Luz / Iluminação para Quadcóptero

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por cbbeudo »

Piradrone escreveu:Fita de Led é o melhor custo/benefício. Fica muito show à noite!


Gostei das fitas de LED, acho que vou mandar vir da HK então, porém, até chegar pensei em algo paliativo! Pesquisando ainda...

Só risada aos 1:49 hein! Risos... realmente teve sorte de continuar voando hein! :D :D :D :D :D :D :D

Que modo você estava voando? Pois você fica girando ele toda hora no eixo e continua sempre indo na mesma direção, para eu fazer isso com o meu preciso de uma perícia incrível e não consigo fazer virando nessa velocidade que voce faz! É algum modo de voo que ajuda com isso?
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por cbbeudo »

magnoudia escreveu:
cbbeudo escreveu:
leomac escreveu:NO meu eu coloquei esse led http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2volts-_JM

Da para ligar direto na bateria 3S.

PS: Não sou eu e nem conheço o vendedor.


Gostei do preço! Mandei mensagem ao vendedor perguntando se ele vende colorido.

Valeu a dica!

gastão demais esse ai, 1A por módulo, contra 400mah por metro do da hk.


Bom magnoudia, nisso você tem completa razão! Realmente quando ao consumo, o da HK vale muito mais a pena. Creio que vou mandar vir essas fitas então, porém, gostaria de algo "para já!", algo paliativo por enquanto.

Bom, não sou muito craque nessas contas de consumo. Você sabe me dizer se eu ligar 4 desses SMD´s em uma bateria de 1000mAH-3S quanto tempo iria durar?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por Hidden »

Com relação ao consumo, irá depender diretamente da tensão aplicada aos leds, e pode-se instalar um resistor em série com a alimentação para se reduzir muito o consumo, com uma perda relativamente pequena da luminosidade dos leds.

Mas é isso aí, essas fitas de leds são realmente uma espécie de "bombril", 1001 utilidades.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por cbbeudo »

Hidden, eu não manjo muito de eletrônica a ponto de conseguir realizar esses cálculos de resistores.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por cbbeudo »

Piradrone,

Você tem fotos de como ficou a instalação da fita de LED no seu Quad?
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por cbbeudo »

Pessoal,

Essa fita de LED daria certo se eu ligar ela direto na bateria e envolver o quad como fez o Piradrone?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -dagua-_JM
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por Abib »

Hidden escreveu:Com relação ao consumo, irá depender diretamente da tensão aplicada aos leds, e pode-se instalar um resistor em série com a alimentação para se reduzir muito o consumo, com uma perda relativamente pequena da luminosidade dos leds.

Mas é isso aí, essas fitas de leds são realmente uma espécie de "bombril", 1001 utilidades.

Abraços.


Não sei se estou certo, mas o que eu aprendi é que o consumo de um LED está diretamente ligado ao seu brilho e perdas térmicas, e é fixo para uma determinada tensão.. O resistor entra para cortar a tensão e evitar que ela passe da tensão máxima admissível no LED e acabe o queimando:
Se você usa uma fita de 3 Leds de 3,3v cada e 100mAh de consumo, precisará de 9,9v na entrada. Fornecendo 12,4v, você precisará cortar a tensão em 2,5v. Usando V=R.I : 2,5=R.0,1. Logo R=25 Ohms

Ou seja: Colocar um resistor não irá diminuir nenhum consumo da bateria, já que o Resistor nada mais é que uma resistência que transforma energia elétrica em calor. Ele apenas irá cortar parte da tensão e transforma-la em calor.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por Hidden »

Abib escreveu:
Hidden escreveu:Com relação ao consumo, irá depender diretamente da tensão aplicada aos leds, e pode-se instalar um resistor em série com a alimentação para se reduzir muito o consumo, com uma perda relativamente pequena da luminosidade dos leds.

Mas é isso aí, essas fitas de leds são realmente uma espécie de "bombril", 1001 utilidades.

Abraços.


Não sei se estou certo, mas o que eu aprendi é que o consumo de um LED está diretamente ligado ao seu brilho e perdas térmicas, e é fixo para uma determinada tensão.. O resistor entra para cortar a tensão e evitar que ela passe da tensão máxima admissível no LED e acabe o queimando:
Se você usa uma fita de 3 Leds de 3,3v cada e 100mAh de consumo, precisará de 9,9v na entrada. Fornecendo 12,4v, você precisará cortar a tensão em 2,5v. Usando V=R.I : 2,5=R.0,1. Logo R=25 Ohms

Ou seja: Colocar um resistor não irá diminuir nenhum consumo da bateria, já que o Resistor nada mais é que uma resistência que transforma energia elétrica em calor. Ele apenas irá cortar parte da tensão e transforma-la em calor.



Amigo, sem complicar demais porque senão vai virar aquelas discussões intermináveis sobre eletrônica, mas resistor não serve para "cortar tensão", resistor serve para regular a corrente consumida por um circuito, a queda de tensão e respectivo aquecimento do resistor são efeitos resultantes das leis de Ohm e Joule.

Na prática: Como a bateria "enxerga" a resistividade total do circuito a ela conectada, adicionar um resistor ao circuito irá reduzir a corrente consumida pelo mesmo. Os leds tem algumas característica interessantes, entre elas o fato de que adicionando o resistor correto, o consumo de corrente cai quase pela metade com uma perda muito baixa de luminosidade.

O resistor correto vai depender da quantidade de leds, da potência dos mesmo, da tensão da bateria utilizada, normalmente para uns 30cm de fita led de 12 volts, ligada a uma bateria 3S, um resistor de 100 ohms por 1/2W de potência vai bem.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por Hidden »

Errata: Quiz dizer um resistor de 10 ohms e não 100 ohms, mas é como eu disse, tem que testar.

A algum tempo instalei leds em um quadricóptero de um amigo, não me lembro o valor exato pois fiz uma associação de resistores, mas o consumo dos leds caiu de cerca de 800mA para menos de 500mA, ouve perda de luminosidade? Sim, mas quase irrelevante visto a redução de consumo e aquecimento dos leds, que terão sua vida útil prolongada, porque essa história de que led não queima, já peguei fitas de leds de 12 volts que quase fritavam quando ligadas a uma LIPO 3S.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Luz / Iluminação para Quadcóptero

Mensagem por cbbeudo »

Bom, se eu optar por esse tipo de LED:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -dagua-_JM

No meu caso são 3 LED´s a cada 10cm de fita e eu vou usar 2 metros quase de fita (1 metro de uma cor + 1 metro de outra cor) para que eu feche meu Quad com luzes por todos os lados. Serão 60 LED´s ligados à uma bateria de 1300mAH - 3S. Será que vai dar certo?

Senão, eu posso pensar em uma alternativa para diminuir isso.
Responder