duvidas de iniciante - ex projeto octo atual quad para TCC

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
waltaopqd1
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 9:22 pm
Localização: Boituva SP

Mensagem por waltaopqd1 »

É isso, monte um kit DJI 450 com naza, e explora bastante como funciona e aprende a pilotar direitinho, programar rádio e tal, é um brinquedinho muito legal, diversão na certa, desenvolver uma controladora é bem difícil, fica mais fácil migrar para uma opensource e trabalhar no software, frames voce pode desenvolver sim e estudar qto. a motores , esc e helices e bat , essas receitas já estão prontas para cada tamanho não tem como inventar, abraço e boa sorte !
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

obrigado pela dica.
estou analisando todas possibilidades e no final irei decidir oque realmente irei fazer.
qual open source você me recomenda para analisar.

abraço
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

ve essas multiwii ou crius aio pro, apm 2.5 ....
Trinca
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 12:38 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Trinca »

jjean, se vale a experiência de um iniciante que tem pretensões iguais as tuas, aconselho a seguir as dicas da galera que postou.

Eu montei um quad totalmente do zero, comprei uma plaquinha arduino, desmontei controles do wii para pegar os sensores (acc e gyro), comprei umas protoboards e montei tudo nela.
Da um trabalho que é gostoso de fazer e que rende muito aprendizado, mas tudo isso usando motores e ESCs beeeem baratos (Emax 2822 e HK 20a).

Utilizar o MultiWii como core da FC já é um baita aprendizado. Você pode editar o código, ou até mesmo recriar os arquivos apenas com linhas que são úteis pra você. Isso tudo vai gerar um knowhow pra poder começar a pensar em montar teu próprio código.

Eu comecei esta brincadeira a mais ou menos um mês e não entendia nada de RC e da eletrônica para Quads. Tudo que aprendi foi aqui no forum e pesquisando em outros foruns gringos (Google que o diga!).

O meu está quase voando, fiz um frame caseiro e estou com problemas para estabilizar por conta de ressonância de um motor.

Estou te falando tudo isso só pra dizer que antes de se jogar num projeto e gastar uma verba forte, monta um projeto menor, mais garantido de dar certo. Talvez nem compre sensores separados, compre logo uma placa Crius por exemplo que vai deixar vc colocar o multiwii lá e mexer em um monte de parâmetros de código. Mas acho legal a dica da galera de começar pequeno e num projeto mais seguro.

Boa sorte nos teus estudos.
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

obrigado pelas respostas.

já estou praticamente decidido na multiwii com um quad, ou partir pra algo baseado nela.
falta escolher o restante do setup.

abraço
Trinca
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 12:38 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Trinca »

Se vc quiser gastar pouco nesta primeira fase de estudos:

Motor Emax 2822: R$ 30,00
ESC HK 20a: R$ 35,00
Bateria 3S 2.200mha: R$ 70,00
Jogo com quatro hélices (duas pusher) 9x47: R$ 25,00
Placa pra distribuição de energia: R$ 20,00

São mais ou menos os valores que eu paguei comprando pelo MercadoLivre.
Abs.
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

obrigado por relatar os valores encontrados, você tem o tópico do seu modelo? (já encontrei :lol: )
estou pesquisando bastante sobre motores, mas estou sofrendo para definir motores e hélices ideais para determinado peso.

já estou cogitando desistir do octo e ficar apenas com o quad. e passando essa etapa do tcc eu faço um octo com mais tempo e mais conhecimento.

abraço
Trinca
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 12:38 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Trinca »

Cara, eu consegui estabilizar meu quad ontem! Assim que der vou fazer um post sobre o meu projeto caseiro. Na verdade este que você viu era bem o comecinho. Muita coisa mudou :)

Pela primeira vez consegui voar e vou te falar, RC não é fácil não, hahaha. Agora entendo pq a galera experiente diz para os novatos não começarem com um quad no RC e antes pilotarem outras coisas pra aprender.

Acho bem melhor tu começar com o quad. Deixa o octo pra quando tu tiver manjando :)

Abs
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

oque podem me dizer sobre esses quad para inicio (aprender a voar enquanto desenvolve o equipamento final)
opção 1

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__27173__HobbyKing_Q_BOT_Quadcopter_Mode_2_RTF_.html
não tão pequeno e a um preço bem baixo
opção 2

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__29595__Q_BOT_Micro_Quadcopter_w_2_4gHz_RF_Module_Spektrum_JR_Futaba_compatible_.html

opção 3

comprar motores, controle, placa controladora, etc baseados no projeto final. essa opção corre o risco de eu acabar estragando os itens com quedas.

gostaria da opinião de vocês sobre estas questões para que eu possa começar a fazer a lista de materiais.

abraço
Avatar do usuário
pelegrini
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Jun 12, 2012 5:49 pm
Localização: Brasília DF

Mensagem por pelegrini »

[quote:6e02f028f6="waltaopqd1"]''não tenho experiencia com nenhum tipo de modelismo.''

Amigo é impossivel voce iniciar no aeromodelismo desta maneira, além de perigoso vai ter muitos aborrecimentos e frustrações, voce tem que começar pelo começo, não tem como ser diferente. Seu conhecimento em eletronica pode ajudar sim , mas não como está imaginando, as coisas não são faceis assim, faça uma visita a uma pista de aeromodelismo e comece vendo a coisa na prática antes de comprar qualquer coisa, abraço.[/quote:6e02f028f6]

Resposta mais sensata.

Após aprender a voar, compre um quad de braços alongados como o talon v2 q tem booms estendidos, compre motores de baixo KV e helices grandes, um conjunto bom te dará um bom payload.
Aurora 9 - EZUHF | Durafly HyperBipe | TBS Pro | Tarot 1000 WKM | SkyWalker | AW Edge 540 30cc
Responder