Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
gabrielrenaud
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Fev 25, 2014 12:03 am
Localização: Curitiba

Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por gabrielrenaud »

Pessoal,

Estou comprando um F450 come essa controladora.. Gostaria de saber se alguém aqui tem ela pra me dar uma mão com as configurações.

Grato,

Gabriel Renadud
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 801
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por tchello silveira »

Não vale a pena, so tenho me estressado com esta placa e olha que nunca tive uma.
Um amigo local teve queima dos sensores em pleno voo, é um cara experiente, não estava fazendo nada fora do normal apenas testando o voo do multi.
Outros "amigos" que me conseguiram por indicação também me encheram o saco pra configurar esta placa, uns 3 eu consegui resolver, mas o último que não sabia nem usar pendrive eu fui obrigado a bloquear, estou sem paciência e por culpa deles.
O barômetro desta placa é ruim, nunca vai conseguir estabilizar o alt hold satisfatoriamente, o chip da usb é sylabs e "dificil" (para alguns) de instalar no win8.
Tratando-se de Mega eu preferia a versão anterior que é com o barometro melhor ou a versão melhorada Witespy Pro Ez3.0 Flight Controller.
Se já comprou azar, se vira, se não comprou ótimo não compre.
Não estou aqui pra prejudicar a venda de ninguém mas o que vem acontecendo é que quem vende não oferece suporte, e o pior é que ficam me indicando pra resolver, alguns reconsiderei por que vieram indicados por um grande amigo mas o resto é BAN.
Abraço.
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo
gabrielrenaud
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Fev 25, 2014 12:03 am
Localização: Curitiba

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por gabrielrenaud »

Obrigado pela consideração, acabou que já comprei ela. Entendo se não quiser ajudar, mas não pretendo trocá-la. Sobre o barômetro, vi um cara que usou o filtro de Kalman(algoritmo matemático) pra estabilizar o barômetro.. ficou como abaixo.
Tenho uma dúvida rápida, para configurar é necessário ligar o receptor nela e ligar o rádio ou apenas ligar ela sem o receptor?

Obrigado

http://api.ning.com/files/*EqvtGjmCN4*z ... kalman.jpg
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por Piradrone »

ehehehe, engraçado como as opiniões são as mais variadas possíveis... Eu tenho essa controladora em um dos meus quads e gosto muito dela. Lógico que temos que levar em consideração que é uma multiwii de 8 bits então tem suas limitações, mas nem de longe é uma placa ruim. Tanto que o processador é o mesmo da APM. EU nunca tive problemas de conexão com o computador, muito menos problemas durante o vôo. Já deu umas barbeiradas com o quad e ele já lenhou algumas vezes, inclusive quebrando a antena cerâmica do GPS, obrigando-me a trocá-lo por um Neo6M, que funciona normalmente com ela, bastanto configurar a porta para 56.700baud.
O altitude Hold dela precisa de um pouco de paciência para afinar, porque os parâmetros são meio que interrelacionados, mas funciona sim. Ela é mais sensível ao conjunto bateria/motores/hélices então dependendo da potência do conjunto, torna-se um pouco chato configurar os ganhos PID, mas dimensionando-se o conjunto com sensatez, ela voa muito bem.
Uma coisa que me deu um pouco de dor de cabeça, foi a bússola, pois ela é fixa na placa e quando se acelera, ela tende a se desorientar, se estiver usando MAGHOLD, ele irá perder o norte facilmente. Eu resolvi isso tirando o magnetômetro da placa, e ligando o magnetômetro que está montado no GPS Neo6M. Porém isso exige um pouco de experiência no soldador, e não recomendo fazer esse trabalho se não tiver bastante intimidade com o soldador. Fora isso eu não tenho o que reclamar da placa em si, e até recomendo ela se o usuário estiver a fim de se aprofundar no assunto.
Porém se o objetivo é algo mais plug and play, não é uma placa recomendada, justamente pelo motivo que o nosso amigo tchello silveira disse, é muito estressante prestar suporte para iniciantes que não tem ainda noção da quantidade de conhecimento necessário para se ter sucesso numa montagem partindo do zero.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por Cassiusfxg »

Tenho uma também.Com o multiwii 2.1 não mudei nada nos pids e funciona beleza.O barômetro dela não é perfeito, mais funciona muito bem sim: RTH, mag, gps hold.
Tem que estudar as configurações no config.h que funciona sim.
O gps que uso é o original mesmo.
No config.h adicionei um filtro gyro de 98hz, diminui o min trhottle para 1150, e diminui o nav speed na aba GPS.Foi o que eu fiz de diferente.
Uso os gastões e-max 2822 com prop 8 X 4.5 e lipo 2200mah.
Com o mega pirate voou também, porém não consegui acertar os modos de vôo.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 801
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por tchello silveira »

Cassiusfxg e Piradrone, é muito bom ler relatos de pessoas sensatas e que se preocuparam em realmente aprender a montar e configurar seu multirotor, coisa que tenho visto pouco ultimamente porque a maioria só quer voar e nem isto sabem como fazer.
Só nestas duas respostas ja temos semanas de estudos e aprendizado.
()S
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por Piradrone »

Bem, se o cara não quiser dispender tempo e paciencia, melhor ele comprar um phantom, um Walkera QR-X350, ou um syma e ir pro parque voar nos domingos de manhã... Se ele quiser por seu próprio projeto de quad pra voar, sem muita dor de cabeça, compra uma Naza. Agora, se ele quiser realmente aprender, por seu projeto pra voar, resolver problemas e desenvolver soluções, e ter o prazer de deixar o quad ao seu exato gosto e personalidade, vai ter que investir tempo e muita paciência pra aprender os diversos conceitos que regem os princípios do vôo assistido. Cada parte do quad tem suas características e combina-las de forma harmônica é sempre um desafio. Dificilmente se chega lá na primeira tentativa e se o cara perde a paciencia nos primeiros problemas encontrados, esse cara não está no hobby correto.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por Cassiusfxg »

Sim Tchello, é empolgante montar um multirotor.
Inclusive, comprei uma naza v2 completa com datalink bluetooth, mini osd para um projeto de um y6 que está parada lá em casa.
E sabe qual meu próximo projeto?
Um quad com a pro flight. Mas desta vez quero ver ela rodando o multiwii 2.3 nav e com uma frame mais leve que já estou montando.Quero ver a bixinha fazendo waypoints.
Tem vídeos no youtube da pro fligther fazendo way points e tudo mais.
Acho a plataforma multiwii fantástica,e quanto mais você mexe, mais você aprende.
Paixao pelo hobby
AlemãoCaja
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Jun 12, 2015 1:03 pm
Localização: CAJAMAR

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por AlemãoCaja »

Bom dia galera, sou novo no forum e novo neste mundo fascinante dos multirotores, gostaria de uma grande ajuda de vcs, acabei de adquirir um quadric.. chamado Lotus 580P e o mesmo ja veio com a placa MultiWii Pro ATMEGA2560 não tenho ideia de como programar este quad. gostaria que alguem com muita paciencia para me ajudar, desde ja agradeço a atenção de todos e muito obrigado
Editado pela última vez por AlemãoCaja em Ter Jun 16, 2015 9:44 am, em um total de 1 vez.
O céu éo limite !!!
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 801
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Controladora MultiWii PRO Flight Controller w/MTK GPS Module

Mensagem por tchello silveira »

Eu sou desprovido de paciência !!
:)
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo
Responder