Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

Bom dia pessoal, estou montando um quad para um projeto da faculdade.
o projeto foi iniciado em 2007, estava com uma arquitetura home-made, qua nunca funcionou. No fim do ano passado entrei no projeto para colaborar. Instalamos o APM 2.5.
Está voando porem não como vejo o de vocês. No modo auto, ele não fica travado, e por isso não tive coragem de testar os waypoints.

Esse projeto pesa em media 4kg, mas vou iniciar a construção de outro menor, mais barato e mais fácil de fazer reparos.

Peço a orientação dos Srs. quero fazer o sistema de amortecimento da placa, mas não achei nada em lugar algum.. se alguém tiver fotos e poder colocar.
Agradeço desde já.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:414366a4a8="bliberato"]Bom dia pessoal, estou montando um quad para um projeto da faculdade.
o projeto foi iniciado em 2007, estava com uma arquitetura home-made, qua nunca funcionou. No fim do ano passado entrei no projeto para colaborar. Instalamos o APM 2.5.
Está voando porem não como vejo o de vocês. No modo auto, ele não fica travado, e por isso não tive coragem de testar os waypoints.

Esse projeto pesa em media 4kg, mas vou iniciar a construção de outro menor, mais barato e mais fácil de fazer reparos.

Peço a orientação dos Srs. quero fazer o sistema de amortecimento da placa, mas não achei nada em lugar algum.. se alguém tiver fotos e poder colocar.
Agradeço desde já.[/quote:414366a4a8]

Projeto de faculdade e nao leu o manual?
tem tudo la é só procurar
http://copter.ardupilot.com/wiki/vibration-damping/
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

bliberato,
Realmente como o Felipioliveira falou, o primeiro caminho sera ler as informacoes do link, mas....nao fica so nisso, tem muita coisa, que nao esta no manual, ate porque a velocidade de update e upgrade eh muito grande. Sera atraves de testes e muita pesquisa. Tenho procurado colocar nos meus videos aquilo que esta meio obscuro ou de dificil entendimento e ate coisa que ninguem ainda colocou publicamente.
Mas o mais importante, o seu sucesso depende mais de vc doque de todos nos aqui no post que compartilhamos nosso conhecimento e dificuldades, leia, pesquise, garanto que ficara muito mais facil resolver os problemas.
Quanto ao sistema de amortecimento tem muita coisa, mas depende do espaco disponivel que vc tem e tipo de frame.
Eu pessoalmente ja fiz alguns testes com bons resultados, todavia o sistema testado seria restrito ao meu modelo. Esta semana estou testando uma coisa mais universal, vamos ver o resultado, se ficar bom posto.
Abc,
rubensfrai
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 10:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por rubensfrai »

[quote:b691dcba08="bliberato"]Bom dia pessoal, estou montando um quad para um projeto da faculdade.
o projeto foi iniciado em 2007, estava com uma arquitetura home-made, qua nunca funcionou. No fim do ano passado entrei no projeto para colaborar. Instalamos o APM 2.5.
Está voando porem não como vejo o de vocês. No modo auto, ele não fica travado, e por isso não tive coragem de testar os waypoints.

Esse projeto pesa em media 4kg, mas vou iniciar a construção de outro menor, mais barato e mais fácil de fazer reparos.

Peço a orientação dos Srs. quero fazer o sistema de amortecimento da placa, mas não achei nada em lugar algum.. se alguém tiver fotos e poder colocar.
Agradeço desde já.[/quote:b691dcba08]

bliberato
Olha esses sistemas de amortecimento:
http://www.goodluckbuy.com/index.php?target=products&mode=search&subcats=Y&type=extended&avail=Y&pshort=Y&pfull=Y&pname=Y&pkeywords=Y&cid=0&q=shock+apm&x=0&y=0
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

normalmente é interferência magnética, que não deixa "travar", Ex. ESCs ou outros componentes muito próximos da placa, etc..etc..etc.. ou fios que não devem, se "cruzando", etc..etc...

se não me engano discutimos largamente este tema aqui mesmo neste post, vale a pena dar uma lida geral, já não lembro, to meio velho.

mas precisaria passar mais informações do projeto para ajudar.

Outra coisa, problemas "mecânicos" no projeto, a placa tenta compensar ate um certo ponto, passou do limite não "trava nunca". (ex, motor torto no mount, hélices com problema, motor com problema, sincronismo de motores...etc.etc..)

ou PIDs totalmente mal regulados, tem um monte de coisas.

caso contrario é pura Alquimia.

abs
czanon
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Dom Mar 16, 2014 8:47 pm
Localização: carazinho rs

Mensagem por czanon »

é realmente essa interferencias atrapalham,, nao trava nunca, isso mesmo, pids mal regulados complicado mesmo
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

[quote:c94e4b8939="Felipioliveira"][quote:c94e4b8939="bliberato"]Bom dia pessoal, estou montando um quad para um projeto da faculdade.
o projeto foi iniciado em 2007, estava com uma arquitetura home-made, qua nunca funcionou. No fim do ano passado entrei no projeto para colaborar. Instalamos o APM 2.5.
Está voando porem não como vejo o de vocês. No modo auto, ele não fica travado, e por isso não tive coragem de testar os waypoints.

