TBS Discovery FPV - Link 1.2 Ghz Vs Radio 2.4Ghz

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

TBS Discovery FPV - Link 1.2 Ghz Vs Radio 2.4Ghz

Mensagem por alexandre.live »

Bom dia amigos!

Por mais que já faço voos há quase 5 anos, pela primeira vez na vida estou montando um sistema de FPV no meu TBS Discovery. A dúvida no momento remonta a um post perdido que achei na internet onde pessoas reportam muita interferência entre o link de vídeo de 1.2 Ghz e o rádio que é 2.4Ghz. Isso procede?

Meu rádio é um FrSky Taranis com receptor X8RII;
Meu link FPV utiliza um Tx da Lawmate de 500mW no canal 3;

O receptor e o Tx encontram-se separados no frame por mais ou menos 300mm.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
diou84
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 11:21 pm
Localização: Itajuba-MG

Mensagem por diou84 »

ja ouvi falar mas nao sei se procede acho que aqui no forum tem falando sobre isso que eles colocam um filtro passa baixa ou baypass algo assim da uma procurada ai
abraços
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

quando se utiliza vtx de 1.2ghz geralmente se coloca um filtro de 1.4ghz para que as harmonicas nao interfiram na recepcao das antena GPS e receptor

eu ate colocaria o link, mas nao sei como estao as regras de incluir link.. em todo caso procure na foxtechfpv
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Use um notch filter e mantenha uma boa separação entre os componentes. E cuidado para que o seu link de vídeo não tenha um alcance maior que o do controle. Geralmente não é bom isso.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Obrigado pelo apoio pessoal! Posto os resultados da minha cruzada em breve

Algumas considerações:

[quote:eb3697acb7="William Okamura"]quando se utiliza vtx de 1.2ghz geralmente se coloca um filtro de 1.4ghz para que as harmonicas nao interfiram na recepcao das antena GPS e receptor [/quote:eb3697acb7]

O que eu acho mais interessante é que nos voos que fiz até hoje, a telemetria da FrSky não pegou interferências no sinal do rádio senão ela teria dado alertas iguais ao que tive no dia em que deixei a WiFi da GoPro ligada. Quanto ao GPS, em todos os voos, travou 100% e o RTH funcionou perfeitamente. De toda forma, Comprei um filtro LPF para testes, pois é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

[quote:eb3697acb7="andredal"]E cuidado para que o seu link de vídeo não tenha um alcance maior que o do controle. Geralmente não é bom isso.[/quote:eb3697acb7]

Minha intenção com o link de vídeo é apenas para enquadramento de vídeo e fotografias, não tenho a intenção de fazer voos de longa distância ,pelo menos não agora, no futuro pretendo adquirir um link UHF de 433 Mhz para tal feito.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Alexandre, você fez o range test com o TX de vídeo ligado?
No meu caso cheguei a 15 metros apenas.

Usando um vTX de 800mW (daquele da HK) o meu FRSky apitou com mais ou menos 200 metros. Acabou que não fiz novos testes com filtro por falta de tempo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não fiz o Range test quilométrico mas o normal deu a mesma coisa, o rssi deu o mesmo e em vôo o sinal de rc ficou a mesma coisa, voei uns 800m, até o video começar a falhar e o rc estava ok.

Mas isto foi com filtro, boa separação entre rx e vídeo, e coloquei filtro passa baixa na alimentação também.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:167eb192d8="alexcmag"]Não fiz o Range test quilométrico mas o normal deu a mesma coisa, o rssi deu o mesmo e em vôo o sinal de rc ficou a mesma coisa, voei uns 800m, até o video começar a falhar e o rc estava ok.

Mas isto foi com filtro, boa separação entre rx e vídeo, e coloquei filtro passa baixa na alimentação também.[/quote:167eb192d8]

Alexcmag, minha situação atual pode ser vista na imagem abaixo, não terminei de instalar a câmera e o gimbal ainda pois estou acertando estes detalhes de localização do vTX (Já com o LPF instalado).

[img:167eb192d8]http://i1174.photobucket.com/albums/r613/sillva_alexandre/tbs_vtx_zps80f0fccd.jpg[/img:167eb192d8]

Será que a separação entre o receptor do rádio, o GPS e o vTX está adequada? O frame do TBS não permite um bom espaço para separar as coisas.

Outra questão, e se a antena do link deve ser mantida perpendicular ao solo (90º) ou deve ficar com algum angulo em relação ao solo , assim como fazemos com os rádios, mas invertido claro.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

coloque o VTX mais a frente com a antena virada para baixo, vc tira a irradiação direta sobre a antena do GPS
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Eu tenho esse suporte no Discovery Pro: http://store.ivc.no/product/tbs-lmarm
Veja:

[img:c6dfa36439]http://store.ivc.no/images/prod/tbs-lmarm-5.jpg[/img:c6dfa36439]
Responder