Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Fabrício Paduan
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jun 29, 2007 10:18 am
Localização: Campinas -SP

Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por Fabrício Paduan »

Qual drone é mais recomendado para lazer. 250 ou 450? Tem muita diferença de estabilidade entre eles? Quero por GPS.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por Abib »

Quanto maior, mais estável..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por phi »

Olá Fabrício!

Sou iniciante também e só voei classe 250 até hoje, então não sei te dizer sobre o 450.
O Abib já esclareceu quanto à estabilidade, resta saber o que você quer fazer com o quad.

Os quads maiores carregam mais pesos e, por consequência, precisam de equipamentos mais potentes, que são mais caros (e pesados), é praticamente um ciclo "tostines". rs...
Drone maior, mais pesado, equipamento mais potente, que também é mais pesado.

Eu optei por iniciar com um 250 e por segurança (já que já perdi uns 3 quads: hubsan x4, x4c e um réplica desse modelo) instalei um GPS principalmente pela função return to launch.
Se quiser dar uma olhada, postei tudo o que passei na montagem aqui no forum: viewtopic.php?f=35&t=179731

O que você pretende fazer com o quad? Os 250 são usados em corridas, mas eu não pratico corrida e uso o meu para ficar "passeado" por aí e fazer vôos em FPV.
Além do GPS, considere em instalar o equipamento de FPV, pois ajuda muito a voar. O 250 é pequeno e mesmo com LEDs é muito fácil perder orientação de vôo quando se vai para mais longe.
Não é difícil ocorrer uma situação em que você não sabe se está trazendo de volta o quad ou se o está afastando mais ainda. Com FPV você não passa por isso.

Abs!
Pedro.
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Fabrício Paduan
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jun 29, 2007 10:18 am
Localização: Campinas -SP

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por Fabrício Paduan »

Pedro, eu quero exatamente isso passear com ele fazer algumas filmagens e abilitar a função rth. No 250 cabe a apm? Quanto a estabilidade de vôo é boa?
Fabrício Paduan
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jun 29, 2007 10:18 am
Localização: Campinas -SP

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por Fabrício Paduan »

Pedro, Você já viu os vídeos 'coisas que voam ' lá ele ensina uma configuração que quando você puxa o stik para você o quadri volta para você independente da posição que ele esteja
phi
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por phi »

Olá Fabrício!

O meu eu usava com uma câmera SJ4000 (do tamanho da GOPRO) até eu cair e quebrar a câmera... rs...
Como te disse, não tenho experiência com outros quadris, mas gosto do 250 por ser um tamanho bom para se levar de um lado para o outro.
No meu, uso uma mini APM 3.1 com o módulo do GPS num suporte dobrável. Já tentei sem o suporte, mas o GPS demorava muito para travar o sinal. Com o suporte ficou mais confiável.

Eu acompanho, por indicação do pessoal daqui do forum, o "canal coisas que voam" e até tinha visto esse modo de voar que o quad volta quando puxa o stick, mas nunca testei essa configuração. Para falar a verdade, no momento, estou ensaiando para voar sem estabilização (acro mode).

Algo que talvez possa te fazer falta para filmagens seria gimbal, mas tem uns loucos que fazem uns franksteins:



Quanto à estabilidade, eu acho boa, mas como disse não tenho outras referências.
Comparando com meus quads de brinquedo (hubsan, syma x4c), nunca passei sufoco para trazer ele de volta para mim.

Abs!
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Fabrício Paduan
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jun 29, 2007 10:18 am
Localização: Campinas -SP

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por Fabrício Paduan »

Pedro, com o 250 da para voar devagar e ficar com ele parado estabilizado?
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por Japaparadoxx »

O 250 é uma frame pequeno, a maioria o usam para acrobacias e corrida.Da sim para fazer aquele voo "sussegado". Mas é um frame muito pequeno para gimbals além da eletronica ficar muito expremida se for usar gps.
Na minha opinição um 450 é um bom tamanho para o começo.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por highlanderafa »

Sou um antigo acompanhador do forum e novato nos drones.
comecei com um Syma Xc5-1 e gostei muito. pequeno notável, bem estável e tranquilo para dar a noção do que é pilotar um drone e manobrar.
Hoje tenho um modelo 450 montado seguindo os vídeos do canal do youtube " Coisas que voam." Os caras são muito bons e estão sempre prontos a ajudar com as dúvidas.
Eu me desesperei depois de montar o quad e o bicho ficar louco na decolagem, chegando a até dar uma cambalhota e quebrar uma das héices.
Mas depois com calma fui vendo vídeos e refazendo os passos todos de programação e calibração dos instrumentos e resolvido, o meu 450 voa lindo.
A diferença é que é muito mais pesado que o Syma e mais arisco qdo vc chega próximo no full nos sticks. Mas nada complicado de voar e bem estável.
O incrível tb é q parece q vc sente o peso da maquina nos sticks. E lembre-se que, é uma maquina bruta e arisca. Se não tem experiência, voe bem longe de pessoas e coisas que possam te trazer problemas caso perca o controle com o aparelho. Voe sempre em baixa altitude para se acostumar , um metro a dois já são mais q suficientes para ter segurança no vôo. Caso de panico, traga-o para próximo do solo e abaixe todo o stick do acelerador .
Bons vôooooooooooooossssssssssssss...
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual frame para iniciar 250 ou 450?

Mensagem por John-Henrique »

highlanderafa escreveu:Se não tem experiência, voe bem longe de pessoas e coisas que possam te trazer problemas caso perca o controle com o aparelho. Voe sempre em baixa altitude para se acostumar , um metro a dois já são mais q suficientes para ter segurança no vôo. Caso de panico, traga-o para próximo do solo e abaixe todo o stick do acelerador


SEMPRE, SEMPRE, SEMPREEEE, SEMPREEEEEEEEE e SEMPRE novamente voe longe de pessoas, casas, carros e animais. Acidentes acontecem até com carros e aviões, que cá entre nós receberam anos de pesquisa e desenvolvimento, milhares em investimento e ainda assim, acidentes acontecem.

A maior parte dos problemas de todo equipamento é causada por falha humana, não é diferente no aeromodelismo, teu multi vai ter um peso de quase 1 kg, imagine o tamanho do estrago se um negocio deste te acerta a uma velocidade de 30 km/h (ta devagar) de uma altura de sei lá 10 metros (tu voa muito mais alto que isso).

ESTABILIDADE
Quanto maior o frame, mais estável. Quanto menor, mais ágil, tenho 450 e 250, mas se você está iniciando o 450 é mais indicado, diminua os ganhos e configure o exponencial do teu radio, isso vai ajudar a fazer comandos mais 'leves'.

O 250 vai te exigir equipamentos menores e as vezes o espaço do frame te limita a usar equipamentos mais simples e com menos recursos (o OSD por exemplo), uma queda, já aumenta o risco de danificar algum equipamento.
Responder