Apresentação do quad, Apm 2.6 + cn06 plus

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:6fb1bfc732="lgastaldi"]Njgomes, estou acompanhando seus testes. Muito boa esta troca de informacoes. Estes SunnySky parecem bons mesmo. Me empolguei e encomendei alguns, mas o 650 na BuddyRc, estao a caminho. Pena que aqui no Brasil as encomendas internacionais estao demorando muito mais que o normal, meus NTMs e outras compras demoraram quase 4 meses. Bom, neste final de semana fiz um teste com meu quad com os motores NTM800 que chegaram. Comecei com helices plasticas da HK SF 10x4.7. Foi muito bom com 3S mas com 4S ficou muito "nervoso". Entao testei com 4S e helices SF 9x4.7 e ficou melhor. Mas os ESCs turnigy multistar 30A esquentaram muito, embora e os motores não. A proposito, com estes NTM tive um quase crash. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=FL1EcKutbqg. Muito estranho, a NAZA nao costuma agir assim, o quad "virou de lado". Será um vento repentino? Ou problema com os famosos rolamentos do NTM? Ou a bateria baixou e a NAZA nao consegui manter estabilizado o quad pesado e quem sabe mal equilibrado, com cerca de 1,3 kg? Abraco![/quote:6fb1bfc732]

Qual a carga da Bateria. Esse principio de chash parece-me que a bateria estava mesmo no fim. A tensão baixa e corta derrrepente. Se isso voltar a acontecer active rapidamente o RTL, o quad tende a recuperar e estabilizar. Depois passe logo de seguida para manual e aterre. Já me safei de algumas quedas assim devido a usar uma bateria de 2200mAh.

Tenho um colega com esses motores e esses esc e está funcionando muito bem. Faça testes em bancada e verifique se não tem os esc avariados. Eles aquecem os 4 ou é só um? Tente colocar os esc posicionados por baixo do hélice, arrefece mais e provoca menos interferências a controladora.

Abraço
lgastaldi
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Ago 18, 2013 2:31 pm
Localização: Joinville/SC

Mensagem por lgastaldi »

[quote:67be4abfa3="njgomes"]Qual a carga da Bateria. Esse principio de chash parece-me que a bateria estava mesmo no fim. A tensão baixa e corta derrrepente. Se isso voltar a acontecer active rapidamente o RTL, o quad tende a recuperar e estabilizar. Depois passe logo de seguida para manual e aterre. Já me safei de algumas quedas assim devido a usar uma bateria de 2200mAh.

Tenho um colega com esses motores e esses esc e está funcionando muito bem. Faça testes em bancada e verifique se não tem os esc avariados. Eles aquecem os 4 ou é só um? Tente colocar os esc posicionados por baixo do hélice, arrefece mais e provoca menos interferências a controladora.

Abraço[/quote:67be4abfa3]

Sim, pode ser a Bateria. Vou fazer uns testes com uma bateria 3S/3300 que esta para chegar. Os ESC aquecem todos com a 4S, vou fazer mais testes. Já vi que pelo menos em dois motores NTM-800 os rolamentos "assoviam" e vou troca-los todos por rolamentos japoneses de qualidade. Outra fator que pode ajudar são os hélices. Creio que com APC, que também estão chegando, deve melhorar.
Valeu!!!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Boas.

Novidades em relação a baterias. Tenho voado com a minha nova bateria 4S 5000mAh, o peso da máquina completa com bateria fica com 1700gramas e fáz 15minutos de voo com algum vento (cerca de 10 a 15Km/h). Durante este tempo estou a gastar entre 4200mA a 4500mA, quando aterro tenho bateria para mais 2minutos sensivelmente.
Os proximos testes será voar com uma bateria 3s de 5000mAh e ver a diferença de tempo de voo.

Abraço
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Este comentário foi escrito com base na experiencia que tive ao colocar meu minimosd a trabalhar e as pesquisas que efectuei pelos fóruns. Toda a informação que colocar aqui poderá ter erros.

