Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Turnigy 9X perde sinal com menos de 100m

Mensagem por Moust »

Gente, ontem estava voando meu quadcoptero, mas quando ele estava há uns 70m de mim, ele passou a não obedecer mais ao controle (Turnigy 9X não tem failsafe, quando ele perde o sinal, continua com a ultima posição de cada stick até reconectar).

Usei o stick da direita para faze-lo voltar em minha direção e baixei o throttle para que ele descesse. Quando o quad voltou a receber o sinal do TX ele caiu.

O que estou mais impressionado é como ele perdeu o sinal mesmo estando tão perto (70m)!

O receptor estava junto a um OSD e alguns capacitores e resistores mas acho que esses componentes não geram interferencia eletromagnetica, certo?

Os ESCs estavam há uns 10cm de distancia, assim como o GPS e o transmissor de video de 5.8ghz.

Não voei perto de cabos de alta tensão ou antenas de transmissão.

O que será que pode ter acontecido então? O transmissor de vídeo é de 5.8ghz mas será que pode ter afetado por estar um pouco perto?

[img:f57f63eaba]http://api.ning.com/files/C*75Xw4bA4eN3QEprJG4tJaXpTf8MAMnrKQSPu4pprAxEdOE6eaysvzaKnnyl841L48SCZBCacn1-B0lRnCNPsaHeZP8nuJj/20130215_195417.jpg[/img:f57f63eaba]

Vídeo da queda:

http://www.youtube.com/watch?v=9WGGgQCLens&hd=1

[yt]9WGGgQCLens&hd=1[/yt]
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Aposto que não fez o Range teste antes de voar.
Mas com certeza é interferência de tudo isso aí que está praticamente colado no RX.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Já voei com esse RX varias vezes e nunca deu problema de alcance.

Mas após essa disposição dos componentes no quad não testei o alcance para ver se estava ok.

A propósito, como checa isso? Pois o Turnigy 9x quando perde o sinal do TX mantém o mesmo sinal de PWM dos canais (eles não vão para 0).
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

testa segurando o botao BIND/RANGE TEST e andando pra longe; acho que o normal e perder sinal a partir de 20-30 passos, acho que da pra ir ate 50 passos sem perder sinal ...

acima de 20 ta ok; abaixo disso considere reprovado no range test !!
Hélio.Blumenau.
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 11:13 am
Localização: Blumenau, SC.
Contato:

Mensagem por Hélio.Blumenau. »

Cuidado com os fios que passam sobre a antena do rx, da uma reorganizada e deixa a antena livre e longe da antena do VTX. Bons voos.
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

desliga o transmissor de vídeo e vai ter 5 km de alcance...
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Kkarioka e sandman, mas como eh esse range test? Eu ja fiz o bind de um outro RX e era só ficar segurando o botão atrás e depois ligar o TX. Depois disso eh só ligar o RX

Mas como é o range test? Fico segurando o botão do bind e ligo o receptor. Mas depois faço o q? Ando c o receptor ligado até apagar o led q tem dentro?

Helio e Haupenthal, vou deixar a antena do RX livre mas qual o problema do TX de video? Ele é de 5.8ghz e o radio é 2.4ghz nao sao a mesma frequencia,nem multiplos (harmonicos). Alem disso o TX de video é de apenas 250mw
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Valeu pela aula sandman ;) vou fazer esse teste, nem sabia que tinha isso. O Turnigy 9x podia vir com o manual

Ja comprei o módulo da Frsky, agora é só trocar e botar em uso
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:1a5fcb96ba="Haupenthal"]desliga o transmissor de vídeo e vai ter 5 km de alcance...[/quote:1a5fcb96ba]

UHF??? :shock: :shock: :shock: :shock:
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

Moust, procura o manual na net e dá uma lida. na própria página dele na HK tem até mesmo em português.
ele é bem simples, mas tem questões como essa aí, do teste de range. não custa ler e informação nunca é demais! :D
Responder