Comparando controladoras
- Marco Antonio
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Só uma correção!!! Nem sempre clone tem a mesma confiabilidade da original! Isso não tem o que discutir!!! Se... Eu disse se: Se o fabricante dono da marca exigir componentes de linha o clone pode vir com componentes de qualidade duvidosa!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- ATARI
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[quote:e386c3e8ef="Felipioliveira"][quote:e386c3e8ef="ATARI"][quote:e386c3e8ef="Gmbcastro"][quote:e386c3e8ef="srocupado"]DJI Naza = Ferrari.
APM = Koenigsegg.
É mais ou menos isso. Ferrar todo mundo conhece, tem aquela famosa história do suporte, tem gente famosa que usa e etc.
Koenigsegg poucos ouviram falar, não tem propaganda, é robusto e se você colocar na estrada atropela a Ferrari e ainda tem mais conforto.
Técnicamente falando, acredito (minha humilde opnião) na superioridade da APM pq:
1) Dji naza usa processador de 32 bits, APM faz a mesma coisa com um microcontrolador de 8 bits (resumo: melhor eficiência no uso dos recursos).
2) APM tem modos de voo integráveis a câmera, logo vc pode programar a APM para acionar uma dslr durante certos momentos da missão.
3) Dji Naza tem no máximo 16 waypoints, APM tem limite de 256 waypoints.
4) APM tem compensação de interferência magnética para evitar flyaway.
5) APM tem auto declinação magnética, não importa se vc está no Brasil ou na China, ela já corrige para vc. Na Naza vc precisa ficar girando o módulo gps até o efeito de toilet bowl passar.
6) APM tem log interno e telemetria externa para detectar anomalias durante o voo ou mesmo para análise posterior já integrado com o google earth (altitude, velocidade, perfil de elevação e etc).
Tem outras coisas, mas o resto é firula e a Naza até que tem evoluído nesse mesmo sentido.
Abraços.[/quote:e386c3e8ef]
Em questão de dificuldade de configuração em uma nota de 0 a 10 qual vc classificaria as Naza e as APM ?? considerando ligar e um voo estável?
Eu realmente nunca vi alguém falar bem com argumentos como vc, vou pesquisar mais sobre as APMs... como estou começando fica complicado pra mim uma placa muito complexa...
em um contexto geral, quem quer investir em algo bom para aprender a voar com uma gopro no máximo para assistir aos voos, qual seria a placa mais indicada levando em conta o valor, qualidade e facilidade de configuração e manutenção dentre as demais (naza tem um preço alto para muitos que querem começar)
Eu comprei por enquanto uma naza lite sem gps, uma kk2.1 e um kit com kk2.0, nenhuma delas ainda chegou, irei montar um quad pra mim e para dois amigos que querem entrar no esporte...[/quote:e386c3e8ef]
uma APM original e mais cara que a naza
https://store.3drobotics.com/products/apm-2-6-kit-1
+
https://store.3drobotics.com/products/3dr-gps-ublox-with-compass
=
http://www.helipal.com/dji-naza-m-multirotor-gyro-system.html
naza e mais simples de configurar a APM não ( para muitos )
ja em estabilização não tenho APM para falar[/quote:e386c3e8ef]
Sim atari a APM original é mais cara sim,mas as clones sao igual em desempenho.o que dizem que é que a 3DRobotics saiu da china pois a mesma fabrica que fabricava para eles, estava vendendo os ''clones'' ,ou seja clones e originais eram iguais.
quanto a configuração nao encontrei dificuldades nao,a configuração achei ate mais tranquilo que a dji por causa da declinaçao magnetica,posição de gps,configurar acelerometro e magnetometro na APM é mais tranquilo.
ja no ajuste fino ai que considero a cartada final da APM,o auto tune da apm,tira qualquer tendencias que o quad possa ter,e isso configurado em uma chave,
bem simples para um iniciante ter uma quad zerado[/quote:e386c3e8ef]
so não sei oque vc acha dificil na naza... do zero:
no software
1-colocar o tipo de "aeronave" que vai usar ( clicando no desenho correspondente )
2- colocar a posição do modulo GPS+compass em relação a controladora em cm ( que deve ficar no CG )
no hardware
1- colocar o modulo GPS+compass na posição correta em graus ( declinação magnetica
pronto ja pode voar ( não mencionei configuração de chaves dee radio pois na APM e igual o procedimento )
não precisa de autotune ( usei isso na multiwii com FW bradwii ) pois pode se ligar o ganho em um potenciometro do radio e afinar em voo ( meu hexa esta assim )
vc acha isso dificil ???
APM = Koenigsegg.
É mais ou menos isso. Ferrar todo mundo conhece, tem aquela famosa história do suporte, tem gente famosa que usa e etc.
Koenigsegg poucos ouviram falar, não tem propaganda, é robusto e se você colocar na estrada atropela a Ferrari e ainda tem mais conforto.
Técnicamente falando, acredito (minha humilde opnião) na superioridade da APM pq:
1) Dji naza usa processador de 32 bits, APM faz a mesma coisa com um microcontrolador de 8 bits (resumo: melhor eficiência no uso dos recursos).
2) APM tem modos de voo integráveis a câmera, logo vc pode programar a APM para acionar uma dslr durante certos momentos da missão.
3) Dji Naza tem no máximo 16 waypoints, APM tem limite de 256 waypoints.
4) APM tem compensação de interferência magnética para evitar flyaway.
5) APM tem auto declinação magnética, não importa se vc está no Brasil ou na China, ela já corrige para vc. Na Naza vc precisa ficar girando o módulo gps até o efeito de toilet bowl passar.
6) APM tem log interno e telemetria externa para detectar anomalias durante o voo ou mesmo para análise posterior já integrado com o google earth (altitude, velocidade, perfil de elevação e etc).
Tem outras coisas, mas o resto é firula e a Naza até que tem evoluído nesse mesmo sentido.
Abraços.[/quote:e386c3e8ef]
Em questão de dificuldade de configuração em uma nota de 0 a 10 qual vc classificaria as Naza e as APM ?? considerando ligar e um voo estável?
Eu realmente nunca vi alguém falar bem com argumentos como vc, vou pesquisar mais sobre as APMs... como estou começando fica complicado pra mim uma placa muito complexa...
em um contexto geral, quem quer investir em algo bom para aprender a voar com uma gopro no máximo para assistir aos voos, qual seria a placa mais indicada levando em conta o valor, qualidade e facilidade de configuração e manutenção dentre as demais (naza tem um preço alto para muitos que querem começar)
Eu comprei por enquanto uma naza lite sem gps, uma kk2.1 e um kit com kk2.0, nenhuma delas ainda chegou, irei montar um quad pra mim e para dois amigos que querem entrar no esporte...[/quote:e386c3e8ef]
uma APM original e mais cara que a naza
https://store.3drobotics.com/products/apm-2-6-kit-1
+
https://store.3drobotics.com/products/3dr-gps-ublox-with-compass
=
http://www.helipal.com/dji-naza-m-multirotor-gyro-system.html
naza e mais simples de configurar a APM não ( para muitos )
ja em estabilização não tenho APM para falar[/quote:e386c3e8ef]
Sim atari a APM original é mais cara sim,mas as clones sao igual em desempenho.o que dizem que é que a 3DRobotics saiu da china pois a mesma fabrica que fabricava para eles, estava vendendo os ''clones'' ,ou seja clones e originais eram iguais.
quanto a configuração nao encontrei dificuldades nao,a configuração achei ate mais tranquilo que a dji por causa da declinaçao magnetica,posição de gps,configurar acelerometro e magnetometro na APM é mais tranquilo.
