Motores iFlight iPower Multimate 4108 370Kv

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Motores iFlight iPower Multimate 4108 370Kv

Mensagem por edu.fpo »

Recentemente eu comprei 7 motores para o meu hexa modelo Sunnysky X4108 480Kv pelo fato de serem extremamente econômicos no consumo e atingem mais do que eu preciso em empuxo.
Porem estou negociando um frame Cinestar 6 com os motores iPower Multimate MT4108 370KV http://www.iflight-rc.com/ipower-mt4108-370kv-for-multirotor-quadcopter-hexacopter.html
Eu não conheço a marca e pesquisando na internet não achei nenhuma informação de testes com este modelo. Alguém conhece? Ou já usou?
Estou na dúvida de qual usar.
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por edu.fpo »

Consegui um teste, vou deixar aqui para quem tiver a mesma dúvida.

Motor: iFlight iPower MT4108-370KV

Prop: iFlight iCF 12 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.40 0.50 8 1707 46 83/28
50% 16.36 1.26 21 2928 190 83/28
75% 16.32 2.50 41 3967 403 83/28
100% 16.1 5.66 92 5403 722 84/29
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 12 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
6S (24.6V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 24.63 0.73 18 2517 133 87/31
50% 24.56 2.15 53 4243 429 85/29
75% 24.46 5.22 128 5973 884 87/31
100% 24.24 10.49 254 7573 1416 97/37
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 12 x 6 Carbon Fiber (TE Type)
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.34 0.55 9 1853 72 84/29
50% 16.31 1.19 20 2984 193 83/28
75% 16.25 2.63 43 4193 305 83/28
100% 16.14 5.28 85 5456 658 84/29
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 12 x 6 Carbon Fiber (TE Type)
6S (24.6V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 24.68 0.68 17 2521 132 87/31
50% 24.63 1.97 49 4267 396 85/29
75% 24.53 4.74 116 5968 794 86/30
100% 24.31 10.02 244 7678 1367 97/37
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 13 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.45 0.51 8 1597 67 99/37
50% 16.43 1.49 24 2829 250 95/35
75% 16.34 3.66 60 4018 526 93/34
100% 16.16 7.32 118 5115 837 94/34
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 13 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
6S (24.6V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 24.69 0.78 19 2329 164 93/34
50% 24.63 2.75 68 4083 531 93/34
75% 24.48 6.98 171 5671 1069 96/36
100% 24.29 11.53 280 6592 1460 126/52
Comment: 85% throttle OK for continuous use, 100% throttle OK for 15 second bursts

Prop: iFlight iCF 14 x 4.7 Carbon Fiber (MR Type)
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.53 0.60 10 1607 86 80/27
50% 16.47 1.77 29 2827 338 81/27
75% 16.37 4.18 69 3945 662 82/28
100% 16.18 8.49 138 5005 1094 86/30
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 14 x 4.7 Carbon Fiber (MR Type)
6S (24.6V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 24.63 0.90 22 2332 226 86/30
50% 24.55 3.17 78 3972 676 85/29
75% 24.38 7.60 185 5447 1293 91/33
100% 24.21 11.84 287 6243 1699 121/49
Comment: 80% throttle OK for continuous use, 100% throttle OK for 30 second bursts

Prop: APC 14 x 5.5 Multi-Rotor
4S (V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.43 0.55 9 1559 93 94/34
50% 16.36 1.70 27 2761 320 92/33
75% 16.25 4.29 70 3905 664 90/32
100% 16.06 8.65 139 4933 1112 95/35
Comment: OK for continuous use

Prop: APC 14 x 5.5 Multi-Rotor
6S (V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 24.60 0.90 22 2349 223 76/24
50% 24.53 3.25 80 3994 711 79/26
75% 24.35 7.75 189 5397 1346 112/44
100% 24.20 11.70 283 6139 1737 129/49
Comment: 75% throttle OK for continuous use, 100% throttle OK for 30 second burst

Prop: iFlight iCF 14 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.43 0.57 9 1571 97 84/29
50% 16.35 1.79 29 2734 312 83/29
75% 16.23 4.44 72 3808 625 85/29
100% 16.02 9.20 148 4819 1066 102/38
Comment: OK for continuous use

Prop: iFlight iCF 14 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
6S (24.6V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 24.69 0.90 22 2260 211 98/37
50% 24.56 3.48 85 3879 659 98/37
75% 24.37 8.32 203 5217 1239 123/51
100% 24.23 12.03 292 6100 1541 133/56
Comment: 75% throttle OK for continuous use, 100% throttle OK for 10 second burst

Prop: iFlight iCF 15 x 5.5 Carbon Fiber T-style Flat Hub (MR Type)
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.45 0.71 12 1483 126 94/34
50% 16.38 2.34 38 2600 411 93/34
75% 16.23 5.69 92 3574 783 97/37
100% 15.97 11.65 186 4416 1248 131/55
Comment: 85% (989g) throttle OK for continuous use, 100% throttle OK for 15 second bursts

Prop: APC 16 x 5.5 Multi-Rotor
4S (16.4V)
Throttle Volts Amps Watts RPM Thrust(g) Winding Temp (F/C)
25% 16.45 0.76 13 1529 148 98/37
50% 16.38 2.38 39 2579 452 93/35
75% 16.25 5.77 94 3546 895 102/38
100% 15.98 11.79 188 4400 1425 124/51
Comment: 80% throttle (1017g) OK for continuous use, 100% OK for 30 second burst
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

eu ouvi falar bem da marca, quando comecei a montar um quad grande essa era a 1 opção de motor. Optei pelo sunnysky menor por conta do preço e porque o empuxo era bem semelhante e o consumo aumentava pouca coisa.

