Comparando controladoras

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Nossa o tópico estava bem animado !!!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Só uma correção!!! Nem sempre clone tem a mesma confiabilidade da original! Isso não tem o que discutir!!! Se... Eu disse se: Se o fabricante dono da marca exigir componentes de linha o clone pode vir com componentes de qualidade duvidosa!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Gmbcastro
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Sáb Fev 15, 2014 4:16 am
Localização: Campo Grande/MS

Mensagem por Gmbcastro »

ueh ta sumindo post... os ultimos aqui sumiram pra mim...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

[quote:e386c3e8ef="Felipioliveira"][quote:e386c3e8ef="ATARI"][quote:e386c3e8ef="Gmbcastro"][quote:e386c3e8ef="srocupado"]DJI Naza = Ferrari.
APM = Koenigsegg.

É mais ou menos isso. Ferrar todo mundo conhece, tem aquela famosa história do suporte, tem gente famosa que usa e etc.

Koenigsegg poucos ouviram falar, não tem propaganda, é robusto e se você colocar na estrada atropela a Ferrari e ainda tem mais conforto.

Técnicamente falando, acredito (minha humilde opnião) na superioridade da APM pq:

1) Dji naza usa processador de 32 bits, APM faz a mesma coisa com um microcontrolador de 8 bits (resumo: melhor eficiência no uso dos recursos).
2) APM tem modos de voo integráveis a câmera, logo vc pode programar a APM para acionar uma dslr durante certos momentos da missão.
3) Dji Naza tem no máximo 16 waypoints, APM tem limite de 256 waypoints.
4) APM tem compensação de interferência magnética para evitar flyaway.
5) APM tem auto declinação magnética, não importa se vc está no Brasil ou na China, ela já corrige para vc. Na Naza vc precisa ficar girando o módulo gps até o efeito de toilet bowl passar.
6) APM tem log interno e telemetria externa para detectar anomalias durante o voo ou mesmo para análise posterior já integrado com o google earth (altitude, velocidade, perfil de elevação e etc).

Tem outras coisas, mas o resto é firula e a Naza até que tem evoluído nesse mesmo sentido.
Abraços.[/quote:e386c3e8ef]

Em questão de dificuldade de configuração em uma nota de 0 a 10 qual vc classificaria as Naza e as APM ?? considerando ligar e um voo estável?

Eu realmente nunca vi alguém falar bem com argumentos como vc, vou pesquisar mais sobre as APMs... como estou começando fica complicado pra mim uma placa muito complexa...

em um contexto geral, quem quer investir em algo bom para aprender a voar com uma gopro no máximo para assistir aos voos, qual seria a placa mais indicada levando em conta o valor, qualidade e facilidade de configuração e manutenção dentre as demais (naza tem um preço alto para muitos que querem começar)

Eu comprei por enquanto uma naza lite sem gps, uma kk2.1 e um kit com kk2.0, nenhuma delas ainda chegou, irei montar um quad pra mim e para dois amigos que querem entrar no esporte...[/quote:e386c3e8ef]

uma APM original e mais cara que a naza

https://store.3drobotics.com/products/apm-2-6-kit-1
+
https://store.3drobotics.com/products/3dr-gps-ublox-with-compass

=

http://www.helipal.com/dji-naza-m-multirotor-gyro-system.html


naza e mais simples de configurar a APM não ( para muitos )

ja em estabilização não tenho APM para falar[/quote:e386c3e8ef]

Sim atari a APM original é mais cara sim,mas as clones sao igual em desempenho.o que dizem que é que a 3DRobotics saiu da china pois a mesma fabrica que fabricava para eles, estava vendendo os ''clones'' ,ou seja clones e originais eram iguais.

quanto a configuração nao encontrei dificuldades nao,a configuração achei ate mais tranquilo que a dji por causa da declinaçao magnetica,posição de gps,configurar acelerometro e magnetometro na APM é mais tranquilo.

ja no ajuste fino ai que considero a cartada final da APM,o auto tune da apm,tira qualquer tendencias que o quad possa ter,e isso configurado em uma chave,
bem simples para um iniciante ter uma quad zerado[/quote:e386c3e8ef]

so não sei oque vc acha dificil na naza... do zero:

no software
1-colocar o tipo de "aeronave" que vai usar ( clicando no desenho correspondente )
2- colocar a posição do modulo GPS+compass em relação a controladora em cm ( que deve ficar no CG )

no hardware
1- colocar o modulo GPS+compass na posição correta em graus ( declinação magnetica

pronto ja pode voar ( não mencionei configuração de chaves dee radio pois na APM e igual o procedimento )

não precisa de autotune ( usei isso na multiwii com FW bradwii ) pois pode se ligar o ganho em um potenciometro do radio e afinar em voo ( meu hexa esta assim )

vc acha isso dificil ???
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Uma controladora usa mems que requer extrema qualidade e controle de qualidade final apurado.
Um clone vai ter isso???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Ao Colega do clone, compre uma bola , sai mais barato !
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Naza com pid default voando bem ? Só quad pequeno (motores entre 800 e 1000 kv com wheelbase de 450) e hexa/octa leve.
Mudou disso, vai ter de ajustar. E outra, se tiver gimbal fora do cg, vai ter de ajustar. Na apm o auto tune já corrige isso com algoritmo dedicado.
Detalhe, auto tune da apm é malha fechada, não tem potenciômetro ou input do usuário.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

Nem sempre mesmo,pois a mesma fabrica que fabricava os ''originais'' vendia os clones para outras empresas e iguais,por isso a saida da 3DRobotics da china,por isso nao existe clones a rodo da px4,ela é fabricada em fabrica exclusiva 3dr.

nao existe isso todas as empresas que vende a APM digo HK,RCT ,tem que pagar o desenvolvimento da placa,nao é só fazer menção a 3DR,é livre para modificaçoes até certo ponto,começou a industrializar tem que pagar,apesar de na china nao existir isso rs
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:36a0becd7c="ATARI"][quote:36a0becd7c="Felipioliveira"][quote:36a0becd7c="ATARI"][quote:36a0becd7c="Gmbcastro"][quote:36a0becd7c="srocupado"]DJI Naza = Ferrari.
APM = Koenigsegg.

