Dúvida quanto ao tamanho do Frame (Motor a Motor)

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
gadustar
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Ago 29, 2013 11:45 am
Localização: São Paulo

Dúvida quanto ao tamanho do Frame (Motor a Motor)

Mensagem por gadustar »

Bom dia A todos, sou iniciante no assunto (Tanto no aeromodelismo quanto no fórum) e gostaria da ajuda de vocês.

Estou construindo meu primeiro Quadricoptero e estou com uma dúvida em relação ao comprimento do frame (motor a motor), sei que quanto maior o comprimento do braço o quad fica mais estável, existe um limite para o tamanho do braço (motor a motor)? Gostaria de deixá-lo o mais estável possível.

Segue material que vou utilizar:
Motor 850KV
ESC30A
Hélice 10X4.7
Estou pensando no comprimento de 80CM (motor a motor) será que terei problemas ?
Existe alguma fórmula pra efetuar tal cálculo ?

Desde já agradeço
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

existe limite mínimo, que é dado pelo tamanho da helice.
Se você pensar que os braços são as diagonais de um quadrado, o tamanho mínimo é o que faz com que os lados do quadrado tenham o diâmetro da helice. Menos que isso fará com que as helices colidam umas com as outras.

Se quiser ser rigoroso com fórmulas, o comprimento mínimo de um braço deve ser: (D*sqrt(2))/2 = Lmin
onde D é o diâmetro da helice e Lmin é o comprimento mínimo do braço.

Quanto ao tamanho máximo, não há limite mas eu não exageraria muito. Lembre-se que em um quadricoptero, o peso é o principal fator limitante. Quanto maior o peso, maior será a potência necessária para o hover e menor será o tempo de voo.
Então, em relação ao comprimento dos braços, quanto mais braço mais peso e menos voo.
gadustar
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Ago 29, 2013 11:45 am
Localização: São Paulo

Mensagem por gadustar »

Obrigado MKazam, Este fórum é excelente, parabéns a todos, não sabia que havia tantos amantes do aeromodelismo assim.
Outra pergunta:
Vou comprar o rádio FS-T6 , vocês recomendam este modelo ? é um bom equipamento ? poderei usa-lo com o simulador Phoenix 4.0 ?

Grato
Responder