.2 ou 433.
Mas ela eh para a pessoa que opera nao para o equipamento. Entao infelizmente nao resolveria o problema para vcs ai no Brasil.
Abc,
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:9b09f45a5a="PilotoRC"][quote:9b09f45a5a="jairbj"][quote:9b09f45a5a="andrez1nho"]Acabei de conferir meus tx de vídeo da immersionRC e não encontrei nada relacionado a nenhuma certificação, tanto na embalagem como no próprio equipamento.
Oq eu faço??

Pago os 9.000 ou jogo fora??

Quanto ao meu phantom, onde eu procuro algo relacionado a qualquer certificação??[/quote:9b09f45a5a]

Pois é amigo, os da vtx da immersion rc não possui "homologação fcc", para operar eles nos EUA você precisa de uma HAM LICENSE (algo como licença de rádio amador). Se não estou enganado o limite máximo para ter fcc id em 5.8ghz é de 25mw.

Os únicos vtx em 5.8ghz que encontrei que possuem FCC ID são:

Fatshark FCC edition - com potência de +- 5mw (http://www.getfpv.com/fatshark-5-8ghz-cased-fcc-a-v-transmitter.html)

TBS Greenhorn - com potência de 25mw (http://team-blacksheep.com/products/product:108)

Assim que tiver tempo (e dinheiro) vou fazer um teste com esse da TBS, se funcionar bem vou homologar pra mim e substituir os da immersion.

O pessoal da TBS disse que conseguiu 14.1km com esse de 25mw e uma antena de 27dbi no receptor (antena hyperlink 5827).[/quote:9b09f45a5a]

Amigo, exato! Muita gente pensa que pra ir longe o transmissor tem que ser SUPER POTENTE. Estão enganados! O que manda no sinal é a qualidade da ANTENA. Ouviram, amigos? O que manda no sinal, principalmente, não é a potência do transmissor, mas a antena.

Abraços![/quote:9b09f45a5a]

É, mas sempre tem um Gênio que sapeca aquele amplificador monstro com aquela antena ridícula que mais propaga sujeira do que sinal. E ainda diz que ficou bom...
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Castor
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Jan 29, 2014 12:55 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Castor »

Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Li relatos de equipamentos apreendidos por policiais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro (eu sei que lá tudo é complicado), porém, fiquei pensando...

Se o problema é o rádio sem homologação, só é passível de apreensão o rádio que gera a frequência e não o equipamento inteiro.

Isso faz sentido?
No caso de uma fiscalização, poderíamos "espernear" e entregar apenas o rádio?

Óbvio que quem tem FPV não poderia utilizar este argumento.


Castor
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:6f2bf4140f="Castor"]Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Li relatos de equipamentos apreendidos por policiais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro (eu sei que lá tudo é complicado), porém, fiquei pensando...

Se o problema é o rádio sem homologação, só é passível de apreensão o rádio que gera a frequência e não o equipamento inteiro.

Isso faz sentido?
No caso de uma fiscalização, poderíamos "espernear" e entregar apenas o rádio?

Óbvio que quem tem FPV não poderia utilizar este argumento.


Castor[/quote:6f2bf4140f]

Olá amigo, na teoria você está certo, só poderia apreender o rádio, até pra quem faz FPV o certo seria apreender só o TX de vídeo.

O negócio é torcer pra não ser fiscalizado.

Eu já paguei o boleto pra homologar meu rádio hoje, agora esperar o que vai dar.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

[quote:4eabcaac41="jairbj"][quote:4eabcaac41="Castor"]Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Li relatos de equipamentos apreendidos por policiais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro (eu sei que lá tudo é complicado), porém, fiquei pensando...

Se o problema é o rádio sem homologação, só é passível de apreensão o rádio que gera a frequência e não o equipamento inteiro.

Isso faz sentido?
No caso de uma fiscalização, poderíamos "espernear" e entregar apenas o rádio?

Óbvio que quem tem FPV não poderia utilizar este argumento.


Castor[/quote:4eabcaac41]

Olá amigo, na teoria você está certo, só poderia apreender o rádio, até pra quem faz FPV o certo seria apreender só o TX de vídeo.