É mais ou menos isso. Ferrar todo mundo conhece, tem aquela famosa história do suporte, tem gente famosa que usa e etc.

Koenigsegg poucos ouviram falar, não tem propaganda, é robusto e se você colocar na estrada atropela a Ferrari e ainda tem mais conforto.

Técnicamente falando, acredito (minha humilde opnião) na superioridade da APM pq:

1) Dji naza usa processador de 32 bits, APM faz a mesma coisa com um microcontrolador de 8 bits (resumo: melhor eficiência no uso dos recursos).
2) APM tem modos de voo integráveis a câmera, logo vc pode programar a APM para acionar uma dslr durante certos momentos da missão.
3) Dji Naza tem no máximo 16 waypoints, APM tem limite de 256 waypoints.
4) APM tem compensação de interferência magnética para evitar flyaway.
5) APM tem auto declinação magnética, não importa se vc está no Brasil ou na China, ela já corrige para vc. Na Naza vc precisa ficar girando o módulo gps até o efeito de toilet bowl passar.
6) APM tem log interno e telemetria externa para detectar anomalias durante o voo ou mesmo para análise posterior já integrado com o google earth (altitude, velocidade, perfil de elevação e etc).

Tem outras coisas, mas o resto é firula e a Naza até que tem evoluído nesse mesmo sentido.
Abraços.[/quote:36a0becd7c]

Em questão de dificuldade de configuração em uma nota de 0 a 10 qual vc classificaria as Naza e as APM ?? considerando ligar e um voo estável?

Eu realmente nunca vi alguém falar bem com argumentos como vc, vou pesquisar mais sobre as APMs... como estou começando fica complicado pra mim uma placa muito complexa...

em um contexto geral, quem quer investir em algo bom para aprender a voar com uma gopro no máximo para assistir aos voos, qual seria a placa mais indicada levando em conta o valor, qualidade e facilidade de configuração e manutenção dentre as demais (naza tem um preço alto para muitos que querem começar)

Eu comprei por enquanto uma naza lite sem gps, uma kk2.1 e um kit com kk2.0, nenhuma delas ainda chegou, irei montar um quad pra mim e para dois amigos que querem entrar no esporte...[/quote:36a0becd7c]

uma APM original e mais cara que a naza

https://store.3drobotics.com/products/apm-2-6-kit-1
+
https://store.3drobotics.com/products/3dr-gps-ublox-with-compass

=

http://www.helipal.com/dji-naza-m-multirotor-gyro-system.html


naza e mais simples de configurar a APM não ( para muitos )

ja em estabilização não tenho APM para falar[/quote:36a0becd7c]

Sim atari a APM original é mais cara sim,mas as clones sao igual em desempenho.o que dizem que é que a 3DRobotics saiu da china pois a mesma fabrica que fabricava para eles, estava vendendo os ''clones'' ,ou seja clones e originais eram iguais.

quanto a configuração nao encontrei dificuldades nao,a configuração achei ate mais tranquilo que a dji por causa da declinaçao magnetica,posição de gps,configurar acelerometro e magnetometro na APM é mais tranquilo.

ja no ajuste fino ai que considero a cartada final da APM,o auto tune da apm,tira qualquer tendencias que o quad possa ter,e isso configurado em uma chave,
bem simples para um iniciante ter uma quad zerado[/quote:36a0becd7c]

so não sei oque vc acha dificil na naza... do zero:

no software
1-colocar o tipo de "aeronave" que vai usar ( clicando no desenho correspondente )
2- colocar a posição do modulo GPS+compass em relação a controladora em cm ( que deve ficar no CG )

no hardware
1- colocar o modulo GPS+compass na posição correta em graus ( declinação magnetica

pronto ja pode voar ( não mencionei configuração de chaves dee radio pois na APM e igual o procedimento )

não precisa de autotune ( usei isso na multiwii com FW bradwii ) pois pode se ligar o ganho em um potenciometro do radio e afinar em voo ( meu hexa esta assim )

vc acha isso dificil ???[/quote:36a0becd7c]

ok entao vamos lá

no software

1- colocar tipo de aeronave (tem o desenho correspondente)
2-calibrar acelerometro girar o multi em varias posiçoes
3-calibrar o compass colocar o multi na posição e aperta uma tecla

nao precisa se preocupar com posição de gps

no hardware normal sem nenhuma preocupação

calibrar radio igual ok

em um quad pequeno vai voar igual a naza
pulou para um quad maior naza nao vai ser tao estavel quanto em pequenos, até ai tudo bem igual a apm,nao sei configurar os PID,naza ou aprende ou nao fica bom,ja a APM bateu na chave pronto!

[/quote]
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Felipi,
O código da apm tá em GNU GPL v3 é somente menção. O hardware (Eagle files) não tem restrições de divulgação ou copyright.
Responder