Sugestão para ESC de um quadcóptero

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Sugestão para ESC de um quadcóptero

Mensagem por flumauricio »

Pessoal, gostaria da recomendação de vocês de um bom ESC para o quad que estou montando.

Nesse ultimo sábado outro quad que havia montado caiu por falha em um dos motores ou mesmo uma falha no esc que me deixou muito intrigado.

Agora estou aqui montando outro quad e segue a configuração pois a única coisa que falta comprar são os ESC

Frame tarot iron man 450
motor rc timer 5010-14 360kv
helice fibra de carbono 16x6.5"
controladora naza v2

Minha duvida estão nos ESC:
-AFRO ESC 30A
-RCtimer 30A com simonk
-DJI 30A

Alguma recomendação nova ou alguma indicação desse acima?

Agradeceria muito a ajuda.
Avatar do usuário
Carlos Eduardo Ribeiro
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mar 12, 2014 10:39 am
Localização: Caçador, SC

Mensagem por Carlos Eduardo Ribeiro »

- Vejo bastante gente falar muito bem do AFRO ESC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__39708__Afro_ESC_30Amp_Multi_rotor_Motor_Speed_Controller_SimonK_Firmware_.html
por aqui, por isso recomendo, e ele também vem com simonk.

- O RCTimer 30A
http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goodspic.dwt&goodsid=1059
é praticamente 1$ mais barato que o AFRO e também vem com simonk, porém eu ia de AFRO por ver mais pessoas com mais frequência falando bem dele.

Já o DJI eu acho muito caro e em relação aos outros hehehe.

Eu uso Turnigy Plush de 30A mas meus motores são NTM 2830 750kv hehehe

Abraços
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

cara tenho um tarot tambem com este motor e helice 17 de carbono uso o esc de 30 da rctimer e sem novidades
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu uso o afro...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Bom... então vamos lá...

Resolvi preguntar isso porque pesquisei bem antes qual ESC deveria comprar esse quad que caiu no sábado estava usando um AFRO ESC 30A, justamente pelas boas indicações.

Estava voando FPV quando percebi a primeira falha no motor, imediatamente tirei o óculos já que estava perto e vi o motor falhando a segunda vez e o quad sempre corrigindo as falhas até que deu aquele giro da morte e veio ao chão.

Tenho o vídeo da queda e irei postar aqui a noite quando chegar em casa.

Farei a desmontagem cuidadosa do equipamento essa semana para analisar tudo mas minha suspeitas recaem sobre o ESC.

Após tudo desmontado irei avaliar todo o equipamento e testar tudo em bancada, inclusive conjunto motor e esc.

Deixando claro que esse equipamento foi montado já tem uns 2 meses e nunca apresentou problemas.
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Motor de 360kv + Hélice grande + SimonK + 4S ou mais = Problema de Sincronismo entre motor e esc.

Tanto faz ser afro, rctimer ou qq outro. O problema está correlacionado ao firmware e o timming.

http://www.youtube.com/watch?v=-0YThMEiLFk
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

entre esc e motor tinha conector? melhor eh soldar tudo...
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

[quote:6e6e8d1754="srocupado"]Motor de 360kv + Hélice grande + SimonK + 4S ou mais = Problema de Sincronismo entre motor e esc.

Tanto faz ser afro, rctimer ou qq outro. O problema está correlacionado ao firmware e o timming.

http://www.youtube.com/watch?v=-0YThMEiLFk[/quote:6e6e8d1754]

O que caiu usava motores turnigy de 1100kv com hélices 8x4.5 e ESC afro em uma 4S.

Mas como estou montando um agora na configuração acima você me preocupou, como resolver para não dá problema de sincronismo?
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

SrOcupado, concordo e adiciono que não é só com a configuração acima (baixo kv com hélices grades), em alguns casos o motor "frita" (ou fritava) com 4S e Simonk, ocorreu comigo e achei a explicação, tem vários vídeos e artigos na internet sobre o tema, mas esse problema (fritar) é um pouco mais velho.

https://www.youtube.com/watch?v=0lRTN5o4UCM

não sei se já foi resolvido para a config citada pelo SrOcupado, mas para outras creio que já, o problema é quando você usa ESCs com Simonk com FW velho, se não me engano foi uma versão de FW do meio do ano passado.

mas eu faria uma boa autopsia antes de mais nada, perda de sincronismo derruba de uma forma bem peculiar (ele cai balançando), essa perda com "fritada" que foi o meu caso, deixa outros sintomas (motor/ESC) literalmente frita.

não descarte mal contato, e outras dezenas de coisas que tem que considerar.

postando o vídeo e fazendo a autopsia fica bem mais fácil.

Tem na Rctimer novos ESCs NFS que segundo dei uma lida "não deveriam" apresentar esse problema (perda de sincronismo), já comprei, porem não testei, também comprei mas não testei os AutoQuad-ESC32-30A-ESC-Closed-loop-Control (recomendado pelo SrOcupado).

A perda de sincronismo que o SRCoupado mencionou é facílimo de simular, é só travar ele (single aXis) desliga dois motores , coloca aceleração e da comando bem rápidos de roll e pitch, se tiver o problema ele começa a tremer absurdamente e não para.

abs
Avatar do usuário
carlinhos_14bis
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Set 22, 2010 11:55 am
Localização: Santa Lúcia\ Araraquara -SP

Mensagem por carlinhos_14bis »

Nfs precisa trocar os capacitores ,,,, isso no de 45A .
Responder