ja no ajuste fino ai que considero a cartada final da APM,o auto tune da apm,tira qualquer tendencias que o quad possa ter,e isso configurado em uma chave,
bem simples para um iniciante ter uma quad zerado[/quote:e386c3e8ef]
so não sei oque vc acha dificil na naza... do zero:
no software
1-colocar o tipo de "aeronave" que vai usar ( clicando no desenho correspondente )
2- colocar a posição do modulo GPS+compass em relação a controladora em cm ( que deve ficar no CG )
no hardware
1- colocar o modulo GPS+compass na posição correta em graus ( declinação magnetica
pronto ja pode voar ( não mencionei configuração de chaves dee radio pois na APM e igual o procedimento )
não precisa de autotune ( usei isso na multiwii com FW bradwii ) pois pode se ligar o ganho em um potenciometro do radio e afinar em voo ( meu hexa esta assim )
vc acha isso dificil ???
- Marco Antonio
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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Naza com pid default voando bem ? Só quad pequeno (motores entre 800 e 1000 kv com wheelbase de 450) e hexa/octa leve.
Mudou disso, vai ter de ajustar. E outra, se tiver gimbal fora do cg, vai ter de ajustar. Na apm o auto tune já corrige isso com algoritmo dedicado.
Detalhe, auto tune da apm é malha fechada, não tem potenciômetro ou input do usuário.
Mudou disso, vai ter de ajustar. E outra, se tiver gimbal fora do cg, vai ter de ajustar. Na apm o auto tune já corrige isso com algoritmo dedicado.
Detalhe, auto tune da apm é malha fechada, não tem potenciômetro ou input do usuário.
-
- membro
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- Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
- Localização: SAnto Andre SP
Nem sempre mesmo,pois a mesma fabrica que fabricava os ''originais'' vendia os clones para outras empresas e iguais,por isso a saida da 3DRobotics da china,por isso nao existe clones a rodo da px4,ela é fabricada em fabrica exclusiva 3dr.
nao existe isso todas as empresas que vende a APM digo HK,RCT ,tem que pagar o desenvolvimento da placa,nao é só fazer menção a 3DR,é livre para modificaçoes até certo ponto,começou a industrializar tem que pagar,apesar de na china nao existir isso rs
nao existe isso todas as empresas que vende a APM digo HK,RCT ,tem que pagar o desenvolvimento da placa,nao é só fazer menção a 3DR,é livre para modificaçoes até certo ponto,começou a industrializar tem que pagar,apesar de na china nao existir isso rs
-
- membro
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[quote:36a0becd7c="ATARI"][quote:36a0becd7c="Felipioliveira"][quote:36a0becd7c="ATARI"][quote:36a0becd7c="Gmbcastro"][quote:36a0becd7c="srocupado"]DJI Naza = Ferrari.
APM = Koenigsegg.
É mais ou menos isso. Ferrar todo mundo conhece, tem aquela famosa história do suporte, tem gente famosa que usa e etc.
Koenigsegg poucos ouviram falar, não tem propaganda, é robusto e se você colocar na estrada atropela a Ferrari e ainda tem mais conforto.
Técnicamente falando, acredito (minha humilde opnião) na superioridade da APM pq:
1) Dji naza usa processador de 32 bits, APM faz a mesma coisa com um microcontrolador de 8 bits (resumo: melhor eficiência no uso dos recursos).
2) APM tem modos de voo integráveis a câmera, logo vc pode programar a APM para acionar uma dslr durante certos momentos da missão.
3) Dji Naza tem no máximo 16 waypoints, APM tem limite de 256 waypoints.
4) APM tem compensação de interferência magnética para evitar flyaway.
5) APM tem auto declinação magnética, não importa se vc está no Brasil ou na China, ela já corrige para vc. Na Naza vc precisa ficar girando o módulo gps até o efeito de toilet bowl passar.
6) APM tem log interno e telemetria externa para detectar anomalias durante o voo ou mesmo para análise posterior já integrado com o google earth (altitude, velocidade, perfil de elevação e etc).
Tem outras coisas, mas o resto é firula e a Naza até que tem evoluído nesse mesmo sentido.
