Quad CC3D dando coice

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
alexsandronl
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Dez 18, 2015 3:46 pm
Localização: Divinopolis

Quad CC3D dando coice

Mensagem por alexsandronl »

Olá,
Estou montando um quad com CC3D nas configurações originais, calibrando apenas os esc, motores e radio.
Na hora que fui testar ele ta dando uns coice com eu somente acelerando sem mexer no pitch, row e nem no yam.

veja o video e me dizem o que vcs acham que pode ser:
https://www.youtube.com/watch?v=k_tkXDZYZdI

Especificações:
- ESC WingKing 30A
- Motores 2212 1000kv
- Controladora CC3D nas configurações originais
- Helice de 8'' / 45
- Bateria 2200ma do meu CX-20
- Modo Stability 1
- Firmware LibrePilot (OpenPilot)

Aceito dicas e sugestoes, pois somente acelero e ele começa a acelerar normalmente e do nada da um coice, qdo ele nao ta amarrado, ele vira de cabeça pra baixo.

Att,
Alexsandro
Avatar do usuário
diou84
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 11:21 pm
Localização: Itajuba-MG

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por diou84 »

primeira coisa essa cordinha ai é mto pouco pra ter certeza e se ele ta virando pode ser correçao do giro invertida em vez dele corrigir pra estabilizar ele vira mais ainda tendeu? tenta passar um cabo de vasoura no meio do skid dele pra segurar ja vi mto gringo fazer isso alguem com mais experiencia vai aparecer ter ajudar melhor
Ta nervoso? Vai pilota!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por John-Henrique »

Aquelas cordinhas ali não permitem que ele suba, leve ele para uma área com grama alta e não tenha dó de quebrar algumas hélices, antes quebrarem agora do que depois...

Agora olhando no vídeo notei que o motor do fundo direito está parando antes dos outros, pode ser que ele esteja com algum problema ou o ESC está configurado em um nível de timing diferente dos outros 3.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por Japaparadoxx »

Nao sei se o librepilot tem isso pois comecei a usar esses dias, mas no openpilot tinha uma aba onde mostrava o desenho do seu quad e movia conforme as movimentações do seu modelo. Cheque se as direcoes estao correta, cheque tambem se a ordem dos motores estao certos tanto em sentido de rotação quando nas saidas dos canais da cc3d.
E cara, tira essa gambiarra e vai em um local aberto onde tenha um lugar amplo e de preferencia cm alguma vegetacao alta. Voce ficar testando ai com esses cordinhas e do lado desse carro ai qualquer hora vai dar mer**.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por ricardovasc »

Concordo plenamente com o pessoal, vá pra um lugar aberto e faça os testes.

Já montei um quad com frame F450 e já na configuração padrão da CC3D ele ficou bem estável e não precisei mexer em nada.
Uma coisa que acho importante fazer, além das recomendações do Japaparadoxx, é configurar o máximo e mínimo de comando de aceleração no ESC. tem vídeos pela net que esplicam bem, mas basicamente consiste em remover as hélices, colocar os outputs no modo teste, colocar o valor no máximo, conectar a bateria, ouvir o beep, colocar o valor no mínimo logo após o beep e pronto. Com isso o ESC "aprende" qual valor máximo e mínimo de comando que ele irá receber e assim irá controlar melhor a velocidade do motor.
alexsandronl
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Dez 18, 2015 3:46 pm
Localização: Divinopolis

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por alexsandronl »

Estão pessoal,
Quando testei sem as cordinhas ele começou a subir(50cm) e deu uma cambalhota caiu com as hélices para baixo.
Quanto aos esc eu fiz essa calibragem. Deixei no máximo e liguei, então os esc começou a tocar uma musiquinha e qdo parou eu abaixei pro minimo.
No LibrePilot eu também configurei os motores de forma a que todos comecem acelerando juntos, tem um controle deslisante que vc configura o inicio das rotações dos motores.
Tenho também esc de 12A mas eu acho q não funcionaria bem com esses motores, se alguém quiser opinar sobre isso, pois eu vi não sei onde, que o minimo desses motores seria 18A.
Já tentei testar a firmware CleanFlight mas não consegui configurar direito, achei pouco intuitivo, o OpenPilot e o LibrePilot é bem mais intuitivo, principalmente a configuração do controle.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por ricardovasc »

Realmente estranho, pois esta foi a minha primeira experiência com quad e a configuração padrão da CC3D além de ter sido fácil de fazer já ficou muito boa pra voar.

Tenta ver quais outras calibragens a placa permite, pois vai ver que ela não está com os sensores de nível bem ajustados. Também tem a questão do posicionamento na placa que deve ser levado em consideração.

Qualquer coisa zera tudo, ou seja, grava o firmware novamente com a opção de deletar as configurações que estão na placa e faz o wizard todo novamente lembrando sempre que salvar as configurações (uso ela numa zagi hoje em dia e na primeira vez esqueci de salvar).
alexsandronl
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Dez 18, 2015 3:46 pm
Localização: Divinopolis

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por alexsandronl »

Estranho pq ate então tudo que já disseram eu já fiz e não resolveu...
Alguém tem mais alguma ideia nova?
Alguma opnião sobre usar esc 12A com o 2212 (1000kv) ?
Não sei onde estou errando... se é nos esc, nos motores, no soft, ou sei la....

Aceito mais sugestões....
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por ricardovasc »

Eu não usaria este ESC de 12A.

Já que tu fez tudo que nós falamos aqui, estou começando a crer que a placa esteja com defeito, mas não posso afirmar isso. Quando tu coloca naquela aba do GCS que mostra a representação 3D do quad os movimentos que tu faz nele correspondem ao que o GCS mostra?

Outra coisa: Acho que seria uma boa conferir se todos os ESCs estão com a mesma configuração.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Quad CC3D dando coice

Mensagem por Japaparadoxx »

Testa parte por parte, primeiro calibre os esc um por um direto no Rx, ou no Openpilot mesmo se preferir. Segundo veja se o o sentido dos giros estao corretos na aba onde aparece o desenho em 3D. Se até aqui estiver certo verifique se os motores estao na ordem certa, exemplo, motor 1, motor 2 etc. Outro detalhe é que o Cleanflight usa ordem diferente dos motores.
Se até aqui estiver tudo correto reinstale o firmware e teste novamente.
Existem varias causa do que pode estar acontecendo com seu quad, mas na minha opiniao o que mais aparenta ser é a ordem dos motores ou gyro no sentido errado.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Responder