Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por ricardohpb »

Pessoal, estou querendo comprar uma placa controladora para meu quad, e queria saber de vocês quais placas foram testadas aqui e qual mostrou melhor desempenho, adianto logo que testei a MuiltiWii pro (vermelha) com GPS da Hobbyking em não gostei dela, o quad não fica muito estável como um DJI Phantom, é preciso ficar corrigindo o voo toda hora, tentei várias configurações mais não adiantou.
Avatar do usuário
Járabe
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Ago 22, 2014 9:14 am
Localização: Pindaré-Mirim/MA

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por Járabe »

Amigão da uma olhada no canal "Mundo Drone" do "Fabiano Regra", ele é muito fera, ele está em um projeto de um drone e está usando um placa q tem todas as funcionalidades que um drone precisa.

https://www.youtube.com/watch?v=cyAPQYVDhTk

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por fabioalberti »

Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por vitor bastos »

Qual a finalidade que quer para seu multi? Racer, vôo autônomo, FPV...? Existe uma infinidade de controladoras, dependendo da aplicação uma pode te atender melhor que a outra. Para Racer uma controladora F3 já dá conta (SP Racing F3, Omnibus, etc. Não recomendo as F1 por já serem um pouco antigas. Se puder pegar uma F4 ou F7, melhor). Para vôo autônomo, as Naza (não conheço muito, nunca usei), APM, Pixhawk (também nunca usei essas duas, mas conheço melhor que as Naza e sei que são ótimas) Para FPV você pode usar qualquer uma dessas, por exemplo, eu tenho um Multi Clone do TBS Discovery, montado seguindo os vídeos do Fabiano Regra citado acima, o foco dele é o vôo FPV, porém possui alguns modos de GPS (Position Hold e RTH), utilizo nele uma SP Racing F3 Deluxe.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por ricardohpb »

Obrigado a todos pela ajuda, pessoal é o seguinte, nesses tempo de crise procuro um controladora que não seja muito cara (Naza), e que tenho um bom rendimento, pois já tenho uma MultiWii Pro e nunca gostei do voo dela, e para minha decepção ela pifou.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por vitor bastos »

Bom eu paguei R$ 60,00 pela minha controladora, uma F3 Deluxe (clone) e me atende muito bem, isso para um Multi "x500" focado em FPV com alguns recursos de GPS (Pos. Hold e RTH). Se quer um vôo autônomo com um pouco mais de confiabilidade e baixo vai da antiga, porém confiável APM com microcontrolador de 8 Bits. Se quer suporte por mais alguns anos, liberdade de configuração, confiabilidade por um preço um pouco mais alto é Pixhawk. Já a Naza, ATÉ ONDE SEI, tem como principal atrativo a confiabilidade da marca, não sendo tão customizável quanto as outras.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por ricardohpb »

Ok, Vitor obrigao.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por ricardohpb »

Andei pesquisando e achei a resposta para esse post, a melhor controladora para multimotores continua sendo a NAZA, mas já estão aparecendo modelos paralelos de baixo custo boas também como a APM.
Anexos
apm.jpg
apm.jpg (6.45 KiB) Exibido 88 vezes
naza.jpg
naza.jpg (5.98 KiB) Exibido 88 vezes
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Cada um vai dizer que a sua escolha é melhor.
Pra voo não racer eu particularmente prefiro uma placa racer mesmo (gosto das f4, tem mais uarts que a f3, algumas tem até slot pra microSD - blackbox) flasheada com inav.
Mais uma coisa, a apm já foi outclassed pela pix.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Qual a melhor controladora para Quadricóptero ?

Mensagem por Japaparadoxx »

ricardohpb escreveu:Andei pesquisando e achei a resposta para esse post, a melhor controladora para multimotores continua sendo a NAZA, mas já estão aparecendo modelos paralelos de baixo custo boas também como a APM.

Sim, para multirotores que não sejam de corrida a Naza ainda é uma das melhores controladoras no mercado. Ainda mais, você pode comprar uma Naza M Lite e atualizar com o firmware do V2. Junte isso com um GPS M8N que voce encontra próprio para a controladora por ai e vc terá um multirotor estável, confiável e sem a nescessidade de ficar batento a cabeça com configuração, PID's, etc. Uso essa configuração em um Quad 650, é sólido feito uma rocha no ar.
APM é uma ótima controladora, a Pixhawk sua sucessora melhor ainda, ambas são controladora mais avançadas e com mais recursos. E por esse motivo exige um certo estudo e conhecimento da controladora. Uso em meus modelos para long range e voo autonomos, mas para um quad não recomendo a ninguém.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Responder