Abraços.[/quote:36a0becd7c]
Em questão de dificuldade de configuração em uma nota de 0 a 10 qual vc classificaria as Naza e as APM ?? considerando ligar e um voo estável?
Eu realmente nunca vi alguém falar bem com argumentos como vc, vou pesquisar mais sobre as APMs... como estou começando fica complicado pra mim uma placa muito complexa...
em um contexto geral, quem quer investir em algo bom para aprender a voar com uma gopro no máximo para assistir aos voos, qual seria a placa mais indicada levando em conta o valor, qualidade e facilidade de configuração e manutenção dentre as demais (naza tem um preço alto para muitos que querem começar)
Eu comprei por enquanto uma naza lite sem gps, uma kk2.1 e um kit com kk2.0, nenhuma delas ainda chegou, irei montar um quad pra mim e para dois amigos que querem entrar no esporte...[/quote:36a0becd7c]
uma APM original e mais cara que a naza
https://store.3drobotics.com/products/apm-2-6-kit-1
+
https://store.3drobotics.com/products/3dr-gps-ublox-with-compass
=
http://www.helipal.com/dji-naza-m-multirotor-gyro-system.html
naza e mais simples de configurar a APM não ( para muitos )
ja em estabilização não tenho APM para falar[/quote:36a0becd7c]
Sim atari a APM original é mais cara sim,mas as clones sao igual em desempenho.o que dizem que é que a 3DRobotics saiu da china pois a mesma fabrica que fabricava para eles, estava vendendo os ''clones'' ,ou seja clones e originais eram iguais.
quanto a configuração nao encontrei dificuldades nao,a configuração achei ate mais tranquilo que a dji por causa da declinaçao magnetica,posição de gps,configurar acelerometro e magnetometro na APM é mais tranquilo.
ja no ajuste fino ai que considero a cartada final da APM,o auto tune da apm,tira qualquer tendencias que o quad possa ter,e isso configurado em uma chave,
bem simples para um iniciante ter uma quad zerado[/quote:36a0becd7c]
so não sei oque vc acha dificil na naza... do zero:
no software
1-colocar o tipo de "aeronave" que vai usar ( clicando no desenho correspondente )
2- colocar a posição do modulo GPS+compass em relação a controladora em cm ( que deve ficar no CG )
no hardware
1- colocar o modulo GPS+compass na posição correta em graus ( declinação magnetica
pronto ja pode voar ( não mencionei configuração de chaves dee radio pois na APM e igual o procedimento )
não precisa de autotune ( usei isso na multiwii com FW bradwii ) pois pode se ligar o ganho em um potenciometro do radio e afinar em voo ( meu hexa esta assim )
vc acha isso dificil ???[/quote:36a0becd7c]
ok entao vamos lá
no software
1- colocar tipo de aeronave (tem o desenho correspondente)
2-calibrar acelerometro girar o multi em varias posiçoes
3-calibrar o compass colocar o multi na posição e aperta uma tecla
nao precisa se preocupar com posição de gps
no hardware normal sem nenhuma preocupação
calibrar radio igual ok
em um quad pequeno vai voar igual a naza
pulou para um quad maior naza nao vai ser tao estavel quanto em pequenos, até ai tudo bem igual a apm,nao sei configurar os PID,naza ou aprende ou nao fica bom,ja a APM bateu na chave pronto!
[/quote]
APM = Koenigsegg.
É mais ou menos isso. Ferrar todo mundo conhece, tem aquela famosa história do suporte, tem gente famosa que usa e etc.
Koenigsegg poucos ouviram falar, não tem propaganda, é robusto e se você colocar na estrada atropela a Ferrari e ainda tem mais conforto.
Técnicamente falando, acredito (minha humilde opnião) na superioridade da APM pq:
1) Dji naza usa processador de 32 bits, APM faz a mesma coisa com um microcontrolador de 8 bits (resumo: melhor eficiência no uso dos recursos).
2) APM tem modos de voo integráveis a câmera, logo vc pode programar a APM para acionar uma dslr durante certos momentos da missão.
