Montagem custom 90mm micro quad racer BL

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Montagem custom 90mm micro quad racer BL

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Então pessoal; segue a montagem do meu micro racer brushless 90mm custom.
Decidi começar por algo pequeno, igual como fiz nos helis, afinal lenha é o que não falta quando a gente está aprendendo.
Saliento que a montagem de um micro, se você não tem experiência com componentes pequenos, mão firme e um bom ferro de solda, fica bem difícil.
Decidi que meu objetivo seria o menor peso possível, então pesquisei bastante as peças e vi outras builds antes de escolher de fato os componentes.
Devido meu objetivo, abri mão de OSD e telemetria mas ainda sim acho um Led de cauda legal, então decidi colocar um.
Controlo o tempo de vôo com um timer no rádio mesmo; então abri mão também de buzzer; mas ativei o beacon nas configurações do blheli nos escs pra caso perder o quad em um local não visível.
Já tenho bastante experiência com quad escovinha com betaflight, o que me ajudou bastante com as configurações desse.

Esse post também está no rcgroups, sou um frequentador assíduo de lá.

Desculpem antecipadamente meu vôo FPV tosco sem rolls ou flips; ainda estou aprendendo.
Deixo aqui meu relato que a minha experiência com helis passo coletivo ajuda bastante a voar acro; que é como os profissionais voam.

Sem mais delongas, segue a build:

1: frame :

E-90X 90mm frame
Eu pesquisei algumas builds de 90mm e vi que esse é um dos frames "de sucesso" então decidi que seria esse.
Aviso aos navegantes: esse frame é alto para os motores 1103br, então, ou vc corta os suportes plásticos, ou monta o frame de ponta cabeça; eu fui com a primeira opção.


2: Motores + ESC Combo:

1103BR + 6A ESCS
Vendo a thread no rcgroups a respeito dos motores e tendo assistido alguns vídeos sobre os motores decidi escolher os 1103br de 8000kv devido eu já ter lipos de 7.4v;


3: Controladora:

F3 Femto
Suporte a 2s, 2.2g, vários reviews positivos, componentes bem soldados, não precisa de placa de distribuição para os ESCs, tem saída 5v para o fpv, suporte a diversos tipos de receptores, não tem como não se apaixonar por essa placa; A outra opção é a pico blx, mas vi relatos que os componentes soltam da pico em lenhas.


4: Hélices :

Gemfan 3025 trimada para 2025
De novo, após pesquisar bastante, essas gemfan cortadas pra 2025 dão a melhor eficiência para os motores 1103.
Tentei as 2030 da DYS tripá, as 65mm cortadas pra 55mm da hkthunder, as 55mm também da hkthunder que tenho aqui e confirmei que as gemfan dão banho nas outras.


5: Lipo :

450mAh lipo
Peguei do meu HCP100S essa lipo; confesso que tentei as 300mah da giant power, mas elas são lixo, dão brownout.
As 350mah da eachine, especificamente do flying frog, são muito boas também.
As lipos do hcp100s descem com 3.7v cada célula após 4:30 minutos de vôo.


6 : Camera and VTX :

Fatbee camera + VTX
Peguei esse combo do meu fatbee (o quad é lixo, mas o fpv dele é excelente); Leve, resistente a lenhas não tem interferência dos motores.
A antena do combo do link é pigtail, melhor que as clover pra aguentar quedas; Soldei uma clover no começo, mas na primeira queda ela arrebentou.
Tentei de começo um combo da kingkong, mas dava muita interferência quando eu ligava os motores.


7 : Receptor :

FrSky XM
Como uso frsky, esse foi o receptor que escolhi, leve, compacto e é sbus.
Dou a dica aqui pra soldar ele na UART2, o manual da femto fala que é na UART3, mas na 3 não funciona.


8 : Led de cauda :

QX95 strip light board
Pra ajudar a localizar e pras pessoas ficarem "ooow" quando verem o bichinho no ar.


Só pra complementar, o rádio que uso é o Taranis X9D plus e o óculos que uso é um skyzone sky01s com DVR da eachine adaptado pra poder gravar os voos, mais a combinação de uma antena clover de 4 folhas e uma antena patch no diversity do óculos.

https://www.youtube.com/watch?v=pFOWOPVAXJY

https://youtu.be/NzOFMe6A8Tc
























41g
~59g/64g AUW
~4:30 de tempo de vôo.

Minha primeira build de quad foi um sucesso; estou curtindo bastante esse lance de FPV.
Vou tentar uma build de um 215mm agora.
Editado pela última vez por WarlikeOfChaos em Seg Jun 19, 2017 2:06 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montagem custom 90mm micro quad racer BL

Mensagem por John-Henrique »

Legal, ainda não tive coragem de montar um micro... só montei 250mm e 450mm
Responder