Dispositivo antivibração em placas controladoras

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Heinrich
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Dez 07, 2014 10:34 pm
Localização: Foz Do Iguaçu - PR

Dispositivo antivibração em placas controladoras

Mensagem por Heinrich »

Estou em fase de montagem dos componentes eletrônicos no meu primeiro quadricóptero. O frame de alumínio eu mesmo confeccionei em casa. Pesquisando aqui no fórum, observei que existem alguns fatores que podem ocasionar vibração na placa controladora, como por exemplo motores e hélices desbalanceados e, por consequência, influência na estabilidade do quad. Vou utilizar a placa controladora da Crius Multiwii AIO 2.0. Não sei se os sensores dessa placa são de boa qualidade. Minha dúvida é se somente a montagem(fixação) da placa controladora em cima dos espaçadores de plástico é o suficiente para garantir o mínimo de vibração ou se é necessário algum dispositivo antivibração para a fixação da mesma.

Obrigado.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Se o balanceamento das helices for feito de forma correta, e o frame com rigidez suficiente, você pode montar diretamente sobre os fixadores de plástico (torrinhas).

Se observar muita dificuldade em acerto de PID e instabilidades em manter o quad hoverando, talvez seja interessante bolar algum dispositivo anti-vibraçao para a placa.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não sei se ajuda, mas os receptores que uso, colo eles em cima de uma espuma e a espuma colo no suporte que parafuso na fuselagem, assim não tem vibração nenhuma no receptor e não corro risco de mal contato nos conectores dos servos e do esc.
O mesmo poderia ser feito com as controladoras, colar elas em uma espuma que pode muito bem ser daquelas espumas de cozinha para lavar louça, sem a parte verde.
Eu usei uma espuma que tenho aqui que era de um travesseiro, vou recortando com estilete a medida que vou precisando de espuma.
Uso cola de isopor para colar a espuma nos receptores.

Detalhe, aplicar a cola no receptor e na espuma, aguardar um pouco (uns 5 minutos e unir as peças sem apertar a espuma, pois se apertar, a espuma absorve grande quantidade de cola e ao secar, a espuma passa a ficar rígida.
Pode se usar espuma de 5 mm ou 10 mm, tanto faz, vai de cada um.
Anexos
20141111_213920.jpg
20141111_213920.jpg (36.16 KiB) Exibido 167 vezes
20141111_204718.jpg
20141111_204718.jpg (37.25 KiB) Exibido 167 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

se for bem montado não precisa de nada... so dupla face
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:fbd8d231b8="ATARI"]se for bem montado não precisa de nada... so dupla face[/quote:fbd8d231b8]

Dupla face não amortece nenhuma vibração e todos nós sabemos que vibrações por menores que sejam, influenciam no desempenho de uma controladora de estabilidade.
Vibrações sempre existirão, umas mais, outras menos, mas sempre existirão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Heinrich
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Dez 07, 2014 10:34 pm
Localização: Foz Do Iguaçu - PR

Mensagem por Heinrich »

Muito interessante a idéia do amigo Laércio em utilizar espuma para anular as vibrações. Não tinha pensado na possibilidade também de isolar o receptor. Vou montar o dispositivo e depois posto como ficou.
Obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se você pegar muitos manuais de montagem de aeromodelo, como o do Calmato como exemplo, verá que os fabricantes recomendam envolver os receptores com espuma, justamente para não sofrerem com as vibrações e virem a ter mal contato nos conectores e ou em componentes internos do receptor.
Não sei por que atualmente o pessoal tem ignorado isso e colado os receptores direto nas fuselagens, sem nenhuma proteção anti vibração, se tem até mesas para receptores ficarem suspensos com borracha para eliminar as vibrações vindas do aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Não vamos confundir alhos com bugalhos, por favor gente...

Colocar um RX em cima de um bloco de espuma macia é uma coisa, já uma controladora de multirotor é outra totalmente diferente...

A controladora necessita "sentir" qualquer mínimo movimento no frame do multirotor e não pode se mover em relação ao mesmo.

Como o Atari já mencionou, uma controladora de multirotor deve ser montada somente com fita dupla-face, se o amigo tem entendimento que motores e hélices desbalanceados causam vibração no modelo, basta balanceá-los não?

Abraços.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

Entendo que a utilização de espuma é essencial para o rx em modelos à combustão, onde a vibração é de fato muito acentuada e muitos manuais recomendam seu uso.

Em modelos elétricos, com hélices balanceadas, as vibrações existem, mas em uma escala bem reduzida.

Meu TBS usa controladora ET Vector fixada com fita dupla face 3M e o software aponta que a vibração está em "medium", o que não teria grande impacto no uso DESSE sistema.

Minha conclusão é que hoje em dias as pessoas acabaram por não dar importância essa prática, acredito que pela mudança na motorização que cito acima, além de outros fatores como a diminuição do preço dos equipamentos e falta de cuidado com modelos de isopor/elapor/depron que muitas pessoas tratam como "descartáveis".

Nos sites de modelismo é possível comprar um adesivo da 3M que já é uma espuma (cerca de 3mm) o que acredito que pode ser uma boa opção para fixação de controladores de multirotores.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não é confundir Hidden, pelo contrário, a controladora sentirá sim o mínimo movimento do frame mais ainda por não ter nenhuma vibração fazendo-a confundir.
Como o Randoni mesmo citou, o software da controladora que ele usa acusa vibração em médio, o que poderia ser reduzido para mínimo ou nenhuma vibração, permitindo assim que a controladora tenha somente o movimento do frame.
Uma espuma de 3mm a 5 mm já é o suficiente, não precisamos colocar uma espuma de 10 mm ou mais.
As espumas não são tão macias assim para que a controladora ceda com os movimento do frame do multirotor, isso sem falar que os conectores agradecerão.
Outro detalhe importante, sabemos que a maioria não faz o balanceamento correto de uma hélice e muitos até nem fazem nenhum balanceamento, chegou a hélice e já está em uso.
É só uma dica que eu dei e não uma lei, pois sei que a maioria continuará optando pelo mais fácil, pelo mais simples e por aí vai.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder