Teste do failsafe?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:f74a23e10d="msvalenteadm"]Uso o aurora com optima 9, configurei o failsafe que quando desligar o radio o stick do acelerador fica com cerca de 45%. Esta bom ou coloco mais de 50% ?[/quote:f74a23e10d]
Você estárea voando o que?
Eu imagino que se deva cortar o motor na maioria dos casos, a não ser que tenha algum piloto automático com Retorno Para Casa.
Fora isso existe uma chance do equipamento estar em uma atitude estranha e continuar voando para bem longe, ou entrar acelerando no chão.
waltaopqd1
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 9:22 pm
Localização: Boituva SP

Mensagem por waltaopqd1 »

No caso da Naza o Fs programado na chave é útil sim, essa configuração é fácil pelo assistente, movimentou a chave e a seta foi para a banda fail safe tá tudo certo. Agora, o fail safe por perda de sinal é outra estória, coloque o acelerador a meio, a chave que vc configurou no modo failsafe e grave estas posições no rx, assim quando o radio perder sinal ele aciona o failsafe da placa. Depois testa desligando o radio com a naza conectada no assitente, se a seta for pra banda failsafe está tudo certo, abraço.
billy
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 8:37 am
Localização: Guarulhos- SP

Mensagem por billy »

Alguém sabe explicar porque as controladoras naza, seja v1 ou v2 vire e mexe saem voando sozinhas? Avanti e ao infinito. FS será o cupado??
agnaldo shark
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Mai 24, 2014 7:34 pm
Localização: Itu, Sp

Mensagem por agnaldo shark »

Amigos, estou montando um sistema fpv e adquiri um cyclops storm. Me surgiu uma dúvida. Se configurado corretamente será acionado através do failsafe o RTH quando se perde o sinal, por ex: fora de alcance. Quando o aeromodelo voltar ao alcance do rádio o RTH será desabilitado automaticamente ou tem que se dar algum comando?
Perdoem-me a ignorância, estou começando agora.
Abraços
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

[quote:d3cd51ca7b="agnaldo shark"]Amigos, estou montando um sistema fpv e adquiri um cyclops storm. Me surgiu uma dúvida. Se configurado corretamente será acionado através do failsafe o RTH quando se perde o sinal, por ex: fora de alcance. Quando o aeromodelo voltar ao alcance do rádio o RTH será desabilitado automaticamente ou tem que se dar algum comando?
Perdoem-me a ignorância, estou começando agora.
Abraços[/quote:d3cd51ca7b]

para assumir o comando precisa e logico restaurar o sinal em caso de perda e a condição de voo tem que estar em ATT .... se estiver em GPS ele continua ate pousar no automatico

portanto tem que se colocar a chave no modo ATT se estiver em GPS para assumir o comando
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:5556321eb1="agnaldo shark"]Amigos, estou montando um sistema fpv e adquiri um cyclops storm. Me surgiu uma dúvida. Se configurado corretamente será acionado através do failsafe o RTH quando se perde o sinal, por ex: fora de alcance. Quando o aeromodelo voltar ao alcance do rádio o RTH será desabilitado automaticamente ou tem que se dar algum comando?
Perdoem-me a ignorância, estou começando agora.
Abraços[/quote:5556321eb1]
Quando o sinal volta, retorna-se aos comandos no instante do reestabelecimento.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

[quote:7df92bc59b="ferrabra"][quote:7df92bc59b="agnaldo shark"]Amigos, estou montando um sistema fpv e adquiri um cyclops storm. Me surgiu uma dúvida. Se configurado corretamente será acionado através do failsafe o RTH quando se perde o sinal, por ex: fora de alcance. Quando o aeromodelo voltar ao alcance do rádio o RTH será desabilitado automaticamente ou tem que se dar algum comando?
Perdoem-me a ignorância, estou começando agora.
Abraços[/quote:7df92bc59b]
Quando o sinal volta, retorna-se aos comandos no instante do reestabelecimento.[/quote:7df92bc59b]

como disse acima se estiver no modo ATT ... no GPS não se restabelece automatico
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

O Cyclops storm possui 3 modos de pilotagem: PA, RTH e manual.
Você deve configurar o failsafe de tal forma que o canal que controla os modos de pilotagem fique em RTH. Quando houver perda do sinal, o RTH será acionado. Quando o sinal for restabelecido o canal que comanda o modo de voo, retornará para a posição em que o comando se encontra no momento. Portanto, se você estava no manual, perdeu o sinal, a aeronave voltou ao seu alcance por RTH, quando o sinal e restabelecido volta tudo para o manual.
Testar isso é muito fácil. Desligue o rádio e verá o que ocorre no display. O Cyclops dever mudar para RTH e manter a potência em um valor que permita a aeronave manter o voo (ele não tem comando de potência). Em seguida religue o rádio. Então verá se ele volta para o estado atual do Tx.
Para mudar o modo de display é necessário mudar a chave e volta-la para a posição, mas o modo de voo entra direto.
O Cyclops Tornado possui um modo de controle de velocidade que não requer selecionar uma potência para retorno da aeronave no failsafe.
agnaldo shark
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Mai 24, 2014 7:34 pm
Localização: Itu, Sp

Mensagem por agnaldo shark »

ATARI e Ferrabra, obrigado pelas respostas, agora acho que entendi.
Abraços
Avatar do usuário
dekster
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:30 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por dekster »

[quote:ce7645439a="marciomc"][quote:ce7645439a="LCid"]
O failsafe deve ser habilitado para entrar em ação quando seu rádio, pelo motivo que for, não conseguir mais contato com o receptor.
[/quote:ce7645439a]

LCid, por isso perguntei o rádio do colega. O fato é que vôo com o Futaba 7C e o receptor R617fs, e nesta combinação o Failsafe só funciona no canal 3.

Um paliativo é usar a chave de 3 posições para simular o efeito do Failsafe. Claro que numa eventual perda de sinal a coisa complicará, mas a chave 3 posições configurada desta forma pode ser muito útil no caso de perda de referência ou qualquer outro problema em que você deseja trazer o Quad para o home caso esteja impossibilidade de pilotá-lo. É uma segurança adicional para quem não tem como usar o failsafe por sua funcionalidade ideal, que é a falha.

Uma dica que dou e que estou esperando chegar para testar se é efetivo é de não usar o referido receptor Futaba e trocar por um receptor compatível FASST da FrSky de 7ch que permite a configuração do Failsafe no receptor.

Assim que o meu chegar farei mais testes e informo aqui neste post.

Por enquanto eu não achei uma forma segura de configurar o conjunto Futaba 7c + receptor para que o Failsafe seja acionado. Vi um post de um cara que fez isso configurando o modelo no rádio como Heli, mas tem fazer vários ajustes e optei por nem tentar por medo de errar alguma configuração e aumentar ainda mais o risco.[/quote:ce7645439a]

Boa noite.

Aproveitando este tópico e que o colega Marciomc tem o mesmo rádio que eu, um Futaba 7C, gostaria de saber como configurou o Failsafe para ser acionado na Naza.
Programei o modo de vôo manual, att e att GPS na chave G de três posições, esta tudo configurado e voando muito bem só que gostaria de ativar o sistema de RTH em caso de emergência.
Outra pergunta, em caso de perda de sinal o receptor consegue acionar o failsafe, já que este e programado para atuar quando falta sinal do canal 3 que e do acelerador.

Obrigado.
Responder