quadricíoptero Ajuda

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

quadricíoptero Ajuda

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Olá pessoal, boa tarde.
Gostaria da ajuda de vocês, para fazer a avaliação do modelo que eu montei.
Eu não pretendo fazer nada muito "brusco" com o quad, nem altas velocidades nem nada, eu montei com o intuito apenas de voar tranquilamente com ele, quem sabe um dia até acoplar um GoPro.
Inicialmente, ele foi montado com uma multiwii CRIUS SE V2.5 comprada no aliexpress(aliás, tudo foi comprado de lá) mas infelizmente, dei sorte de ter pego uma placa similar, e não a crius original, e por causa disso, tive muuuuuitos problemas com ela, nem conseguir voar eu consegui; cansado dessa placa, resolvi comprar uma outra, que ainda não chegou, mas estou aguardando, a placa KK 2.0.

o setup do quad é esse:
KK 2.0 Flight control board
radio turnigy 9x com módulo corona
4x motores A2212/13T - 1000KV(amarelinho sem marca)
1x ESC Multirotor 4in1 EMAX 25a
4x Hélices 1045
bateria 3S 5200Mah LionPower - quad
bateria rhino 3S 2200Mah - rádio
frame 450mm

o que vocês acham? será que ele aguentará quanto tempo no ar?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ajuda com quadricíoptero

Mensagem por John-Henrique »

o que vocês acham? será que ele aguentará quanto tempo no ar?

Depende da altura que tu conseguir joga-lo... 8)

O tempo de voo vai depender do peso e do desempenho do conjunto hélice/motor/bateria, mas na real, só testando pra saber... no máximo dá pra calcular o tempo de voo baseado na carga da bateria e rendimento do motor/hélice, mas na prática é outra história, porque entram diversas variáveis como umidade do ar, vento, altitude, temperatura... ter uma bateria grande não significa necessariamente que vá voar mais tempo, tenho um 450mm que voa 7 minutos com uma bateria de 1500mA e com uma bateria de 3200mA voa só 12 minutos.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com quadricíoptero

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

John-Henrique escreveu:
o que vocês acham? será que ele aguentará quanto tempo no ar?

Depende da altura que tu conseguir joga-lo... 8)

O tempo de voo vai depender do peso e do desempenho do conjunto hélice/motor/bateria, mas na real, só testando pra saber... no máximo dá pra calcular o tempo de voo baseado na carga da bateria e rendimento do motor/hélice, mas na prática é outra história, porque entram diversas variáveis como umidade do ar, vento, altitude, temperatura... ter uma bateria grande não significa necessariamente que vá voar mais tempo, tenho um 450mm que voa 7 minutos com uma bateria de 1500mA e com uma bateria de 3200mA voa só 12 minutos.


Legal Jhon, obrigado pelo esclarecimento.
e o que você achou do conjunto? será que ele será "potente"? de acordo com sua prática, o que você pode me dizer no geralzão sobre este conjunto que eu estou utilizando?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ajuda com quadricíoptero

Mensagem por John-Henrique »

mavi201120@hotmail.com escreveu:será que ele será "potente"?

Quando você diz "potente" você está usando o termo incorretamente, porque você está achando que potência irá fazê-lo voar mais tempo, quando na realidade potencia é (olha a aula de física) Velocidade x tempo (resulta em aceleração) ou seja neste caso, quanto mais "potencia" mais consumo o que resultaria em ter muita força por pouco tempo. O que você quer é "rendimento" que é Potencia de entrada / Potência de saída.

Então, como você não informou qual é o consumo do motor (potencia de entrada) e nem o rendimento com determinada hélice, não dá pra dizer nada além de chutar qualquer valor entre 1 e infinito.

Desculpe, sei que você queria ler algo como "vai voar horas" mas precisamos ser realistas.

mavi201120@hotmail.com escreveu:de acordo com sua prática, o que você pode me dizer no geralzão sobre este conjunto que eu estou utilizando?

Sendo bem realista, não posso dizer nada, porque realmente nunca usei este conjunto ai, então, não tenho pratica/experiencia alguma com ele.

