Escolha da Bateria pro quad.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Escolha da Bateria pro quad.

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Caros, Boa Tarde

Embora tenha lido já algumas coisas a respeito ainda estou com receio de estar fazendo M....

Estou montando um Quad de 600mm (estou naquela fase de decidir o que colocar no frame e quanto ele vai suportar)

O Setup do quad está praticamente certo (so falta a parte dolorida de colocar a mao no bolso). A unica coisa que estou na duvida é a bateria.

Os motores tem como pico de 12A com as helices de 12x3.8 (aceleração maxima) Não pretendo chegar no limite nunca, mais admitindo que chegue e fique o tempo todo isso daria um consumo total de 48A.

O calculo pra saber se a bateria aguenta é esse mesmo abaixo ?

(Quand. "C" x Mah da Bateria )/1000

Com uma bateria de 5000mAh 25C teria em teoria força pra 125A

E isso mesmo ? Sera que precisa de uma bateria com mais "C's" ?


Setup

Frame - Foxtech Glyder Elite
Motores - Sunnysky 4010 375Kv
ESC - ZTW Spider 2~6S 30A Opto
Prop - APC 12x3.8 (futuramente irei trocar por helices de Carbono)
Controler - Xing APM 2.6 com GPS
Bateria - ????? 5000mAh xxC
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Uma bateria de 5000mAh-25C "teria na teoria" capacidade de descarga para 125 amperes contínuos. Isso significa que ela não seria sobrecarregada se fosse exigida em pico de consumo de até 125 amperes.

Se estima o consumo do seu quad em 48A máximos, essa bateria seria capaz tranquilamente de dar conta do recado, no caso de uma aceleração em full-throttle sem sofrer danos a médio-longo prazo.

Contudo, vale lembrar que ultimamente, os fabricantes de bateria estão inflacionando as características técnicas, devido a enorme concorrência. Então uma bateria classificada como 35C pode não ser capaz de suprir esses 35C completamente... Se quer garantir, escolha uma bateria com duas vezes a capacidade de descarga que estima para o seu quad.

Se estima cerca de 50A máximos, uma bateria de 5000mAh e 20C já garantiria que não teria problemas. Se contudo tiver que usar uma bateria de 2200mAh, ela teria que ter pelo menos 45C para garantir que não seria destruida caso o quad exija tudo de uma vez.

E sempre procure baterias de boa qualidade. Essas "de oferta" desbalanceiam muito facilmente as células... Eu tenho algumas de 5000mAh que tenho que carregar balanceando sempre, emesmo assim, a cada vôo elas chegam no final cada célula com uma tensão diferente, uma com 3,5V, outra com 3,2V, e assim por diante.
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Obrigado Piradrone.

Realmente digitei errado era 125a a resultante do calculo.

Mais pelo que entendi basicamente o conceito está certo mesmo, quanto a qualidade das baterias eu estou vendo isso. O Preço varia muito de marca para marca, e tambem varia bastante pela descarga.
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Boas.

Teoricamente 25c chega e sobra mas se algum dia pensar em trocar de motores e utilizar a bateria noutra frame pode ser curto. E ficará agarrado com essa bateria. Sugiro que gaste mais um pouco por uma de 30 ou 35c mesmo e ficará salvaguardado.

Abraço
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

so lembrando que baterias de alta descarga tem queda de tensão final muito rapida... para quad pode gerar quedas
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Pegando uma carona no tópico, hoje estava utilizando uma Zippy 3S de 2.200 mAh por 25C, fiz um voo de 5 minutos cravados, pousei o drone e cada célula encontrava-se com 3.85v.

Quando realizei a recarga desta bateria, observei que "entraram" cerca de 830 mA. Isto indica que apenas cerca de 37% da bateria foi utilizada? Se for isto mesmo creio que consigo elevar este tempo de voo pelo menos para 8 min.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Medir a tensão da bateria "em aberto" (com ela desconectada do quad) não é a maneira mais confiável de saber quanto resta de carga. O ideal seria colocar um monitor de tensão daqueles tipo display de 3 dígitos, e ir monitorando a tensão. Eu tenho um desses no quad, e desço ele quando indicador acusa 14V com o quad em hover (4S). Isso dá 3,5V pra cada célula e quando testo ela desconectada, o indicador acusa 15% de carga remanescente.

[img:6002541b02]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140727_162350.jpg[/img:6002541b02]
Avatar do usuário
finotif
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 09, 2013 12:12 am
Localização: Santos, São Paulo

Mensagem por finotif »

Pegando carona na discussão, alguém me tira uma dúvida: Se eu, hipoteticamente, ponho uma bateria de por exemplo 1S no meu quad ele sequer liga, óbvio, somente ~4V é pouca tensão para alimentá-lo, agora o oposto causa o que? Se eu colocar uma bateria de, por exemplo, 4S são ~15V, posso queimar algo?
Tenho essa dúvida pq, "burramente" comprei uma de 2200mAh 2S 20C e acredito que vou conseguir explodi-la em voo, sendo assim vou comprar outra, mas essa dúvida me veio em mente.
Valeu galera!
Responder