Hélice quebrando durante o vôo ???

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Pessoal, estava voando no primeiro vôo outdoor com o meu f450, e na primeira bateria o mesmo em uma aterrissagem virou , mas estava em uma altura de no máximo meio metro, cortei logo o throttle. Voei mais um pouco tudo OK.
Na segunda bateria, com cerca de 3 min de vôo, do nada o quad tombou para a direita e caiu.
As hélices do lado q ele tombou durante o vôo, estavam quebradas qdo o resgatei.

Minha dúvida é :

- Será q foi uma hélice q quebrou e a potência é tanta q não foi possível ver o pedaço se soltar ???

Pois não consegui ver nenhum fragmento de hélice se soltando no momento da queda.

As hélices são de plástico 1045.

Estou pensando em pegar as de fibra de carbono.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por John-Henrique »

Cara, certa vez inventei de testar um motor 4400 kv na mão com uma hélice tripá, dai mal acelerei na metade a hélice quebrou uma pá que até hoje não achei (e nem quero) saiu voando, bateu no meu polegar, raspou no braço, ralou minha perna (estava de bermuda), bateu no chão e sumiu, ver eu não vi, mas ouvi o barulho dela batendo e fiquei uns dias sentindo a dor de onde ela 'tocou' em mim...

Enfim, em voo também já quebrei hélice, elas meio que estoram e raramente a gente acha algum pedaço, não que precisemos encontrar o pedaço. Imagine assim, toda a força que a hélice suporta para gerar o trhurst é usada para lançar a pá dela longe quando ela quebra.

OBS.: Nunca usei hélice de carbono ou madeira
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por alexcmag »

Curiosamente no final de semana retrasado foi a primeira vez que quebrei uma hélice em voo.

Era uma Emax 10x4,7, fiquei bem decepcionado com ela, foi difícil de balancear, o anel de ajuste de diâmetro de adaptador ficou com folga, mas já tinha voado com elas e estava OK. Neste dia estava decolando quando a poucos cm do chão uma das hélices estourou. Estranhei porque a outra Emax que tenho, uma 10x6, está há anos em um modelo com motor muito mais forte, veio balanceada e não deu nenhum problema.

Eu troquei-a mas ao revisar tudo cismei de forçar um pouco e as outras também estavam quebradiças, joguei todas fora e coloquei umas GWS 10x6HD que tinha sobrando.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Incrível, voltei com o quad para a sala com um braço e três hélices quebradas. Fiquei perdido sem entender, pq não consegui ver nada saindo do quad.
Vou reparar e pretendo agora usar um jogo de hélices de carbono, não to confiando mais na de plástico.
Muito obrigado amigo por compartilhar sua experiência. To bobo até agora com tamanha potência dessa máquina e de não ter visto a hélice se desprendendo .
Grato.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por LaercioLMB »

Hélices tem limites de rotação, embora muitos ignorem completamente ou não querem aceitar isso.
Hélice acima do limite de rotação sempre poderá quebrar e voar uma ou mais pás sabe Deus pra onde sem nenhuma explicação que pareça lógica a não ser o limite de rotação ter sido ultrapassado.
As hélices em sua maioria estão caindo de qualidade cada vez mais, mas os limites de rotação não estão aumentando, pelo contrário, se uma hélice de qualidade diz suportar tanto de rpm, uma de qualidade inferior certamente irá suportar menos e assim por diante.
A fabricante de hélices APC divulgou no site os limites máximos de rotação das hélices APC que são de boa qualidade, já as genéricas certamente irão suportar menos, mas a maioria do pessoal as usa acima dos limites, não tem como não correr sempre o risco de uma hélice se partir em voo, mesmo estando corretamente balanceada, quam dirá mal balanceada ou sem balanceamento algum.
Nenhuma hélice vem balanceada de fábrica, podemos ter a sorte de algumas não precisarem de balanceamento, mas não significará que todas daquela marca e modelo não precisarão de balanceamento.

As de carbono também tem limites de rotação, pois não é o material que as deixará imune a quebra por fadiga depois de ter ultrapassado o limite de rotação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por John-Henrique »

Acredito que fora o limite de rotação ainda tem o fator "armazenamento", o plastico também sofre influência do calor, digamos que guardado em uma temperatura elevada ele 'resseque' (não é este o termo correto, mas você entendeu) dai a resistência do material fica prejudicado, talvez até no voo com sol quente, vai saber. Dai uma fissura quase imperceptível acaba causando a quebra.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Entendi. Eu uso motores de 1000kv xom baterias 3s, e faço vôos tranquilos, até pq minha intenção é mais usar o quad para relaxar, e nada de agressivo ou acro.
No momento ainda estou sem balanceador, acho q isso ajudou no " estourar" da hélice.
As de carbono ouvi falar q são bem mais resistentes e pro meu tipo de vôo, acho q atenderão bem.
Já comprei uma dúzia de hélices de plástico e vou deixar para testes e voar com as de carbono.
Obrigado amigos, o rigado Laércio.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Obrigado amigos pela ajuda. Ainda bem q estava voando em uma área de mata e sem presença de pessoas próximas. Fiquei impressionado com o acontecido, parecia até q alguma coisa o havia atingido, o mais incrível é q não percebi nada . Por dedução acredito q foi a hélice. Vou tentar aumentar o expo do rádio TB para ter uma.aceleração mais suave, assim minimizando um pouco o esforço nos apoios das pás.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por Japaparadoxx »

Um grande motivo que também pode vir causar a quebra durando o voo além dos ja citados, é o aperto excessivo dos parafuso/spinner das helices. É um grande problema em alguns motores, se aperta demais, explode, se aperta pouco, patina/solta. Por isso é sempre bom usar motores cw/ccw ou lock nuts.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por LaercioLMB »

Hélice SF de 10 polegadas de diâmetro suporta 6500 rpm máximos.
1000 kv x 11,1V = 11100 rpm.
Motor a 75%.
11100 x 0,75 = 8325 rpm.
Isso se o motor render só 75%, pois dependendo da qualidade do motor pode muito bem render até 90%.
11100 x 0,90 = 9990 rpm.

Esse cálculo é para uma hélice de qualidade, pois hélices de menor qualidade os limites podem ser inferiores, mas já dá uma boa noção de que hélice tem limite e quais são os limites.

Bateria 3S com carga total chega a 12,6V. 1000 x 12,6 = 12600 x 0,75 = 9450 rpm logo de partida.

Juntando isso com a polimerização do plástico sob os efeitos do sol, aperto excessivo das porcas e ou spinner, desbalanceamento ou balanceamento incorreto das hélices, são uma forte fonte de hélice estourar no ar.
Enquanto uma pá de hélice não entrar em alguém, todos esses cuidados irão permanecer em descaso.
Notem que não estou criticando e tão pouco condenando ninguém, só alertando dos motivos que causam uma quebra de pá de hélice em voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder