Quad Naza reverteu os motores após 2 anos de uso

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
jpsarduin
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mar 22, 2010 1:45 pm
Localização: porto alegre, rs

Quad Naza reverteu os motores após 2 anos de uso

Mensagem por jpsarduin »

Pessoal, sou novo aqui e estou realmente buscando ajuda para tentar entender e possivelmente agregar conhecimento ao forum com a resolução deste problema.

Meu quad conforme abaixo:
-frame bumblebee 550
-controladora naza V1 + GPS
-escs multistar 30A
-motores e hélices acompanham o kit do frame
-bateria zippy compact 5000mah 3s
-radio turnigy 9x
-sistema rx-tx para FPV 5,8Ghz boscam
-osd tiny III hobbyking
-monitor 7'' lcd fieldview 777
-gimbal brushless 2 eixos alexmos/basecam
-gopro hero 3 black +

Tenho esse equipamento há dois anos, voando com pequeno tombos sempre, trocando praticamente só as hélices.
Hoje fui ligar ele e todos os motores giraram ao contrário. Tudo funcionando normalmente, apenas os 4 motores girando ao contrário (fazendo vento para cima).

Desde os meus motores até minha placa de distribuição, tudo é soldado. Sei que para inverter um motor, basta inverter dois fios e manter um, porém como tudo é soldado, não foi isso que aconteceu.

Procurei na net algo sobre algum comando que faça o esc multistar inverter (que eu poderia ter acionado acidentalmente), mas realmente não achei nada.

Conto com a ajuda de vocês para resolvermos essa.

Desde já, muito obrigado

Abraço!

João
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Hein?? Por acaso você retirou as hélices recentemente?
Avatar do usuário
grampani
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Dom Jan 30, 2011 10:52 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por grampani »

2 anos voando o aparelho e mesmo assim não sabe mudar a direção da rotação da hélice ?
Provavelmente montou a hélice invertida..
jpsarduin
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mar 22, 2010 1:45 pm
Localização: porto alegre, rs

Mensagem por jpsarduin »

Bom dia Hidden, não retirei, voei um dia antes com as mesmas hélices. Obrigado!

Grampani, não se pode mudar a direção de rotação simplesmente assim. Existe um padrão da NAZA para quadcopteros que é conforme imagem anexa.

O que acontece agora é que simplesmente todos os motores estão girando ao contrário. O que era CW está CCW e vice-versa.

Fico no aguardo de respostas construtivas.

Muito obrigado!
Anexos
Naza quad propeller setup.png
Naza quad propeller setup.png (29.86 KiB) Exibido 83 vezes
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

nunca vi isso acontecer.
nao podem ser os esc que desprogramaram acidentalmente?
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Esses ESC têm função de reversão da rotação, vide manual: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/1001782845X7478X34.pdf

Mas lendo o péssimo inglês do manual, não consegui entender como dar esse comando para os ESC reverterem a rotação.

Suponho que os seus ESC receberam uma sequência de comandos que eles interpretaram com sendo de reversão da rotação.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:67cea97fc9="Antonio Garcia"]Esses ESC têm função de reversão da rotação, vide manual: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/1001782845X7478X34.pdf

Mas lendo o péssimo inglês do manual, não consegui entender como dar esse comando para os ESC reverterem a rotação.

Suponho que os seus ESC receberam uma sequência de comandos que eles interpretaram com sendo de reversão da rotação.[/quote:67cea97fc9]

Faz sentido (já que todos mudaram de direção ao mesmo tempo), mas pelo que entendi, essa função só pode ser acessada através do cartão de programação, não diretamente.

Essa está cabeluda :)
Avatar do usuário
sferraz
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 12:28 pm
Localização: Piraí do Sul-PR - 50

Mensagem por sferraz »

[quote:5aed3236b2="Antonio Garcia"]Esses ESC têm função de reversão da rotação, vide manual: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/1001782845X7478X34.pdf

Mas lendo o péssimo inglês do manual, não consegui entender como dar esse comando para os ESC reverterem a rotação.

Suponho que os seus ESC receberam uma sequência de comandos que eles interpretaram com sendo de reversão da rotação.[/quote:5aed3236b2]



É provável que tenha ocorrido isso mesmo. Descobri por acaso que os ESCs que uso nos meus micro modelos têm essa função.
Voar com vento He muito bom
Avatar do usuário
sferraz
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 12:28 pm
Localização: Piraí do Sul-PR - 50

Mensagem por sferraz »

[quote:cb3386e640="grampani"]2 anos voando o aparelho e mesmo assim não sabe mudar a direção da rotação da hélice ?
Provavelmente montou a hélice invertida..[/quote:cb3386e640]

Hélice invertida não inverte o empuxo.
Voar com vento He muito bom
jpsarduin
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mar 22, 2010 1:45 pm
Localização: porto alegre, rs

Mensagem por jpsarduin »

[quote:b3600e30b8="Antonio Garcia"]Esses ESC têm função de reversão da rotação, vide manual: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/1001782845X7478X34.pdf

Mas lendo o péssimo inglês do manual, não consegui entender como dar esse comando para os ESC reverterem a rotação.

Suponho que os seus ESC receberam uma sequência de comandos que eles interpretaram com sendo de reversão da rotação.[/quote:b3600e30b8]

Ótima sacada Antonio.

Realmente este ESC tem reversão de rotação pelo cartão de programação (veja foto que tirei agora). Testei com motor e esc spare que tenho aqui e funciona mesmo, basta colocar o jumper na posição indicada e depois plugar na bateria.

Agora eu tenho a saída de como reverter os ESCS sem desfazer a solda e trocar os fios (já posso voar). Porém, eu não uso esse cartão há muito tempo (desde que fiz a configuração inicial), logo continuo a não entender o que aconteceu.

O interessante é que para reverter pelo cartão, tem que ser um esc de cada vez. Como eu não despluguei nada, é como se a NAZA tivesse enviado o mesmo sinal do cartão de programação para os 4 escs ao mesmo tempo (impossivel).

Vou continuar investigando...

Abraço
Anexos
Multistar Card.jpg
Multistar Card.jpg (39.3 KiB) Exibido 37 vezes
Responder