Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por Neoconker »

Pessoal estou terminando a montagem do quadri e quero o layout o mais limpo possível!

Depois de algum tempo cheguei a posição da foto, o RX embaixo da FC e as antenas um pouco mais adiante no suporte.

No range check não deu diferença, fiz um teste a uns 3 metros de altura e uns 10 metros a frente, sem efeitos, mas como vou colocar o FPV...

Imagem

Gostaria de saber se há problemas? Alguém já montou dessa forma?

Vlw!
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por magnoudia »

Tire as antenas de perto dos motores.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por alexandre.live »

Ta legal o posicionamento pois se você observar bem, as antenas estão para fora do frame de FC. Só confere a separação "V" entre as antenas, pois na imagem elas não parecem estar a 90º, parecem estar em um angulo mais aberto e isso não é interessante!

Eu colocaria um tubinho maior também, pois a parte mais interessante a se proteger, que é efetivamente a antena, ficou para fora.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por LaercioLMB »

As antenas de sistemas 2.4GHz, o conveniente é deixar elas 100% paralelas entre o rádio e o receptor.
Por isso quando receptores com apenas uma antena, o conveniente é que a antena fique na horizontal de forma que fique sempre de lado com a antena do rádio que também estará de lado para transmitir.
Quando usamos duas antenas e estas são colocadas a 90°, o correto é que exatamente na horizontal, sendo que uma voltada para a frente ou para trás, onde tiver menos obstáculos e a outra para um lado assim em qualquer posição que o modelo esteja, terá ganho máximo entre antenas de rádio e receptor.
Já nesse caso onde as antenas estão a 45° em relação a vertical ou horizontal, o ganho entre antenas e rádio cai um pouco e como será para FPV onde a distância será grande certamente, qualquer perda de intensidade do sinal pode ser prejudicial.


Acredito que essa matéria possa ser bem útil para quem usar o sistema 2.4 GHz e não é por ser modelos rc que será diferente, sinal de rádio é sinal de rádio, não importando em que esteja sendo usado.
http://www.abusar.org.br/art91.html

Acredito que essa outra matéria também seja muito útil para que entendam que um sinal transmitido por uma antena, nunca será em todas as direções e o mesmo ocorre com a antena receptora, nunca será igual em todas as direções.

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 6000300001

Quem lembra de televisores com antenas internas instaladas, aquelas tipo em V, onde para cada canal de mudava o sentido e a direção da antena em busca da melhor imagem?
aquilo é a forma mais perfeita de mostrar que se o sinal fosse bom de qualquer direção, não precisávamos mudar a posição da antena para a melhor imagem e o mesmo vale para as antenas dos nossos modelos rc onde que se forem mal instaladas, só tendem a perder ganho de sinal.
Se desejamos manter as antenas o mais longe possível da estrutura do multirotor, então devemos fazer com que ambas as antenas subam em linha reta para cima e na extremidade onde realmente é a antena, que lá elas fiquem a 90° uma da outra sendo que uma voltada para a frente ou para trás e a outra voltada para um dos lados.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por alexandre.live »

Eu uso desta forma no meu Discovery, posição V com abertura de 90º que é uma das formas sugeridas pelo fabricante do rádio.

Imagem

Testei 6 posições de antenas diferentes, sempre mantendo os 90° entre os elementos, e nesta posição da imagem acima consegui um RSSI entre 70~90, nos meus outros testes ele ficava em torno dos 60~80. Todos com voos com distâncias de 1Km (em área livre de obstáculos).

Se quiser fazer um FPV de longo alcance, recomendo um sistema UHF ou rádio com alguma tecnologia parecida com a LRS da FrSky, fora isso, 2.4 GHz padrão é limitado para tal aplicação.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por apfabinhosilva »

e qual é esse LRS da FrSky esiste? onde?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por Piradrone »

Existe motivo pelo qual a antena em V fica melhor do que ambas na horizontal. É o lance da polarização horizontal ou vertical. No transmissor, como normalmente ele fica com a antena apontada para cima (e nos transmissores onde a antena é articulada, mesmo com o transmissor na diagonal a antena deve ficar na vertical), se as antena receptoras ficarem ambas na horizontal, haverá uma perda de sinal recebido da ordem de 3db, ou seja a metade do sinal. Por isso, a melhor opção é uma das antenas na vertical e outra na horizontal. Porém, o modelo está sempre em movimento, então para se casar o sinal de uma delas com a do transmissor, o modelo deverá estar sempre voando em pé, ou a 90º. num avião isso ocorre mais frequentemente, pois a dinâmica de vôo de um aero é muito maior que um multirotor.
A posição em V é mais adequada ao multi, porque ele praticamente não passa de 45 graus de inclinação, principalmente os FPV. Nesse caso, a qualquer inclinada, uma das antenas fica mais próximo da vertical e outra da horizontal, fazendo com que o nivel do sinal recebido esteja mais constante durante o movimento dinamico do multi.
Por isso a posicão em V é a mais adequada aos multis.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por LaercioLMB »

Piradrone escreveu:.... É o lance da polarização horizontal ou vertical. No transmissor, como normalmente ele fica com a antena apontada para cima (e nos transmissores onde a antena é articulada, mesmo com o transmissor na diagonal a antena deve ficar na vertical),..


