Montando um ZMR250

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá!

Obrigado pelas dicas, Ismael!
Estou voando sem FPV e concordo com o que disse, é muito fácil perder a orientação se voar para muito longe.
Para tentar contornar isso, tento fazer curvas abertas (círculos) enquanto o quad se distancia, pelo menos assim eu sei para onde ele está indo e no final da curva ele estará de volta, perto de mim. Mas, de qualquer forma, reposicionei o GPS para poder tentar ter mais segurança.

Porém, ontem tive meu primeiro acidente com o quad.
Conectei a bateria, esperei o GPS travar o sinal e armei o quad. Após subir poucos metros, baixou o :twisted: no quad e ele saiu voando desgovernado em direção ao pior lugar possível onde eu estava: uma rodovia.

Graças a Deus não aconteceu nenhum acidente sério, foi muita ingenuidade (leia-se irresponsabilidade) minha ir voar ali, eu queria filmar uma cervejaria que fica no outro lado, mas nunca que eu iria para a rodovia. Os comandos que eu tentei dar no rádio não fizeram nenhum efeito, minha última tentativa foi desligar o rádio para acionar o RTL, mas também não adiantou nada.

Vídeo do acidente: https://youtu.be/zXHYxvhtD-o

Achei o quad estatelado no canteiro da rodovia de ponta cabeça e a câmera sem bateria há uns metros dele.


Todas as hélices ficaram inutilizadas e ainda perdi uma das porcas que segura a hélice (genial a ideia de fazer motores que giram para os dois lados, só faltou venderem com parafusos com rosca invertida para evitar isso).

Fiz um teste para ter ideia do tamanho do estrago e apenas um dos motores não estavam funcionando.
Resolvi investigar antes de comprar um motor novo e descobri que a queda ralou a placa distribuidora justamente em cima da trilha que conduz o sinal do ESC do braço cujo motor parou de funcionar. Então, seria muita coincidência ter ralado a trilha e ter quebrado justo aquele motor.


Desmontei o quad e soldei um fio diretamente no sinal do ESC e no pino que liga na APM e deu certo!!! :D

(A gambiarra que eu fiz foi soldar esse fiozinho vermelho que sai do braço do quad até os pinos que ligam na APM).

No fim, meu prejuízo foi tranquilo: 4 hélices e uma porca (comprei 4 porcas normais para substituir). Hoje fiz os reparos e no fim de tarde dei uma voltinha para testar se estava voando direito. Não posso negar que estava com receio de o bicho sair voando para longe novamente e eu nunca mais o vê-lo. Mas deu tudo certo, inclusive o position hold está funcionando.

Só queria entender o porquê deu essa zica no quad, ele estava voando direitinho, já tinha até testado o RTL em outro voo.

Abs!
Pedro.
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Avatar do usuário
iscarelli
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 12:00 pm
Localização: Barbacena - MG

Re: Montando um ZMR250 (Montado) (Acidentado) (Consertado)

Mensagem por iscarelli »

Bom dia!

Cair é sempre ruim. :(

Pesquise pelo termo Fly-Away, me parece que foi isso que aconteceu com seu quad.

Quando as porcas, use porcas Nyloc (https://en.wikipedia.org/wiki/Nyloc_nut). São vendidas no Brasil como auto-travantes.

Boa sorte nos próximos vôos.

[]'s
Ismael
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Montando um ZMR250 (Montado) (Acidentado) (Consertado)

Mensagem por phi »

Opa, valeu pela dica! Não sabia da diferença entre elas.
Já providenciei novas porcas, vou aproveitar para balancear as hélices, porque achei que o quad estava puxando para trás depois que o consertei.

Dei uma olhada na internet sobre o fly away, e, pelo que entendi, pode ter relação com algum problema de trepidação afetando o acelerômetro.
Se for isso, não sei o que fazer, porque já montei a APM sobre amortecedor de trepidação justamente para evitar problemas...

Abs!
Pedro.
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Avatar do usuário
Mateus Felipe
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 1:30 pm
Localização: Natal RN

Re: Montando um ZMR250 (Montado) (Acidentado) (Consertado)

Mensagem por Mateus Felipe »

Vixe!! Sorte que não atingiu algum carro.
Acho que o melhor a se fazer nessas horas é alternar para o modo manual, pois se for por causa do gps, alternando para o manual elimina isso.
Se não me engano segunda feira não estava um dia bom para gps.
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá Mateus, boa tarde.

Foi muita sorte mesmo não ter acontecido nada mais grave, sorte que não tinham muitos carros naquele momento.
Quanto a passar para o modo manual, na verdade estava o tempo todo em modo manual.
Eu decolei no modo stabilized e nesse modo o quad passou a voar sozinho daquele jeito. Então, diante do fato de os sticks não responderem nada e o GPS estar ativo eu tentei desligar o rádio para ativar o RTL, o que também não deu certo. :(

Estou tomando coragem para colocar o equipamento de FPV, mas ainda preciso pensar em como ligar o monitor e o receptor.
Comprei um de 5 polegadas usados geralmente em carros (câmera de ré) e um receptor de 8 canais simples. Consegui ligar o sistema todo (câmera, transmissor, receptor, monitor) usando a bateria do quad (para câmera e transmissor) e uma fonte 12v para o restante.

Provavelmente, terei que comprar outra bateria ou ligar no carro.
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por Japaparadoxx »

Acontece essas coisas, nao sei a finalidade do seu 250, mas se for correr vai cair muito ainda. :twisted:
Uma pergunta, notou alguma diferença em performance no esc depois de dar o flash nele?
Segue uma foto do meu quando estava montando.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá Japaparadoxx!

Nem deu tempo para perceber diferença porque não consegui testá-lo com a firmware antiga. Na verdade, quando eu fui calibrar pela primeira vez os ESCs travaram num modo estranho, no qual para zerar o acelerador, tinha que deixar o stick no meio. Se acelerasse os motores viravam para um lado, se mudasse o stick para baixo, eles giravam para o outro. Por isso atualizei para a firmware BLHeli.

Apesar de ser um racer, eu vôo com ele como se fosse uma tiazinha motorista de domingo. :D
É meu primeiro quad de verdade (sem ser os de brinquedo para criança) e ainda estou aprendendo.

Ontem à noite, desmontei novamente boa parte do quad para reorganizar as coisas e colocar o equipamento de FPV:



Hoje fiz o primeiro voo com FPV nele, na verdade foi um teste rápido.
O equipamento funciona, mas achei bem difícil me orientar pela tela. rs...

Seu quad está ficando bem legal, mas será que não seria melhor deixar os ESCs em cima do braço?
Esses "pés" desencaixam facilmente num pouso mais "bruto" e o ESC ralaria no chão, o mesmo vale para os fios que estão em baixo do frame. Tome cuidado para não ralá-los numa queda.

Abs!
Pedro.
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por Japaparadoxx »

Entao, apesar desse esc ter um nome um pouco confuso (Simon), li por ai que ele já vem com blheli. Mas nada confirmado, tem poucas informações sobre esse esc nos foruns.

Quanto ao posicionamento dos esc, essa foto é de quando eu estava montando mesmo antes de ganhar os ralos. Atualmente ja esta bem ralado, esses pes perdi 1 e o resto quebrou em crashes. Ai coloquei uns spacers parafusado pra pelo menos nao pegar os esc.

É sua primeira vez no FPV? Se for no começo é dificik acostumar, mas depois nao vai querer voar sem. :lol:

Uma dica minha quanto a camera do fpv, é ver se a ponta da lente esta pra dentro do frame. Já dei um vacilo de dar uma pancada de frente em uma árvore e o componente que tomou todo o impacto primeiro foi a camera, ai ja sabe o resultado... :(

Abraço!
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

É verdade, o nome do ESC me confundiu quando os comprei. Esses dai são da série Simon, mas o firmware é baseado no SimonK.
Parece que não é também o firmware BLHeli que vem neles, mas que é possível sobrescrever o que vem pelo BLHeli e foi isso que eu fiz.

Esse é meu primeiro quad, eu nunca tinha voado nada antes, só quad do tipo hubsan X4. Pra falar a verdade, eu montei esse 250 porque achei o custo benefício mais enconta para o meu perfil (dar umas voltinhas por ai carregando uma câmera e com GPS para tentar não perdê-lo).

Essa foi a primeira vez que voei com FPV e foi bem complicado em razão do espaço limitado do local onde estava (e o fato de o monitor e o receptor estarem ligados na tomada).
Comprei uma bateria para ligar esses equipamentos e ter mais mobilidade, logo mais vou fazer uns voos em campo aberto e ver se me acostumo com esse equipamento. :D

Valeu pela dica da câmera, eu a prendi com velcro no frame para evitar que ela quebre numa eventual pancada. Vou conferir se a lente está para dentro também!

Abs!
Pedro.
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Montando um ZMR250

Mensagem por andress »

E ai phi, blz?
Eu também sou iniciante, acabei de montar o meu primeiro quad ontem frame ZMR280 com Naze32, Esc amarelinhos atualizados para simonk, motores iguais os seus, estou esperando chegar uns cobra 2204 2300k, helices 5045 e bat 3s 1800mah. Já tá tao pesado... vou ter que botar ele pra malhar... ou esperar os anabolizantes (motores cobra). kkk
Recebi hoje o receptor e transmissor de fpv, mas ainda não chegaram a camera, lcd e o gps. :cry:






Só tive experiencia com um Tarantula X6.

E pra variar meu carregador imax b6 clone esta apresentando mensagem de erro "Connection Break" que por enquanto ninguem me deu uma luz... ainda tenho esperança. kkk Enfim estou sem bateria pra voar.
Editado pela última vez por andress em Ter Nov 24, 2015 2:55 pm, em um total de 2 vezes.
Responder