O minimosd é um dispositivo simples de fabricar, por esse motivo existe várias versões do mesmo. Elas diferem em alguns componentes (mais ou menos qualidade e protecção) e o número de ilhas (pinos que se podem soldar) para acrescentar funções. Independentemente da função o princípio de funcionamento é sempre o mesmo. O dispositivo recebe 5V vindos da controladora que serve para alimentar a o microprocessador Atmel responsável pela parte digital que captura a informação. E recebe 12V, que é convertido em 5V através de um regulador para alimentar o chip MAX7456 (responsável pela sobreposição na imagem) na parte analógica. Este é o dispositivo que coloca a informação sobre a imagem de vídeo.

Aqui já se pode ver um possível problema. Se o MAX7456 trabalha a 5V porque os 12V de entrada? Porque o construtor tentou separar as alimentações devido ao ruído electromagnético que possa interferir na imagem de vídeo. Ao separar a alimentação a imagem de vídeo sai mais limpa. Um inconveniente será ao alimentar a 12V o regulador terá que dissipar uma grande quantidade de energia o que fará o minimosd aquecer mais.

No meu caso eu desprezei os 12V. Toda a alimentação é efectuada pelos 5V provenientes da controladora. Testei assim e não notei qualquer interferência na imagem de vídeo.

Para se fazer o mesmo que eu será necessário analisar o minimosd. A versão do meu, o MAX7456 é alimentado directamente pelos 5V não foi necessário fazer mais nada. Se lá colocar os 12V para alimentar o MAX7456 e caso o regulador avarie e deixe passar os 12V (isto é um exemplo), esta tensão entra directamente na controladora e queima. Numa outra versão de minimosd, para alimentar o MAX7456 a 5V terá que soldar duas ilhas, isto servirá para a alimentação de 5V ser partilhada. Existe ainda outra versão que é necessário soldar uns fios jumpers para partilhar a alimentação de 5V. Isto porque o minimosd não tem esta ligação por defeito (como o meu) nem tem ilhas que permitem fazer isto.
[color=blue:87e525cb21] ACTUALIZAÇÃO 14/07/2014[/color:87e525cb21]
A minha câmara é uma mobius, nestes dias acrescentei a minha máquina um regulador de 5V feito com um 7805 para alimentar a mobius durante os voos. basicamente era uma proteção para a falta de bateria. A energia de carregamento da mobius era proveniente da bateria que alimenta toda a máquina e uma vez que a linha de 5V só vai para a mobius, não vai para o minimosd aconteceu o menos provável. De alguma forma as massas (vindas da APM 2.6 e da mobius) não ficaram equalizadas e queimaram o meu minimosd. Visivelmente não se percebe isso mas na pratica ele fornece simbologia mas não integra isto com a imagem. Esta (imagem) entra no minimosd e não sai. Nunca alimente a cãmara para segurança do minimosd. [color=blue:87e525cb21]fim da actualização[/color:87e525cb21]
Sabemos que o minimosd é um dispositivo passivo fica ligado a um terminal e lê a informação desse mesmo canal. Para tudo isto correr bem é necessário um sinal de sincronismo.

Como é que isto é feito? Primeiro é necessário ter o software correto instalado no minimosd. Eu utilizo o “CT Tool for MinimOSD Extra 2.3.0.8 Pre Release r676” e um programador FTDI [color=blue:87e525cb21] ACTUALIZAÇÃO 14/07/2014[/color:87e525cb21]como este por ex. http://www.dx.com/p/minimosd-ardupilot-mega-osd-w-ftdi-burner-supports-mavlink-protocol-149351.[color=blue:87e525cb21]fim da actualização[/color:87e525cb21]. Este software está na internet disponível, mas por vezes a informação é a errada em relação ao firmware a instalar no minimosd. A versão correcta para utilização é:

Helicópteros: MinimOSD-Extra_Copter_Pre-release_2.4_r726.hex
Quadcopter e outros do género: MinimOSD-Extra_Copter_Pre-release_2.4_r726.hex
Aviões: MinimOSD Extra Plane 2.2.hex