Negativo, Leia o que postei sobre irradiação de ondas de rádio e verá que nunca a antena da banda 2.4 GHz deverá ficar voltada para cima.
A antena não irradia o sinal na mesma intensidade para todas as direções, somente para as laterais da antena formando um raio e quanto mais para a ponta da antena ou para a base dela, a intensidade desse raio de sinal vai diminuindo e na ponta dela não é irradiado nenhum sinal para cima.
Pegue um disco de pizza, aqueles discos de isopor, faça um furo no meio e coloque na antena do rádio e deixe esse disco bem no meio da antena, estará representando assim a irradiação de sinal da antena para o receptor e se colocar a antena para cima no rádio, ao estar usando o rádio a antena estará irradiando o sinal para o chão e não para o modelo rc.
Esse é o motivo que se deve deixar a antena do rádio de forma que sempre fique de lado para o modelo rc, pois dessa forma o lóbulo de irradiação de sinal estará com toda a intensidade voltado para o modelo e não para o chão.
Outro detalhe, antenas na horizontal próximas a estrutura do modelo irão apresentar ganho menor do que antenas colocadas o mais afastadas possível da estrutura.
Quer queiramos ou não, a estrutura bloqueia o sinal mais ou menos, dependendo de diversos fatores e um deles é a estrutura ser de metal ou de fibra de carbono.
Alumínio também é metal, metal não ferroso, pois existem dois tipos de metal, os ferrosos e os não ferrosos.


Se você deixar a antena apontada para o seu rosto, estará com o lóbulo de irradiação da antena apontado diretamente para o modelo, já que o modelo não estará na linha do rádio, sempre estará em uma linha muito acima de sua cabeça, alguns metros acima.



Bom, a dica foi dada, segue quem quer e entendeu a coisa.



Pesquisem bastante sobre lóbulos de irradiação de sinais de rádio, pois a coisa não é bem assim e muitas perdas de sinal estão ligadas a antenas mal posicionadas onde a grande quantidade de ondas de rádio no ar ajuda a atenuar cada vez mais o sinal do rádio.
Ahhh, estou no campo longe de tudo!!
Mas o seu celular tem sinal?
Se ligar o rádio do carro tem estações para escolher?
Se ligar o televisor mesmo que com uma antena externa irá ver alguma coisa?
Isso são os sinais de rádio no ar e não importa onde estejamos, sempre terá cada vez mais sinais de rádio para atenuar o nosso sinal, sejam sinais mais fortes em meio a centros urbanos ou sinais mais fracos em meio ao campo, mas sempre existirão muitos sinais de rádio em diversas frequências diferentes que também geram harmônicos e se pesquisarem sobre sinais de rádio irão aprender o que são os harmônicos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por Piradrone »

Lóbulo de irradiação é uma coisa, polarização da antena é outra...

E o lóbulo de irradiação de uma antena monopolo, ou dipolo vertical como se usa nos rádios 2.4Ghz não é uma pizza... Ele é aproximadamente um toróide que tem "espessura" e essa espessura cresce com a distância. Não estou dizendo que a intensidade do sinal também cresce com a distância, mas o lóbulo sim. Então a zona de irradiação nula que ocorre sobre o eixo vertical da antena só piora a recepção se o modelo estiver sobre a cabeça do piloto. Agora eu não costumo voar com o modelo sobre a minha cabeça. E também não falei em ficar apontando a antena do rádio pro modelo/multi,etc... É claro que esse posicionamento é errado.

Quando você está com um rádio que tem antena articulada (a maioria tem) mesmo que você mantenha-o na diagonal (empunhadura normal) a antena deve ficar na vertical para que o lóbulo de irradiação realmente fique paralelo ao solo e tenha a maior área de abrangência possível.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Existe distancia minima entra a FC e o RX??

Mensagem por LaercioLMB »

Mas você sabe que o ganho do sinal está no centro do lóbulo, por isso é que ele tem o formato de um toróide.
Lógico que o sinal vai longe, mas sabemos que a potência dos transmissores é baixa e o longe não é tão longe como gostaríamos que fosse.
Vamos supor que o alcance do sinal seja de 1600 m, coisa que a maioria não passa disso ou nem chega a isso.
Desenhe o toróide em escala e veja o quando de alcance terá cada seção do lóbulo.
Se o alcance máximo está paralelo ao solo, a cada metro que sobre, esse alcance diminui, pois o lóbulo tem o formato de um toróide e a forma de pizza foi só um exemplo de direção da irradiação máxima e não o modo de propagação do sinal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder