Sistema Anti Colisão p/ Drone

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
scan
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:55 am
Localização: Balsas-MA

Sistema Anti Colisão p/ Drone

Mensagem por scan »

Bom dia!

Galera, estou querendo iniciar um projeto no qual pretendo usar Sensores IR ou Sensor Ultrassom para criar um sistema anti colisão para drones, ou seja, o drone ao aproximar de uma parede ou arvore, o mesmo deve para e ignorar os comandos do controle para ir adiante, desta forma evitando que o usuário consiga colidir o drone em paredes, arvores, postes, etc.
Eu programo em Delphi, PHP e sei um pouco de C/C++, estava estudando inicialmente o Arduino no sentido de aplicar a função anti colisão no mesmo e depois ligar na controladora do Drone como um recurso ou seja ( o receptor e ligado no arduino, e o arduino e ligado na controladora) ficando assim no meio entre os sinais de comando enviados do controle e a placa controladora, Porem, mudei meu pensamento, pois seria mais uma placa a colocar no drone e com volume e peso, por este motivo comecei a estudar as placas existentes no mercado como por exemplo APM, por este motivo peço aos amigos que já utilizam estas placas se é possível programa-las, ou seja, adicionar o recurso, e algumas ideias que possam me dar um rumo.
scan
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:55 am
Localização: Balsas-MA

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por scan »

Pesquisando na internet encontrei uma pessoa que esta com a mesma ideia.
http://diydrones.com/forum/topics/senso ... 2#comments
scan
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:55 am
Localização: Balsas-MA

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por scan »

Acho que consegui uma solução para o tamanho da placa Arduino, neste caso utilizar o Arduino Pro Mini, por ser muito pequeno e aparentemente tem as saídas necessárias para ligar os 4 sensores, receptor do controle e saída para placa controladora.
http://blog.filipeflop.com/arduino/prog ... o-uno.html
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por William Okamura »

APM ja tem sonar ha tempos
http://copter.ardupilot.com/wiki/sonar/
uʍop ǝpısdn
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por marcusbilac »

Olá scan... cara, sou programador c# e já me aventurei uma vez com arduino a um tempo atrás..

na minha visão, não parece ser uma coisa muito difícil de ser feita em arduino, pois tem vários exemplos feitos com carrinhos na internet...

o único problema que vejo é a comunicação de uma placa com ou outra... isso eu acho que seria a parte mais difícil....
porque depois que vc conseguir isso.. parar os comandos vai ser fácil.

Como o amigo willian ja disse, ja existe sonar.. e com certeza deve ser possivel inserir comandos neste sonar...

ja tem o quad?
qual modelo, motores.. etc..

Mas enfim..Boa sorte no projeto!
Editado pela última vez por marcusbilac em Sex Mar 11, 2016 5:20 pm, em um total de 1 vez.
scan
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:55 am
Localização: Balsas-MA

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por scan »

Bom dia!

Marcus Bilac, tenho um F450 + E300 + Naza V2 + GPS, e um Mine Drone Racing.
scan
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:55 am
Localização: Balsas-MA

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por scan »

Bom dia!

William Okamura, realmente o apm tem sonar, mas a questão aqui é desenvolver uma pequena plaquinha usando o Arduino Pro Mini por exemplo, onde independente da controladora possa ligar o receptor em uma ponta e na outra a controladora,
e o mesmo anular o controle ao se aproximar de uma eventual colisão, ou ate mesmo dependendo da programação, o mesmo se distanciar um pouco do item a colidir.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por Ricardo_BH »

esse cara aqui criou um algoritimo e disponibiliza..O algoritmo de Andrew permite que o drone escaneie o lugar e construa um mapa dos arredores em tempo real, operando a 120 frames por segundo e 8.3 milissegundos por quadro.

O drone utilizado nos testes pesa cerca de meio quilo e tem uma envergadura de 86 centímetros, Andrew gastou 1700 dólares na construção, incluindo uma câmera em cada asa e dois processadores com processamento similar a um smartphone.

https://www.youtube.com/watch?v=_qah8oIzCwk
scan
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:55 am
Localização: Balsas-MA

Re: Sistema Anti Colisão p/ multirotor

Mensagem por scan »

Bom dia Ricardo_Bh!

Show de bola o algoritmo de Andrew, estou acessando as informações do site dele para pegar umas ideias.
Responder