duvida na trimagem kk2.1

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

duvida na trimagem kk2.1

Mensagem por macnas »

boa noite senhores, gostaria da ajuda de voces pra resolver um probleminha com o meu quadricoptero, estou usando a placa kk2.1 HC e o quadri é o st360 com os motores originais e com os escs multistar 20, o problema é o seguinte, ele ta com uma tendencia de rodar no sentido horario, tenho q ficar dando comando de leme para a esquerda, ja mexi no trimi do radio um pouco pra ver se melhorava e ficou a mesma coisa, tem como eu regular isso na placa? sei que para os comandos de profundor e aileron tem como eu trimar direto na placa, mas o para o comando de leme nao achei essa opção.
Outra coisa que esta me incomodando e queria ver com voces, se isso é normal ou é so comigo, é o fato de quando dou pouco motor, uns dos motores sempre para, dai se eu acelero mais esse motor que parou, nao volta a funcionar e pra ele rodar de novo tenho q voltar a aceleração no inicio(batente) e acelerar de novo. isso é normal da placa??
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Nenhum dos comportamentos reportados são normais, qual versão do firmware? (quando liga aparece na tela), o firmware original que vem com estas KK's da Hobbyking não são confiáveis e em todos os fórum específicos desta placa, citam que o melhor a se fazer é trocá-lo o quanto antes.

No mais, vi que comentou que utiliza os ESCs multistar, estes utilizam um firmware padrão da Turnigy (a menos que recebam o Simonk), ou seja, precisa ter a sua programação feita do zero pois não é possível garantir que funções como timing, low voltage cut off, batery type, etc, estejam iguais em todos os 4 ESCs e isto poderia explicar o comportamento irregular dos mesmos

No mais, algo mais simples a se fazer é garantir que os motores estejam rodando na direção correta, com as hélices corretas (CW ou CCW) ou mesmo se os 4 ESCs estão sincronizados e com o Range iguais, para isso , faça o processo de "ESC Throttle Calibration" do manual da KK.

O vídeo abaixo é da KK2.0 mas o menu e as configurações são idênticas e podem te dar uma luz.

[yt]8NAXSBCtSLY[/yt]
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

alexandre.live obrigado pela atenção, reparei no firmware, aparece como 1.6 e a versão é 2.15. esse video que voce colocou eu ja assisti varias vezes rsrs, inclusive fiz a programação baseada nele. vi muito sobre a troca de firmware, mas achei que nao era necessário, achei que por ser uma versão nova ja vinha com o firmware atualizado, agora vou ter que estudar como trocar, é muito complicado?? com relação aos escs, ja fiz varias vezes o ESC Throttle Calibration tentando sanar esse problema.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:10a841e300="macnas"]alexandre.live obrigado pela atenção, reparei no firmware, aparece como 1.6 e a versão é 2.15. esse video que voce colocou eu ja assisti varias vezes rsrs, inclusive fiz a programação baseada nele. vi muito sobre a troca de firmware, mas achei que nao era necessário, achei que por ser uma versão nova ja vinha com o firmware atualizado, agora vou ter que estudar como trocar, é muito complicado?? com relação aos escs, ja fiz varias vezes o ESC Throttle Calibration tentando sanar esse problema.[/quote:10a841e300]

Bom, quanto a troca do firmware, é super simples e pode ser feita utilizando um gravador AVR ou mesmo uma placa Arduino devidamente configurada. Basta utilizar o software KK Multicopter Flash Tool, disponível no link abaixo:

[url]http://lazyzero.de/en/modellbau/kkmulticopterflashtool[/url]

Há mais um vídeo do canal EluminerRC que ensina a fazer o Upgrade, a diferença é que você vai utilizar as versão para a KK2.1.5 ao invés da versão para a KK2.0 que é apresentada no vídeo.

[yt]moz97g4xTHY[/yt]

Isto está me parecendo uma possível falha de programação dos ESCs, pois quando montei meu primeiro quad, a cerca de um ano e meio atrás, ainda utilizava ESCs padrão sem alteração de firmware e meu drone tbm rodava, e só resolvi quando deixei todos os quatro na mesma programação.

Me lembrei de outro detalhe, qual rádio você utiliza? Recebi um quad de uma amigo ha alguns dias, e ele tbm girava e o problema era o seu Turnigy 9X que precisou ser calibrado devido ao tempo de uso que tinha, ou seja, por mais que eu zerava os trims e deixava o stick monitor da KK zerados, o rádio no primeiro uso perdia a centralização dos sticks e fazia o quad girar.

A calibração pode ser vista aqui:
[url]http://www.e-voo.com/noticias/detalhe.php?id=47[/url]
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

caramba é mais complexo do que pensei, imagina que era so eu entrar em uma opção na placa e mexer na especie de um trimi nela rsrsrs, o quadri ta voando normal, o unico problema é que tenho q corrigir sempre o leme e na hora de acelerar tenho que fazer de uma vez pra um motor nao parar, não entendo muito de informatica e nem sou muito fã, pra eu trocar o firmware tenho que comprar esse adaptador?? meu radio é um taranis q comprei faz uns 2 meses só. Valeu pela ajuda.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:caef7966dd="macnas"]caramba é mais complexo do que pensei, imagina que era so eu entrar em uma opção na placa e mexer na especie de um trimi nela rsrsrs, o quadri ta voando normal, o unico problema é que tenho q corrigir sempre o leme e na hora de acelerar tenho que fazer de uma vez pra um motor nao parar, não entendo muito de informatica e nem sou muito fã, pra eu trocar o firmware tenho que comprar esse adaptador?? meu radio é um taranis q comprei faz uns 2 meses só. Valeu pela ajuda.[/quote:caef7966dd]

rsrsr, como trabalho na área de T.I. e automação, estas coisas acabam sendo fácil para mim, mas mesmo assim acabam chateando ás vezes e foi por isso que migrei para a NAZA, devido ao seu estilo Plug-and-Play.

Mas tenta então calibrar os sticks do Taranis, na pagina de configuração, na última tela, talvez o Rudder pode estar um pouco fora de centro.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

vou ver isso de calibrar sim, mas voce sabe se tem um jeito na propria placa de trimar o canal do leme?? porque o canal do aileron e do profundor tem ne???
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

É só aumentar o ganho do gyro do Yaw, eu tinha este mesmo problema. No início eu pensei que fossem os motores desalinhados, mas era só o ganho do gyro. Tente colocar em 120 o ganho.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

valeu Felipe Thurler, vou tentar fazer isso, por enquanto to usando a trimagem do radio mesmo, obrigado pela dica.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Felipe, aonde acho essa opção? é no stick scaling? se for alterei os valores de 50 pra 70 e voltei o trim do leme no zero, mas nao deu certo nao, fica girando no sentido horario igual antes. pra mim no stick scaling é pra colocar mais ou menos sensibilidade nos canais, nao é?
Responder