Teste do failsafe?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
deco9917
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Set 11, 2014 8:42 am
Localização: capão da canoa

Teste do failsafe?

Mensagem por deco9917 »

Galera, preciso necessariamente desligar o radio para testar o failsafe? Usando a chave de 3 comandos na controladora naza m lite vi que fica disponibilizado na configuração GPS ATTI E FAILSAFE. Voando, se colocar a chave no failsafe sem desligar o rádio ele simplesmente acelara! Não tive coragem de mantê-la nessa posição! Sera que fica ativado o "GO-HOME E LANDING" configurado na controladora e por isso ele talvez irá subir 20 metros e retornar pra base?
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

Qual é o seu rádio?

Essa chave 3 comandos para a posição de FAILSAFE foi configurada por você, certo? O correto pelo manual é GPS / ATTI / MANUAL - mas eu também configurei o meu para a chave três posições acionar o failsafe uma vez que vôo com o Futaba 7C e o receptor futaba 7ch (r617fs).

O que ocorre é que quando o failsafe é acionado, conforme descrito no manual, é comandado para o Quad ficar em hover por 5s, depois subir 20m, retornar até a posição HOME e descer, de 5 em 5m até tocar o chão.
Em qualquer momento, dentro deste procedimento de RTH, se você acionar a chave 3 posições para voltar para ATTI ou GPS, você pega o controle de volta.

Se quiser realmente testar, eu aconselho ir para um lugar mais afastado da pista que você costuma voar, acionar a chave com uma boa altura e ficar MUITO atento.

Já fiz isso com o meu e funcionou legal tanto o RTH quanto a retomada de controle.
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

O Failsafe é termo autoexplicativo. Refere-se à um dispositivo de segurança quando da falha de sinal entre Tx e Rx, ou seja, quando seu rádio perde contato com o receptor. Ciente desse fato, é realmente desnecessário habilitar uma chave para acionar o Failsafe, já que esta função não se trata de um modo de voo nem de uma opção do piloto nem de uma brincadeira.
O failsafe deve ser habilitado para entrar em ação quando seu rádio, pelo motivo que for, não conseguir mais contato com o receptor.
Ou seja, fazendo uma analogia para melhor compreensão, habilitar uma chave do rádio para acionar o failsafe é o mesmo que instalar um botão no painel do seu carro, para acionar os airbags enquanto voce está dirigindo.
deco9917
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Set 11, 2014 8:42 am
Localização: capão da canoa

Mensagem por deco9917 »

Ok, agradeço os esclarecimentos dos amigos! Meu rádio é um AURORA 9. Pelo que entendi, poderia fazer um teste com base na citação do amigo MARCIOMC e, posteriormente, desabilitá-la, conforme explicação do amigo LCID, aguardando que nunca aconteça a perda do sinal, mas se ocorrer, saberei que devidamente marcado o HOME POINT, ele irá retornar à base. E se voar no ATTI (acho que é o método normal de voo) e passar para o modo MANUAL, o que diferencia? E a funcionalidade do HOME LOCK E CURSE LOOK, tem haver com o FAILSAFE?
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

[quote:3f585259e7="LCid"]
O failsafe deve ser habilitado para entrar em ação quando seu rádio, pelo motivo que for, não conseguir mais contato com o receptor.
[/quote:3f585259e7]

LCid, por isso perguntei o rádio do colega. O fato é que vôo com o Futaba 7C e o receptor R617fs, e nesta combinação o Failsafe só funciona no canal 3.

Um paliativo é usar a chave de 3 posições para simular o efeito do Failsafe. Claro que numa eventual perda de sinal a coisa complicará, mas a chave 3 posições configurada desta forma pode ser muito útil no caso de perda de referência ou qualquer outro problema em que você deseja trazer o Quad para o home caso esteja impossibilidade de pilotá-lo. É uma segurança adicional para quem não tem como usar o failsafe por sua funcionalidade ideal, que é a falha.

Uma dica que dou e que estou esperando chegar para testar se é efetivo é de não usar o referido receptor Futaba e trocar por um receptor compatível FASST da FrSky de 7ch que permite a configuração do Failsafe no receptor.

Assim que o meu chegar farei mais testes e informo aqui neste post.

Por enquanto eu não achei uma forma segura de configurar o conjunto Futaba 7c + receptor para que o Failsafe seja acionado. Vi um post de um cara que fez isso configurando o modelo no rádio como Heli, mas tem fazer vários ajustes e optei por nem tentar por medo de errar alguma configuração e aumentar ainda mais o risco.
Keep flying...
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Realmente, como Rx original da Futaba não dá pra configurar o FS , vai ser preciso um Rx "genérico" mesmo, pois aí voce habilita o failsafe no assistente e apenas aperta o botão do Rx e pronto.
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

LCid,
Você já testou esses genéricos da FRSky? Recomenda?
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Não entendi se quer testar se o rx está programado corretamente para o failsafe ou quer programar o failsafe.
Failsafe é um recurso do Rx e não do Tx. Programar o failsafe do rx é instruí-lo sobre que posições deve manter o canais caso deixe de receber comandos do Tx.
Cada receptor tem uma forma de programação. Tenho receptores da Spektrum e EzUHF. O Spektrum é um pouco mais complicado, por ter 3 modos failsafe programáveis usando o Rx é o Tx. No EzUHF é só colocar os comandos na posição desejada apertar um botão no próprio Tx que o rx é programado. No caso do seu receptor só o canal 3 possui escolha de posição. Ou seja, se o Rx parar de receber sinal o canal 3 ficará em uma certa posição.
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

Uso o aurora com optima 9, configurei o failsafe que quando desligar o radio o stick do acelerador fica com cerca de 45%. Esta bom ou coloco mais de 50% ?
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

[quote:f388de4cd4="marciomc"]LCid,
Você já testou esses genéricos da FRSky? Recomenda?[/quote:f388de4cd4]

Sim, meu rádio é o Futaba 8FG e o Rx "normal" realmente só aceita failsafe no canal 3. Como não tenho um Rx S-Bus, usei um da Frsky e o procedimento é realmente muito simples. Habilite o failsafe no assistente do Naza usando os valores de endpoint e quando aquela seta estiver indicando que está em Failsafe, basta apertar o botão de bind do Rx que ele configura essa função. Após configurar o FS assim, reajuste o endpoint para retornar a chave de tres posições para os modos manual, att e gps. Testado e aprovado ;-)
Responder