[color=blue:87e525cb21] ACTUALIZAÇÃO 14/07/2014[/color:87e525cb21]Os softwares e o método de programar pode ser visto aqui:
https://code.google.com/p/minimosd-extra/downloads/list
https://code.google.com/p/arducam-osd/wiki/Cfg_Update_Firmware[color=blue:87e525cb21]fim da actualização[/color:87e525cb21]

Após actualizar o firmware devemos actualizar o charset.
O que é isso? É basicamente os caracteres que aparecem no painel de vídeo. Deve-se utilizar o mesmo software de programação e actualizar o charset . O ficheiro está dentro da pasta do programador e tem o nome de “Latest_Charset.mcm”.

De seguida pode-se ligar ao minimosd a controladora. Neste momento é necessário ter muito cuidado pois facilmente engana-mo nos nas ligações. No meu caso particular eu comprei um chicote para ligar a APM, telemetria e minimosd, ao verificar bem vinha com os fios trocados. Caso não tenha telemetria deve ligar o tx do minimosd ao rx da controladora. Este necessita de saber se está alguma coisa pendorada nesse terminal e a única forma de o saber é pelo seu rx. Caso tenha telemetria o tx do minimosd deve ficar desligado.

Agora será necessário dizer a controladora o que ela deve colocar no terminal. Então vamos a lista geral de parâmetros e alterados estes:
i. SERIAL1_BAUD, 57 (telemetry output at 57600)
ii. SR1_EXT_STAT, 2 ( 2hz for waypoints, GPS raw, fence data, current waypoint, etc)
iii. SR1_EXTRA1, 5 ( 5hz for attitude and simulation state)
iv. SR1_EXTRA2, 2 ( 2hz for VFR_Hud data )
v. SR1_EXTRA3, 3 ( 3hz for AHRS, Hardware Status, Wind )
vi. SR1_POSITION, 2 ( 2hz for location data )
vii. SR1_RAW_SENS, 2 ( 2hz for raw imu sensor data )
viii. SR1_RC_CHAN, 5 ( 5hz for radio input or radio output data )
ix. If you fly copter than you also need to set SR0 also:
x. SR0_EXT_STAT, 2
xi. SR0_EXTRA1, 5
xii. SR0_EXTRA2, 2
xiii. SR0_EXTRA3, 3
xiv. SR0_POSITION, 2
xv. SR0_RAW_SENS, 2
xvi. SR0_RC_CHAN, 5
xvii. Change accordingly and save the parameters to APM.

Neste momento temos tudo pronto para trabalhar correctamente, só falta ligar.

Um problema que poderá surgir nesta altura será o sincronismo. Já li que alguns minimosd utilizam cristais de diferentes frequências. Se assim for (não confirmo isto) são evidentes os problemas de sincronismo, não sei como resolver isto confesso. O que já está documentado é um problema ao ligar os equipamentos. Uma vez que a controladora a nível de software é mais complexo que o da minimosd o tempo de iniciação é superior e o correto seria ligar a controladora e depois o minimosd. Na prática quando coloca-mos energia no sistema o minimosd inicia mais rápido que a controladora o que fás perder o sincronismo.

Eu não tenho nenhuma solução provada para isto mas sugeria a colocação de um interruptor na linha de 5V do minimosd, ou mesmo um condensador. O objectivo seria criar um atraso na ligação do minimosd.

As informações descritas aqui foram retiradas dos sites:
a. https://code.google.com/p/minimosd-extra/wiki/APM
b. http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1810347
c. http://hoogvlieger.wordpress.com/2013/11/01/rctimer-minimosd-5v-mod/
d. http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1830845
e. https://code.google.com/p/minimosd-extra/downloads/detail?name=MinimOSD%20Extra%20Copter%202.2.hex
f. Este é importante ver http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1865775

E pela experiência que tive com o meu que é igual a este http://witespyquad.gostorego.com/minimosd.html

Agradecia que me informassem se alguma desta informação que aqui coloquei estiver errada como também sugestões de melhoria.

