Porque não vejo Quads. com motor a combustão?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
dmdeangelo
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mar 20, 2014 10:04 pm
Localização: Bagé/RS

Porque não vejo Quads. com motor a combustão?

Mensagem por dmdeangelo »

Olá pessoal,

gostaria de saber porque não vejo multimotores a combustão, sempre elétricos.
Existe algum motivo para isso?

Abraços.
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

Extremamente inviavel????
dmdeangelo
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mar 20, 2014 10:04 pm
Localização: Bagé/RS

Mensagem por dmdeangelo »

Olá Vitor.

Estou montando meu primeiro quad, as peças nem chegaram ainda, então já da pra notar que tenho muito o que aprender.

Poderia me dizer quais partes do projeto tornam inviável o uso de motores a combustão?

Abraços.
Avatar do usuário
GabrielPHahn
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Set 05, 2012 1:27 am
Localização: São José - SC

Mensagem por GabrielPHahn »

Espero não estar falando besteira, mas uma das causas não seria o fator "passo do motor"?

Sei que para aviões com 4 motores a combustão, como os escala de B-17's, se não tiverem uma regulagem no passo dos motores, literalmente tendem a voar girando no próprio eixo...Não?
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Neste antigo video vc verá quadris, tri, bi, e hibridos, que não vingaram penso que:

A rotação idêntica e quase impossível porque o carburador tem inércia e nunca bate as regulagens de todos eles

Solução: Atualmente temos a injeção eletrônica e isso resolveria o problema

mais teriámos que anexar um computador, uma controladora, sem falar que motores com injeção eletrônica para aeromodelos não existem (creio eu) , mas olha o video é muito legal

os motores teriam que ser de 4 tempos , são mais pesados porém são mais estáveis
o quadri ficaria com prováveis 16 kilos, sem falar em 4kilos de combustível pra ter autonomia

Se um motor apagar em voo já era, para ter alguma segurança extra, teria que ser um octóptero ou seja uns 40kilos. Obs pode ser um pouco menos de peso, mas não se esqueça que a vibração de um motor a gasolina é grande e o frame vai ter que ser bem reforçado [yt]6_hScNDX53Y[/yt]
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Muito bacana esse video, valeu!
dmdeangelo
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mar 20, 2014 10:04 pm
Localização: Bagé/RS

Mensagem por dmdeangelo »

Excelente vídeo Oswaldo, obrigado pela explicação.

PS: O inicio do vídeo da até frio na barriga, o povo era loco.. rs
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Há o motor a gasolina tem um bomba de gasolina mecânica, acionada mecanicamente pela rotação do motor e um sistema de ignição idem, imagina a adaptação para torná-los em sincronia perfeita entre todos os motores e uma compensação para a inércia que ainda vai existir em cada um que terá que ser calculada pelo computador em milésimos de segundo

Quando a rotação de um motor variar para menos , a injeção de combustível tem que ser imediata para o multimotor acima da alimentação dos outros motores para compensar a inércia e depois diminuir abaixo dos outros para que a rotação se estabilize com as dos outros motores ou seja uma bela mão de obra que será feita várias vezes por minuto até a equalização total do sistema

Substituir a bomba mecânica por um bomba eletro/eletrônica mecânica (uma para cada motor) controlada por uma centralina de alto desempenho que vai precisar de uma mega bateria de alta carga de descarga e alta capacidade de corrente, imagina o desgaste e o pior o preço de tudo isso

Contudo o ser humano se vira com que tem, e tenho certeza que tem pilotos que voariam quadri carburados acionados por servos e controlados por boas placas controladoras (desde que fossem fabricadas porque elas acionam escs e não servos) , contudo é aquela coisa, o quadri só voaria na mão desses ases, e não seria para todos
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

tem sim, além de movido a glow ainda é com passo variável

apresentando o cj mantaray:
[yt]uuExXFCCDgA[/yt]
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

bem legal e muito boa a idéia, usar o passo variável como o stingray mas que utiliza somente um único motor para acionar todas as hélices [yt]TnGhEInTXYc[/yt]
Responder