Desmagnetizar GPS Naza

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
silvavalmir
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 8:54 pm
Localização: Capão da Canoa-RS

Desmagnetizar GPS Naza

Mensagem por silvavalmir »

Boa noite a todos, tive problemas de magnetização com o GPS da minha Naza, passei bons dias tentando desmagnetizar, vários videos demonstram como fazer, mas nunca obtive sucesso, hoje fiz uma experiencia nova e quero compartilhar pois deu certo e pode ajudar aos usuários desta placa, sou relojoeiro e tenho na minha oficina o aparelho que resolve este problema (resolveu o meu), qualquer relojoeiro de sua cidade deve ter este aparelho, chama-se desmagnetizador relojoeiro, basta passar em vários sentidos no aparelho, importante é que quando for passar no aparelho deve deixar o botão apertado e ir afastando o GPS por mais de 20 cm.
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Mensagem por DELTA »

Olá Silvavalmir, também trabalhei como relojoeiro por uns 15 anos, isso foi nos anos 80 e 90. Hoje atuo na área de tacógrafos e também tenho magnetizador e desmagnetizador só que muito mais potente que o de relojoeiro.
Não sei nada magnetização de GPS, mas fica a dica do desmagnetizador usado por quem repara velocímetros e tacógrafos.
silvavalmir
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 8:54 pm
Localização: Capão da Canoa-RS

Mensagem por silvavalmir »

Opa, aí mais uma ideia para resolver os problemas de droneiros usuários da placa Naza, valeu abrçs.
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Obrigado por postar a solução.

Alguém sabe explicar exatamente o que é a magnetização do gps , qual problema ocorre na prática e a causa ?

Obrigado .
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:19d111c5ac="sandro2"]Obrigado por postar a solução.

Alguém sabe explicar exatamente o que é a magnetização do gps , qual problema ocorre na prática e a causa ?

Obrigado .[/quote:19d111c5ac]


Simples... ao oscilar um imã próximo ao magnetômetro você desorienta os imãs elementares de qualquer parte metálica que constitui o componente, algo para estar magnetizado precisa que seus imãs elementares precisam estar orientados, sem isso você tem uma peça sem nenhum campo magnético Dada a sensibilidade do sensor magnético qualquer vestígio de campo "endurece" a capacidade dele sentir o campo magnético da terra.

O correto é resetar já que também você trás para valores padrão.

A causa são muitas, a principal é ter ficado próximo a um forte campo magnético que acabou orientando algumas partículas de imã elementar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Valeu Marco. Acho que entendi.

Me corrija se eu estiver errado.

Então na realidade se trata de um problema no sensor magnético ( bússola ) do equipamento, e não no gps ?
Se o sensor tiver seus imãs elementares desorientados, ele terá leituras erradas do campo magnético terrestre( direção ) e como o multirotor usa gps e bússola juntos pra vários de seus recursos , dá impressao que o problema é no gps?

A ressetagem é pra dizer ao equipamento : o norte é aqui!
Mas se o sensor estiver magnetizado, não funciona pois o sensor não irá interpretar as variações de direção corretamente . Daí que entra a desmagnetização ?

É mais ou menos isso?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:97b74e1e5b="sandro2"]Valeu Marco. Acho que entendi.

Me corrija se eu estiver errado.

Então na realidade se trata de um problema no sensor magnético ( bússola ) do equipamento, e não no gps ?
Se o sensor tiver seus imãs elementares desorientados, ele terá leituras erradas do campo magnético terrestre( direção ) e como o multirotor usa gps e bússola juntos pra vários de seus recursos , dá impressao que o problema é no gps?

A ressetagem é pra dizer ao equipamento : o norte é aqui!
Mas se o sensor estiver magnetizado, não funciona pois o sensor não irá interpretar as variações de direção corretamente . Daí que entra a desmagnetização ?

É mais ou menos isso?[/quote:97b74e1e5b]

GPS não tem nada a ver com orientação magnética! GPS da a posição e só!

e não é "dizer o norte é aqui" é "limpar" o sensor magnético de campos que possam tirar a sensibilidade dele ao campo magnético da terra.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Ok.

Então o gps nada tem a ver com o problema de magnetização afinal ele apenas sabe a posição e pronto. O problema é apenas da "bússola".

Ao ressetar o sensor de direção , o limpamos de algum campo magnético que esteja afetando seu funcionamento..

E o desmagnetizador falado anteriormente também tem essa característica : acabar com campos magnéticos que estejam interferindo no sensor .

Se for isso está claro como água. Limpa !
Responder