O negócio é torcer pra não ser fiscalizado.

Eu já paguei o boleto pra homologar meu rádio hoje, agora esperar o que vai dar.[/quote:4eabcaac41]

Jair depois repasse quanto tempo demorou e como a anatel verificou seu documento.
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:1e4c22fd8f="headhunter"][quote:1e4c22fd8f="jairbj"][quote:1e4c22fd8f="Castor"]Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Li relatos de equipamentos apreendidos por policiais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro (eu sei que lá tudo é complicado), porém, fiquei pensando...

Se o problema é o rádio sem homologação, só é passível de apreensão o rádio que gera a frequência e não o equipamento inteiro.

Isso faz sentido?
No caso de uma fiscalização, poderíamos "espernear" e entregar apenas o rádio?

Óbvio que quem tem FPV não poderia utilizar este argumento.


Castor[/quote:1e4c22fd8f]

Olá amigo, na teoria você está certo, só poderia apreender o rádio, até pra quem faz FPV o certo seria apreender só o TX de vídeo.

O negócio é torcer pra não ser fiscalizado.

Eu já paguei o boleto pra homologar meu rádio hoje, agora esperar o que vai dar.[/quote:1e4c22fd8f]

Jair depois repasse quanto tempo demorou e como a anatel verificou seu documento.[/quote:1e4c22fd8f]

Só pra atualizar vocês, o boleto já apareceu no site da anatel como "pago", agora é só aguardar!
Avatar do usuário
guiperrotti
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 7:58 pm
Localização: Pereiras - SP

Mensagem por guiperrotti »

O link está forá do ar, alguém tem esse pdf com o passo a passo?
Voar é o limite, mesmo quando estamos com os pés no chão....
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

[quote:7c1ea44026="guiperrotti"]O link está forá do ar, alguém tem esse pdf com o passo a passo?[/quote:7c1ea44026]

O link enviado por PilotoRC para vim foi esse.

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=274820&assuntoPublicacao=INSTRU%C7%D5ES%20PARA%20HOMOLOGAR%20PRODUTOS%20POR%20DECLARA%C7%C3O%20DE%20CONFORMIDADE&caminhoRel=In%EDcio-Biblioteca-Apresenta%E7%E3o&filtro=1&documentoPath=274820.pdf
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

Atualizando:
Ontem meu requerimento mudou o status para: "Em análise".
Hoje a tarde recebi um e-mail informando que tinha uma exigência e que eu deveria responder.

Entrei no site e foi solicitado o número de série do produto.
Encaminhei a resposta e uma foto do número de série, então o requerimento voltou para "Em análise" novamente.

A dúvida que fiquei foi a seguinte, nesse caso eu já tenho o produto no brasil para obter o número de série, mas se fosse um produto que ainda vou importar, como conseguiria o número de série?
Outra dúvida, se eu tiver 2 equipamentos do mesmo terei que homologar os dois visto que parece que a homologação é "vinculada" ao número de série?

Assim que o requerimento sair vou encaminhar esses questionamentos pra eles.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

[quote:052724ac8e="jairbj"]Atualizando:
Ontem meu requerimento mudou o status para: "Em análise".
Hoje a tarde recebi um e-mail informando que tinha uma exigência e que eu deveria responder.

Entrei no site e foi solicitado o número de série do produto.
Encaminhei a resposta e uma foto do número de série, então o requerimento voltou para "Em análise" novamente.

A dúvida que fiquei foi a seguinte, nesse caso eu já tenho o produto no brasil para obter o número de série, mas se fosse um produto que ainda vou importar, como conseguiria o número de série?
Outra dúvida, se eu tiver 2 equipamentos do mesmo terei que homologar os dois visto que parece que a homologação é "vinculada" ao número de série?

Assim que o requerimento sair vou encaminhar esses questionamentos pra eles.[/quote:052724ac8e]
Obrigado jair estou no aguardo e acompanhando também suas dúvidas que você postou agora.

Quero homologar meu sistema frsky.
Responder