Direct drive ou direct gear
- Cristiano Campos
- membro
- Mensagens: 480
- Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
- Localização: Bagé/RS/TCHÊ
Direct drive ou direct gear
Existe alguma diferença (torque ou velocidade) em a hélice ser ligada direta no motor ou na engrenagem. Obrigado pessoal.
- John-Henrique
- membro
- Mensagens: 1330
- Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
- Localização: Quirinópolis-GO
- Contato:
Re: Direct drive ou direct gear
Normalmente modelos de brinquedo usam motores brushed e quando o modelo é grande ele costumam usar engrenagem (não me lembro um modelo em particular) como os da Candide. A engrenagem serve para dar mais velocidade, lembra a marcha da bicicleta? Então, o que acontece quando você coloca uma coroa média com uma catraca pequena? É quase o mesmo efeito.
Os aviões RC de 2006 (por lá) também usavam engrenagens porque os motores eram muito fracos e as engrenagens davam um 'gás' no rendimento dos motores.
Os aviões RC de 2006 (por lá) também usavam engrenagens porque os motores eram muito fracos e as engrenagens davam um 'gás' no rendimento dos motores.
- Cristiano Campos
- membro
- Mensagens: 480
- Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
- Localização: Bagé/RS/TCHÊ
Re: Direct drive ou direct gear
Obrigado John pela explicação.
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Direct drive ou direct gear
Em aeromodelos com motor Brushed usava-se um conjunto de engrenagens (caixa de redução) pra diminuir o RPM final e consequentemente aumentar o torque
a engrenagem menor (pinhão) vai no motor e maior (coroa) no eixo da hélice
a engrenagem menor (pinhão) vai no motor e maior (coroa) no eixo da hélice
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
- Cristiano Campos
- membro
- Mensagens: 480
- Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
- Localização: Bagé/RS/TCHÊ
Re: Direct drive ou direct gear
ok... mas para quad é melhor velocidade ou torque?
- John-Henrique
- membro
- Mensagens: 1330
- Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
- Localização: Quirinópolis-GO
- Contato:
Re: Direct drive ou direct gear
Normalmente para quadricopteros da classe de 300 a 450 mm usamos motores de baixo kv (mais torque) e em classes menores motores de alto kv (mais velocidade).
Mesmo nos modelos maiores usa-se hélices menores para ter menos vibração, tentando obter mais giros e menos força. A exemplo em motores de 980 kv usa-se hélices como 8040…
Se vc quer voar precisará de força para eliminar o peso do modelo e mais uns 30% a mais pra faze-lo voar com certa folga, o que também pode ser um tiro no pé se vc tentar usar motores de alto kv (não necessário) no projeto, eles consomem mais e o tempo de vôo fica curto.
As classes menores costumam usar 4s para obter mais torque, isso se traduz em respostas rápidas nos comandos, vc acelera e ele já responde, já em 3s está resposta tende a ser mais lenta, você só vai notar isso quando estiver voando com racer.
Mesmo nos modelos maiores usa-se hélices menores para ter menos vibração, tentando obter mais giros e menos força. A exemplo em motores de 980 kv usa-se hélices como 8040…
Se vc quer voar precisará de força para eliminar o peso do modelo e mais uns 30% a mais pra faze-lo voar com certa folga, o que também pode ser um tiro no pé se vc tentar usar motores de alto kv (não necessário) no projeto, eles consomem mais e o tempo de vôo fica curto.
As classes menores costumam usar 4s para obter mais torque, isso se traduz em respostas rápidas nos comandos, vc acelera e ele já responde, já em 3s está resposta tende a ser mais lenta, você só vai notar isso quando estiver voando com racer.
- Cristiano Campos
- membro
- Mensagens: 480
- Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
- Localização: Bagé/RS/TCHÊ
Re: Direct drive ou direct gear
Obrigado pessoal pelas explicações. Grande abraço q todos.