[color=blue:87e525cb21] ACTUALIZAÇÃO 14/07/2014[/color:87e525cb21] Nota:
já verifiquei muitos relatos sobre interferências no sinal de video, deve-se ter muito cuidado e evitar o máximo possível o paralelismo entre os cabos de alimentação de energia e o sinal de video. Estes dois cabos devem ser separados sempre e haver sempre um ângulo na intersecção deles.
Outra forma (ainda não testei pois não tive necessidade) de evitar interferência no sinal de video é utilizar fio de antena de Rx para transportar o sinal. utilizando a malha exterior como massa de video que fornece uma blindagem muito boa
[color=red:87e525cb21] ACTUALIZAÇÃO 18/07/2014[/color:87e525cb21] Uma outra causa de interferências é a falta de coerência na codificação de sinal. Ou seja, se a câmara filma em NTSC e o osd está configurado para PALM o resultado é interferência certa no sinal de video. tenha em atenção este tipo de configuração, em alguns minimosd (não posso afirmar em todos pois não os conheço) existe umas ilhas que se tem que soldar para o minimosd trabalhar em PALM, ou dessoldar para trabalhar em NTSC.(Dica dada por RMedeiros, obrigado) [color=red:87e525cb21]fim da actualização[/color:87e525cb21]

Simbologia:
A simbologia a utilizar deve ser ao gosto e com as necessidades de cada um. Sugiro a quem está a começar a utilizar o minimoosd que coloque o mínimo de informações que acha essencial. E aos poucos com a necessidade irá acrescentando e aperfeiçoam-do a localização dos símbolos.
[color=blue:87e525cb21]fim da actualização[/color:87e525cb21]

Abraços
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

njgomes,
Parabens, ficou muito bom, vai ajudar bastante!
Abc,
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por edu.fpo »

Eu comprei os mesmos motores Sunnysky V2216 800Kv, os de 900Kv estavam fora de estoque. Eu já tinha comprado os X2212 980Kv também e foi tudo na Goodluckbuy.
Olhem o teste que eu achei
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2032374
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Valeu Njgomes, assim que minha nova APM chegar vou tentar.
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Boas, aqui esta um pequeno filme do meu sistema. Alguns valores não estavam corretos na altura (altitude, velocidade...)


[yt]WNoC1HwpsVw[/yt]
lgastaldi
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Ago 18, 2013 2:31 pm
Localização: Joinville/SC

Mensagem por lgastaldi »

njgomes, gostei tanto do seu vídeo e das suas dicas que já comprei todo o equipamento FPV por você recomendado. Pena que demora MUIITO para chegar aqui no Brasil. A propósito, você usa um frame dead-cat, correto? Muito se questiona sobre onde fica o CG do dead-cad mas ate então não encontrei nenhuma informação conclusiva. Tem gente que diz que o CG fica no encontro de duas linhas traçadas a partir dos eixos dos motores, mas assim me parece que fica muito na frente. Nos meus testes eu equilibrei o frame bem no meio, como se fosse um frame tradicional. Voa bem mas sempre decola meio desequilibrado e parece que os motores dianteiros esquentam mais, o que pode denotar forca extra para manter a estabilidade. O que você pode nos dizer sobre o CG do dead-cat? Abraço, parabéns pela sua 'maquina' e obrigado por compartilhar sua experiência.
gjesus86
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Out 17, 2013 2:59 pm
Localização: Palmas, Tocantins

Mensagem por gjesus86 »

comprei motores de pouca relevância para começar o que vocês acham com blade 10*4.5

http://www.dx.com/pt/p/c2312-kv680-exterior-rotor-outrunner-brushless-motor-silver-red-4-pcs-202421#.U7i0_dRdU1g
e
http://www.banggood.com/Wholesale-XXD-A2212-930KV-Brushless-Motor-For-RC-Airplane-Quadcopter-p-58031.html
Responder