Não usei mais pelo que ouvi tem boa performance com 6s. O Sunnysky 41xx roda 8s e e economico tambem caso queira mudar (os vermelhos) os Sunnysky pretos tem tido problemas (já li em alguns sites)
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Mensagem por FlyHigh »

Olá Edu.

Vou montar uma Quad com o iFlight 4108 HV, ESC iFlight 40A HV, usando 6s e hélices de carbono de 15x5.5.
Qual site/programa usou para fazer essas simulaçoes?

Quero ver como ficaria o rendimento com esse conjunto.

Forte abraço e obrigado!
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por edu.fpo »

Esse teste completo eu consegui com um usuário do rcgroups, ele testou vários modelos da iFlight e me enviou um txt com esses resultados. Eu vou voar amanhã em 6S com as hélices de carbono 15x5 e posto aqui o resultado. Mas pela tabela ali em cima as 14x5.5 dão melhor resultado em 6S.

[quote:bb5fc84789="FlyHigh"]Olá Edu.

Vou montar uma Quad com o iFlight 4108 HV, ESC iFlight 40A HV, usando 6s e hélices de carbono de 15x5.5.
Qual site/programa usou para fazer essas simulaçoes?

Quero ver como ficaria o rendimento com esse conjunto.

Forte abraço e obrigado![/quote:bb5fc84789]
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por edu.fpo »

Passei dois dias fazendo testes com os dois motores na prática. Meu de testes foi um frame Cinestar 6, Naza-M V2 com iOSD, ESC Turnigy Plush 40A, hélices Tarot 15x5 carbono e voando com baterias 4S em paralelo 2x Ready Made RC 4S 4200MAH (385g cada).

Nos motores Multimate eu tive algo próximo dos 7 minutos, pousando entre 3,85 e 3.9v nas células. Esses motores são incrivelmente lisos, rodam perfeitos e fazem pouco barulho. Tem a aparência muito robusta e apesar da mesma medida ele parece ser maior que o Sunnysky.

No teste com os Sunnysky eu obtive um minuto a mais de voo descendo na mesma voltagem, são mais econômicos que o Multimate. Porem eu achei que ele não passam tanta confiança, no voo o hexa ficou mais arisco e os motores passaram mais fibração ao hexa. Eu cheguei a usar estes Sunnysky em um Tarot FY690S com hélices de madeira 13x4.5 e consegui um resultado muito bom. MAs como precisei passar para um frame maior.

Depois de dois dias testando eu vou usar os Multimate com ESCs T-Motor S25A com SimonK, hélices APC 14x5.5 e baterias 6S. Na tabela que eu postei acima as melhores medidas de hélice em 4S seria 16x5.5 e em 6S 14x5.5. Como as de 15 já estão no limite do meu frame, vou acabar usando as 14.
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Já pensou em usar as de 13" com 6s ?

Pelos resultados acima voce tem um ganho de 1,38A por motor perdendo 170grs de empuxo por motor.
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por edu.fpo »

Mas será que se eu usar as 14x5.5 com maior empuxo, vou precisar usar menos % do throttle, assim teoricamente seria mais econômico, não?

Eu tenho um jogo de hélices APC 14x4.7 e outro jogo da Turnigy de madeira 13x4.7, estou comprando mais APC 14x5.5 e vou fazer o teste em 6s. Depois posto aqui.

[quote:de839bb477="Angelo_Tradewind"]Já pensou em usar as de 13" com 6s ?

Pelos resultados acima voce tem um ganho de 1,38A por motor perdendo 170grs de empuxo por motor.[/quote:de839bb477]
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Olha, fazendo uma conta de "padeiro", considerando que a tudo cresce linearmente eu acho que a 13 vai ser mais economica.

14x5.5
% Acel AMP EMPUXO EMPUXO/AMP
50,00% 3,48 659,0 189,37
62,50% 5,64 954,2 169,14
75,00% 8,32 1239,0 148,92

13x5.5
% Acel AMP EMPUXO EMPUXO/AMP
50,00% 2,75 531,0 193,09
62,50% 4,63 801,0 173,12
75,00% 6,98 1069,0 153,15
Var1 7,59 1239,0 163,14


Não sou especialista, fiz só umas contas meio doidas usando a premissa de que tudo é linear.
O Melhor teste é o de campo mesmo.
edu.fpo
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Fev 04, 2014 11:10 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por edu.fpo »

Vendo por esse lado com certeza deva ser, mas eu ainda preciso levantar Gimbal com uma NEX 5, datalink DJI, VTX pra NEX e VTX pro piloto. Provavelmente vou precisar usar mais empuxo.
Responder