Esse projeto pesa em media 4kg, mas vou iniciar a construção de outro menor, mais barato e mais fácil de fazer reparos.

Peço a orientação dos Srs. quero fazer o sistema de amortecimento da placa, mas não achei nada em lugar algum.. se alguém tiver fotos e poder colocar.
Agradeço desde já.[/quote:c94e4b8939]

Projeto de faculdade e nao leu o manual?
tem tudo la é só procurar
http://copter.ardupilot.com/wiki/vibration-damping/[/quote:c94e4b8939]
É sério que o sr. acha que não li o manual?
kkkk
Se fosse meu, já teria um grande cuidado, imagina algo que nem meu é, é uma equipamento financiado pelo CNPq, com verba federal , se eu queimo uma placa dessa por irresponsabilidade de não ler o manual, estaria jogando o meu dinheiro, o seu e de outros no lixo.. O fato de pedir ajuda não quer dizer que tive preguiça de ler o manual, e sim de que estou com dificuldades e não sei resolver. O processo de aprendizagem não é só na literatura, envolve muitos outros meios, e a troca experiencias é um delas.. Experiencia não encontramos em manuais. Só estou mostrando o meu modo de pensar. Espero não ter sido arrogante ou algo do tipo.
e Sim era isso que eu procurava..
Obrigado pelo link, era isso que eu procurava, porém não estava usando os termos certos..
viva o rei sol >P
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

[quote:982c097077="robertb"]normalmente é interferência magnética, que não deixa "travar", Ex. ESCs ou outros componentes muito próximos da placa, etc..etc..etc.. ou fios que não devem, se "cruzando", etc..etc...

se não me engano discutimos largamente este tema aqui mesmo neste post, vale a pena dar uma lida geral, já não lembro, to meio velho.

Outra coisa, problemas "mecânicos" no projeto, a placa tenta compensar ate um certo ponto, passou do limite não "trava nunca". (ex, motor torto no mount, hélices com problema, motor com problema, sincronismo de motores...etc.etc..)

ou PIDs totalmente mal regulados, tem um monte de coisas.


abs[/quote:982c097077]

Como falei já peguei o projeto "andando" mas meio que a passos milimétricos..
com certeza existe interferências, mas acho que problemas mecânico são mais prováveis. Pois já ouvi relatos de muitos testes mal sucedidos digamos assim.. :twisted: :twisted: :twisted:
o pid segui como no manual, mas o fato de ser um modelo grande e pesado, a bateria acaba logo.
obrigado pela atenção.
viva o rei sol >P
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

Como felei voar voa, no modo stabilazer não tem o que reclamar, mas nos autonomo/assistido.. ta uma probleminha.. tem muito vento aqui tbm..
segue especificações.
uma duvida o gps tem uma direção certa a ser instalada, ele tem uma "frente"?
Motor => Hacker A30 14L
GPS => UBLOX LEA-6H GPS Module
OSD => Minim OSD v1.1

Placa Ardupilot => HKPilot Mega V2.5 Flight Controller USB/GYRO/ACC/MAG/BARO
Link => 3DRobotics
algumas imagens.
[img:37e23d7d0e]http://s11.postimg.org/f3khfbcz3/Mod_6_Teste_Ard2_02.jpg[/img:37e23d7d0e]
[img:37e23d7d0e]http://s11.postimg.org/8xj18kj1r/Mod_6_Teste_Ard2_03.jpg[/img:37e23d7d0e]
[img:37e23d7d0e]http://s11.postimg.org/oybmljgxb/Mod_6_Teste_Ard2_06.jpg[/img:37e23d7d0e]
[img:37e23d7d0e]http://s11.postimg.org/iboyscz8v/Mod_6_14.jpg[/img:37e23d7d0e]
[img:37e23d7d0e]http://s11.postimg.org/ox1os4f3j/Motor_e_Esc.jpg[/img:37e23d7d0e]
viva o rei sol >P
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

GPS

Mensagem por robertb »

bliberato,

GPS não tem frente, compass sim, acho que isso não é problema no seu caso.

passa o KV do motores ? que hélices esta usando ? e que ESCs? as fotos não tem como ver.

também faz um print screen dos pids no mission planner.

pode tirar umas fotos mais de perto? não da para ver onde esta nada no frame.

Ops e que bateria você usa? esses motores são bem pesados pelo que puder ver.

vamos evoluindo, mais para frente creio que você vai ter que mexer em alguns parâmetros para quando mudar de modo de voo ele não variar muito na altura, mas antes vamos fazer travar no ar. :)

ai da para ajudar creio eu.
Responder