Mas pra não ficar sem dar um palpite, chutaria 11 minutos no máximo.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com quadricíoptero

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

John-Henrique escreveu:
mavi201120@hotmail.com escreveu:será que ele será "potente"?

Quando você diz "potente" você está usando o termo incorretamente, porque você está achando que potência irá fazê-lo voar mais tempo, quando na realidade potencia é (olha a aula de física) Velocidade x tempo (resulta em aceleração) ou seja neste caso, quanto mais "potencia" mais consumo o que resultaria em ter muita força por pouco tempo. O que você quer é "rendimento" que é Potencia de entrada / Potência de saída.

Então, como você não informou qual é o consumo do motor (potencia de entrada) e nem o rendimento com determinada hélice, não dá pra dizer nada além de chutar qualquer valor entre 1 e infinito.

Desculpe, sei que você queria ler algo como "vai voar horas" mas precisamos ser realistas.

mavi201120@hotmail.com escreveu:de acordo com sua prática, o que você pode me dizer no geralzão sobre este conjunto que eu estou utilizando?

Sendo bem realista, não posso dizer nada, porque realmente nunca usei este conjunto ai, então, não tenho pratica/experiencia alguma com ele.

Mas pra não ficar sem dar um palpite, chutaria 11 minutos no máximo.


sim Jhon, entendi os pontos que você ressaltou.
sobre essa questão da "potência", talvez eu realmente tenha me expressado mal rsrsrsrs, eu me referia á sua capacidade de vôo, mais no sentido de "será que esse equipamento que eu montei será "voavel" como a maioria é?"
sobre o tempo de vôo, infelizmente só testando mesmo para saber. você tem alguma dica de como fazer isso com segurança? tenho aquele buzzer de baixa voltagem para a bateria, mas sabe, ainda fico meio inseguro em pensar que terei apenas "x" volts para realizar um pouso.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ajuda com quadricíoptero

Mensagem por John-Henrique »

mavi201120@hotmail.com escreveu:"será que esse equipamento que eu montei será "voavel" como a maioria é?"

Ninguém pode afirmar nada, apenas chutar que "sim", mas como você provavelmente já deve ter notado, nem todo mundo consegue concluir o objetivo "voar". Depende de vários fatores que já citei, mas se você seguir as orientações que as pessoas descrevem as chances de conseguir são grandes. Aliás, note que nos videos e textos explicando "como montar um quadricoptero" a pessoa sempre diz quais foram as peças que utilizara e descrevem qual modelo escolheram? Justamente para tentar garantir que você alcance o mesmo objetivo, se você escolher uma bateria diferente o resultado pode ser diferente.

mavi201120@hotmail.com escreveu:você tem alguma dica de como fazer isso com segurança?

Tempos atrás participei de um tópico no qual discutimos sobre a segurança e voos de longo alcance (ou long range), claro que não é algo recomendável para iniciantes mas a maioria concordou comigo que:
  1. Montar seu próprio equipamento é uma espécie de massagem no ego (eu que fiz sozinho! 8) )
  2. Pra voar com seu próprio equipamento tem que ter muito desapego (vai cair, estragar e você terá que comprar outro)
Então, quando você diz segurança imagino que você queira saber sobre voar sem quebrar algo... o máximo que posso recomendar é "Baixe algum simulador e treine nele antes de controlar seu próprio equipamento", não é a mesma coisa, mas você terá uma ideia do quanto é difícil. Recomendo o Free rider, é baratinho a licença mas tem a versão gratuita.

mavi201120@hotmail.com escreveu: tenho aquele buzzer de baixa voltagem para a bateria, mas sabe, ainda fico meio inseguro em pensar que terei apenas "x" volts para realizar um pouso.

Esquece este buzzer e utilize o alarme da própria placa, a kk 2 já vem com alarme, basta configura-lo, mas em relação ao "X volts" será assim no barco, no carro, no avião e não deixará de ser assim no quadricóptero. O ponto é, você realmente precisa voar até os últimos X volts?
Responder