3) Dji Naza tem no máximo 16 waypoints, APM tem limite de 256 waypoints.
4) APM tem compensação de interferência magnética para evitar flyaway.
5) APM tem auto declinação magnética, não importa se vc está no Brasil ou na China, ela já corrige para vc. Na Naza vc precisa ficar girando o módulo gps até o efeito de toilet bowl passar.
6) APM tem log interno e telemetria externa para detectar anomalias durante o voo ou mesmo para análise posterior já integrado com o google earth (altitude, velocidade, perfil de elevação e etc).
Tem outras coisas, mas o resto é firula e a Naza até que tem evoluído nesse mesmo sentido.
Abraços.[/quote:36a0becd7c]
Em questão de dificuldade de configuração em uma nota de 0 a 10 qual vc classificaria as Naza e as APM ?? considerando ligar e um voo estável?
Eu realmente nunca vi alguém falar bem com argumentos como vc, vou pesquisar mais sobre as APMs... como estou começando fica complicado pra mim uma placa muito complexa...
em um contexto geral, quem quer investir em algo bom para aprender a voar com uma gopro no máximo para assistir aos voos, qual seria a placa mais indicada levando em conta o valor, qualidade e facilidade de configuração e manutenção dentre as demais (naza tem um preço alto para muitos que querem começar)
Eu comprei por enquanto uma naza lite sem gps, uma kk2.1 e um kit com kk2.0, nenhuma delas ainda chegou, irei montar um quad pra mim e para dois amigos que querem entrar no esporte...[/quote:36a0becd7c]
uma APM original e mais cara que a naza
https://store.3drobotics.com/products/apm-2-6-kit-1
+
https://store.3drobotics.com/products/3dr-gps-ublox-with-compass
=
http://www.helipal.com/dji-naza-m-multirotor-gyro-system.html
naza e mais simples de configurar a APM não ( para muitos )
ja em estabilização não tenho APM para falar[/quote:36a0becd7c]
Sim atari a APM original é mais cara sim,mas as clones sao igual em desempenho.o que dizem que é que a 3DRobotics saiu da china pois a mesma fabrica que fabricava para eles, estava vendendo os ''clones'' ,ou seja clones e originais eram iguais.
quanto a configuração nao encontrei dificuldades nao,a configuração achei ate mais tranquilo que a dji por causa da declinaçao magnetica,posição de gps,configurar acelerometro e magnetometro na APM é mais tranquilo.
ja no ajuste fino ai que considero a cartada final da APM,o auto tune da apm,tira qualquer tendencias que o quad possa ter,e isso configurado em uma chave,
bem simples para um iniciante ter uma quad zerado[/quote:36a0becd7c]
so não sei oque vc acha dificil na naza... do zero:
no software
1-colocar o tipo de "aeronave" que vai usar ( clicando no desenho correspondente )
2- colocar a posição do modulo GPS+compass em relação a controladora em cm ( que deve ficar no CG )
no hardware
1- colocar o modulo GPS+compass na posição correta em graus ( declinação magnetica
pronto ja pode voar ( não mencionei configuração de chaves dee radio pois na APM e igual o procedimento )
não precisa de autotune ( usei isso na multiwii com FW bradwii ) pois pode se ligar o ganho em um potenciometro do radio e afinar em voo ( meu hexa esta assim )
vc acha isso dificil ???[/quote:36a0becd7c]
ok entao vamos lá
no software
1- colocar tipo de aeronave (tem o desenho correspondente)
2-calibrar acelerometro girar o multi em varias posiçoes
3-calibrar o compass colocar o multi na posição e aperta uma tecla
nao precisa se preocupar com posição de gps
no hardware normal sem nenhuma preocupação
calibrar radio igual ok
em um quad pequeno vai voar igual a naza
pulou para um quad maior naza nao vai ser tao estavel quanto em pequenos, até ai tudo bem igual a apm,nao sei configurar os PID,naza ou aprende ou nao fica bom,ja a APM bateu na chave pronto!
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